Muitas vezes, quando um usuário chega até determinado e-commerce ou blog, ele passou por pesquisas prévias que conduziram o caminho dele até a sua plataforma. Como se esse percurso fosse traçado por migalhas de pão — ou breadcrumbs, como é chamada a expressão no inglês — tal qual a história fictícia de João e Maria, lembra?
Da mesma maneira que os dois personagens pretendiam usar as migalhas para analisar o trajeto percorrido até chegar em determinado destino, a estratégia serve para identificar os caminhos adotados pelos usuários. Isso ajuda, entre outros pontos, o SEO do Google a organizar a sua plataforma de acordo com os interesses de busca do usuário.
Pareceu confuso? Vamos descomplicar tudo pra você e falar sobre a definição, modo de funcionamento, finalidade e importância do breadcrumbs. Acompanhe!
O que são os breadcrumbs?
Breadcrumbs também pode ser traduzido para trilha de navegação de sites — o que tende a facilitar o entendimento do conceito dentro do marketing digital — e indica os passos percorridos por cada usuário para chegar até a sua página web. Isso pode ser, por exemplo:
- página principal do e-commerce > seção de roupas > marca escolhida;
- página do blog do e-commerce > seção de cuidados com peles acneicas > produto contra acne da marca X.
Assim, ao fazer uma análise das ‘’migalhas de pão’’ que marcam o trajeto de cada cliente, é possível que o SEO do Google — que são as técnicas do algoritmo utilizadas para decidir o posicionamento de páginas nesse buscador — construa uma espécie de hierarquia das seções de um site.
Além disso, os breadcrumbs também são essenciais para que os próprios usuários saibam como retornar às páginas na hora da navegação sem grandes dificuldades, basta apenas um clique. De maneira semelhante ao que os personagens da história fictícia tentaram fazer. Felizmente, no mundo real, a tática de encontrar o caminho de volta funciona.
Como funcionam os breadcrumbs?
O funcionamento dos breadcrumbs não exige que a navegação ocorra de forma linear. Para isso, existem três tipos de breadcrumbs: baseados em localização, baseados em caminhos e baseados em atributos.
Baseados em localização
Ajuda a responder ao usuário onde está o item que ele procura na página web. Assim, ocorre uma desconsideração do percurso realizado por ele.
Baseados em caminhos
Mostram os caminhos percorridos para que o visitante chegue até determinada seção de uma página. Esse registro ocorre se o percurso aconteceu de forma linear ou aleatória.
Baseados em atributos
Nesse caso, é possível exibir previamente aos visitantes atributos existentes dentro das diferentes seções de uma página web sem necessariamente precisar clicar em cada uma delas. É um processo semelhante à meta descrição, que resume links de uma página durante as pesquisas no Google.
Qual é a finalidade dos breadcrumbs?
Conforme mencionado, os breadcrumbs são úteis ao facilitar o retorno do usuário para páginas já visitadas, além de emitir mensagens para o SEO do Google de que a sua plataforma web proporciona satisfação aos visitantes, o que pode ajudar em seu ranqueamento.
Logo mais, entenda sobre as finalidades dos breadcrumbs. Mas, antes de tudo, tenha em mente que o Google é o maior site de busca. Essa reputação privilegiada se deve à alta satisfação dos visitantes ao fazer suas pesquisas, que precisam ser atendidas de forma rápida, simples e alinhadas com as necessidades e desejos do público.
Melhor visualização do site
Ao situar o usuário dos caminhos existentes e até mesmo quais foram os percorridos dentro da sua página web, ele consegue ter uma visualização mais abrangente do contexto do seu site.
Isso otimiza a experiência de uso, que basicamente mostra o conforto ao navegar pela sua loja virtual ou blog, e estimula a permanência e ação do visitante. Além do mais, esse é um quesito do SEO para favorecer o posicionamento da sua página.
Facilidade de navegação
Como dito, é preciso que o visitante de uma página web consiga realizar as operações de forma simples ao navegar, como voltar para o início ou voltar apenas para a seção anterior.
Caso contrário, sem essa possibilidade, trazida pelo breadcrumbs, o consumidor pode facilmente desistir de permanecer na página, não voltar mais e criticá-la para outras pessoas. Além do mais, essa dificuldade trazida também é mal vista pelo SEO.
Otimiza a indexação do SEO do Google
Como foi possível notar, os breadcrumbs fazem parte de algumas das estratégias utilizadas pelo SEO, para melhorar a experiência dos visitantes e tornar as páginas web otimizadas — que, como uma espécie de premiação, são favorecidas na classificação de resultados de buscas.
Isso porque, quando é necessário clicar diversas vezes dentro de uma mesma página, para atingir os objetivos almejados, muitos consideram a experiência cansativa, especialmente se houver comparações com outras que simplificam as operações.
Além do mais, os breadcrumbs também são úteis aos algoritmos desse buscador ao facilitar a compreensão da estrutura do website existente e o tipo de informação oferecida. Assim, os seus conteúdos são indexados a outros relacionados às buscas do seu público, o que aumenta as chances de cliques e de visitantes qualificados para conversão.
Quais são as melhores práticas relacionadas aos breadcrumbs?
Depois de entender a finalidade e importância dos breadcrumbs, certifique-se de manter esses elementos visíveis e ativos para os usuários.
Alinhe o design às cores da marca, para garantir discrição
Muitos resistem a ativar os breadcrumbs por questões estéticas. Diante dos benefícios proporcionados, não abra mão dessa ferramenta e configure o website para que não haja o comprometimento da estética.
Adapte os breadcrumbs para dispositivos móveis
Uma parte considerável dos usuários navegam na internet por meio de dispositivos móveis. Assim, um dos principais critérios do SEO do Google é favorecer o ranqueamento de páginas mobile-friendly, que garantem a eficiência do website também nos smartphones.
Saiba quando não usar os breadcrumbs
Apesar dos benefícios citados, nem sempre é necessário contar com os breadcrumbs. É o caso de páginas web que englobam todas as seções existentes de uma única vez, os chamados sites de nível único.
Para finalizar, utilizar os breadcrumbs na sua plataforma digital é uma escolha funcional e recomendada para melhorar a experiência de uso e o SEO. No entanto, para alcançar os benefícios citados, esse uso deve ser estratégico.
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