Contamos hoje com diversos canais de comunicação, o que abre um leque muito maior para que as empresas divulguem seus produtos e serviços. Dentro dessa nova realidade, encontramos o conceito de marketing multicanal.
Mas, o que é exatamente esse marketing e quais vantagens pode trazer? Esses são os tópicos que vamos abordar neste post. Leia até o final!
O que é marketing multicanal?
Trata-se de uma estratégia na qual a empresa veicula campanhas de marketing em diversas plataformas de comunicação, de maneira simultânea.
A ideia é gerar uma percepção única, mas que alcance o público por diversos canais, incluindo offline.
Com consumidores mais exigentes, apostar no multicanal é uma maneira de atingir o público-alvo por diversos meios, sem abrir mão da identidade da empresa e da mensagem que a campanha quer transmitir.
Como o marketing multicanal é estruturado?
Podemos perceber campanhas de marketing multicanal sendo veiculadas nos seguintes espaços:
- TV;
- impresso (jornais, revistas);
- outdoors;
- redes sociais;
- emails;
- sites para desktops e laptops;
- sites responsivos para smartphones e tablets.
O principal objetivo desse tipo de marketing é garantir que os possíveis clientes sejam alcançados, mesmo que para isso sejam necessárias pequenas adaptações. A campanha deve ter o mesmo impacto em todas as plataformas.
Quais são as vantagens do marketing multicanal?
Quando planejado de acordo com os objetivos do cliente, direcionado para o público ideal e aplicado da maneira correta, esse modelo de marketing pode trazer diversos benefícios para a empresa. Conheça os principais.
Aumenta a visibilidade
O brand awareness, ou consciência de marca, indica o reconhecimento de uma marca pelos consumidores. Empresas com um brand awareness muito elevado têm os produtos conhecidos pelo nome da sua marca, em vez da designação do item. Um exemplo próximo é o de lâmina de barbear, muito chamada de Gillette.
O marketing multicanal consegue elevar bastante essa consciência, afinal, é capaz de cercar o consumidor por todos os lados, com a mesma mensagem. Gradualmente, isso é interiorizado e torna-se parte do repertório de informações das pessoas.
Gera maior engajamento
Hoje, muito se fala sobre nicho no marketing. Não basta fazer com que a ideia seja transmitida, mas é essencial que ela esteja no canal favorito do seu possível cliente.
Explicando melhor, se você trabalha com um produto voltado para adolescentes, precisa fazer com que essa campanha seja veiculada nas mídias consumidas por pessoas nessa faixa etária.
Caso o seu produto trabalhe com um público muito heterogêneo, o marketing multicanal possibilita que os anúncios cheguem a todas essas pessoas, por meio das plataformas que cada grupo consome.
Propõe interação com mais leads
Os atuais e possíveis clientes sentirão muito mais confiança ao perceber que a marca está presente em diferentes canais. Essa presença denota uma forte preocupação com a imagem da corporação.
Justamente por disponibilizar o contato em diversas plataformas, essas empresas conseguem um grau de interação muito maior com seus leads, por demonstrar disponibilidade para atender as pessoas e solucionar dúvidas.
Oferece consistência no conteúdo transmitido
Ter uma homogeneidade na mensagem é importante para que a marca consiga construir uma identidade forte, de fácil reconhecimento e que fixe na mente do cliente.
Isso é um desafio, afinal, é necessário adaptar a campanha para os diversos formatos. Mas quando realizada em uma estratégia multicanal, exploram-se diversas possibilidades sobre o mesmo produto.
Lembre-se que as ideias, os valores, o propósito e a identidade visual da campanha devem ser sempre os mesmos, porém adaptados para cada canal de veiculação.
Como estruturar uma estratégia de marketing multicanal?
Se você se interessou pelo marketing multicanal e percebeu como essa iniciativa pode ser positiva, entenda como estruturar essa ação.
Conheça a persona
Só é possível alcançar o seu cliente sabendo o que ele gosta e do que precisa. Para isso, é essencial saber o máximo do público-alvo, entendendo onde ele está, quais canais consome, entre outros dados de comportamento.
Defina uma campanha
A ideia da campanha deve estar muito bem definida, capaz de transmitir uma mensagem clara e concisa. Por exemplo, se o objetivo é apresentar um novo produto, a campanha deve apresentar o item com um padrão que será aplicado na estratégia.
Faça os ajustes necessários
A partir de uma campanha única, é hora de adaptar a mensagem para cada veículo, pensando no impacto e no envolvimento do público, mas sem abrir mão da identidade da marca e do propósito daquela estratégia.
Pense no comportamento do público naquele dispositivo e como usar a ideia da melhor maneira para o formato. Afinal, a publicidade em um outdoor e numa rede social traz características diferentes — e que devem ser consideradas para alcançar um bom resultado.
Integre os membros da equipe de marketing
Todos os profissionais envolvidos na campanha, mesmo os que lidam com diferentes mídias, devem atuar juntos. Essa integração é o que vai possibilitar a aplicação da mesma linguagem em todos os canais, o foco em um objetivo único e a homogeneidade nas publicações envolvendo o lançamento, o produto ou o serviço divulgado.
Lembre-se que essas pessoas devem estar alinhadas com o mesmo propósito, por isso é tão importante promover essa união.
Mensure os resultados
Como qualquer campanha, é importantíssimo acompanhar o retorno que ela está trazendo, e a partir dessas informações, fazer as mudanças necessárias para as próximas iniciativas.
Quando se trata do marketing multicanal, o monitoramento é mais extenso, afinal, nem sempre é possível acompanhar claramente o alcance de campanhas offline. Porém, é necessário criar dispositivos para entender quantos clientes foram motivados pelo anúncio na revista, por exemplo.
Essa mensuração também é importante para o online, mas um pouco mais fácil de ser acompanhada com as ferramentas digitais à disposição.
E você, entendeu o que é o marketing multicanal e suas vantagens? Esse esforço certamente trará resultados positivos para a campanha, fazendo com que a empresa fique cada vez mais presente na memória do consumidor e fortalecendo a marca.
Se precisa de ajuda para pensar e implementar campanhas de divulgação para o seu negócio, entre em contato com a DDWB e saiba como podemos ajudar!