Search Engine Optimization, conhecido comumente apenas como SEO, é uma das estratégias mais importantes para que o seu website e, consequentemente, para que o seu negócio seja visualizado e descoberto por potenciais clientes. Ele nada mais é do que um conjunto de técnicas On e Off Page que ajudam o seu site a ficar bem ranqueado nas pesquisas orgânicas de diversos buscadores como, por exemplo, o Google, o Bing e muitos outros, garantindo assim mais visibilidade para sua página na web.

Os buscadores funcionam através de um sistema de perguntas e respostas, baseados sempre em palavras-chave. O usuário insere um termo na área de pesquisa para procurar uma solução para um problema que ele tenha no momento, para sanar uma dúvida ou apenas por estar curioso sobre algum assunto. O buscador devolve para esse usuário a melhor resposta dentro das milhões de páginas indexadas em seus arquivos.

Dentre os diversos buscadores, o principal é o Google. Um estudo de 2017 apontou que 94% de todo o tráfego orgânico na internet é realizado através dele. Isso significa que é importante estar bem ranqueado e com as páginas do seu site otimizadas. Isso facilita a indexação e consequentemente o ranqueamento da página por esse buscador. Além disso, estar bem ranqueado significa que a probabilidade de seu site ser clicado de forma orgânica (ou seja, sem depender de anúncios pagos) é muito maior.

Isso é traduzido por dados que apontam que cerca de 50% das das pessoas que procuram por algo no Google entram em um dos três primeiros websites apresentados na página de resultados e quase nenhum usuário vai além da décima posição no ranking apresentado pelo buscador. (segundo dados, 90% dos usuários clicam somente nos resultados que aparecem na primeira página do mecanismo de busca).

E se você parar para pensar, quem vai além da segunda página de resultados do Google quando está procurando por alguma coisa?

Geralmente, quando não encontra-se o resultado esperado com um termo de pesquisa, tende-se a mudar a palavra-chave, a fim de procurar outras possibilidades. Por isso, é importante sempre estar nas primeiras posições quando alguém procura por palavras-chave que estejam relacionadas ao seu negócio.

Para melhorar a experiência do usuário, o Google e outros sites de busca utilizam métricas, programações e análise de dados para escolher e apresentar o melhor conteúdo disponível a fim de esclarecer a questão pela qual a pessoa está buscando. Por isso, geralmente o melhor conteúdo analisado pelos algoritmos são ranqueados nas primeiras posições da página.

O custo de não estar nas primeiras posições é alto. Se você não ranquear organicamente para palavras ligadas ao seu negócio, você precisará pagar para o Google para anunciar e fazer seu produto e marca serem vistos. Ao criar uma estratégia de SEO se faz exatamente isso, mas de uma maneira mais duradoura e seus efeitos a longo prazo são mais eficientes do que contar apenas com anúncios. Para uma estratégia de marketing efetiva é importante mesclar as duas coisas, anúncios pagos e estratégias de SEO.

Por isso é importante otimizar o seu site para que você consiga indexar sua página para palavras-chave estratégicas para o seu negócio de forma orgânica.

O SEO também pode ser efetivo trabalhando em conjunto com outras estratégias do marketing, como a produção de conteúdo de qualidade e o Inbound Marketing. A nossa agência de marketing digital oferece um serviço integrado e monta o melhor plano de ação personalizado para o seu negócio.

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