Brand Awareness: qual o objetivo e como criar essa estratégia?

26 de julho de 2021
PUBLICADO EM blog
26 de julho de 2021 Marcelo Rama

Brand Awareness ou consciência de marca?

Brand awareness ou consciência de marca é a métrica que mensura o quanto e como sua marca é reconhecida pelos consumidores.objetivo é fazer uma marca ganhar o máximo de notoriedade, ser lembrada pelo público e torná-la diferenciada e  exclusiva para cada cliente no mercado.

Você já parou para pensar no quanto sua marca é reconhecida pelo público? Esse reconhecimento não se trata simplesmente de uma popularidade vazia, com o objetivo de levantar o ego dos responsáveis por ela: quando uma marca é reconhecida e lembrada pelos clientes, a tendência é que ela também seja mais considerada na hora da compra. É justamente isso que o conceito de Brand Awareness explica.

Afinal de contas, quem não é visto, não é desejado. Para ser desejado, especialmente nos tempos atuais, em que lidamos diariamente com inúmeras informações e temos dificuldade de focar em algo por mais do que 8 segundos, como mostra uma pesquisa da Microsoft. Diante desse contexto de enorme distração, conseguir reconhecer e lembrar de uma marca é quase um privilégio, não é?

No marketing, chamamos esse ‘’privilégio’’ de Brand Awareness, que não tem nenhuma relação com sorte ou acaso, mas sim com estratégias bem-estruturadas. Continue a leitura e saiba como isso é possível!

O que é Brand Awareness ou Consciência de Marca?

De acordo com a tradução livre para o português, Brand Awareness quer dizer consciência de marca, que corresponde a uma métrica do marketing com a função de analisar a notoriedade da sua empresa para os clientes.

Quer um exemplo? Se quando você pensa em refrigerante, associa isso a Coca-Cola, lâmina de barbear em Gilette, emissora de TV aberta com Rede Globo, motocicleta de luxo e grande porte na Harley Davidson etc., saiba que essa notoriedade torna sua marca diferenciada no mercado e com mais chances de conversão em vendas.

Quer dizer, mesmo que você não conheça com profundidade nenhuma das opções de lâmina de barbear na prateleira no mercado, apenas lembre do Gilette de algum lugar — que pode ser a propaganda de televisão, associação com algum famoso, comentários nas redes sociais etc. — a tendência é que você considere essa a melhor opção para comprar.

Porém, ser conhecida apenas por ser conhecida não é necessariamente uma vantagem, dependendo do seu objetivo. Uma corporação pode ser popular e facilmente lembrada pelo público porque é ruim ou se envolveu em polêmicas que desrespeitam os direitos humanos.

Em casos como esses, a frase popular ‘’fale bem ou falem mal, mas fale de mim’’ pode não ser favorável para o aumento do volume de vendas. Assim, é preciso contar com o Brand Awareness, para construir estratégia de gestão de marca que gere reconhecimento e influencie positivamente na percepção dos usuários.

Como criar estratégias efetivas de Brand Awareness?

Os objetivos do Brand Awareness é otimizar a interação com o público, elevar o alcance da marca, aprimorar outras campanhas de marketing, aumentar as vendas etc. Listamos alguns passos para conseguir isso.

Conheça seu cliente a fundo

Diante da enxurrada de informações que recebemos diariamente, especialmente no meio digital, o que foi intensificado com uso constante de dispositivos móveis, nossa capacidade de atenção foi reduzida, como mostra a pesquisa do início do artigo.

Sendo assim, para se tornar memorável, parte indispensável dessa missão é criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Afinal, se quem poderia comprar na sua empresa não é atraído pelas mensagens criadas por ela, como o cliente vai lembrar da marca?

Para isso, é preciso conhecer o seu cliente a fundo. Isso pode ser possível por meio dos feedbacks voluntários deixados na caixa de mensagem, comentários em redes sociais, pesquisas comportamentais etc. Seja como for, é fundamental que haja o máximo de embasamento possível para que você não tenha ideias errôneas sobre o perfil do cliente.

Crie conteúdo relevante

Ao conhecer o seu cliente a fundo, fica mais fácil acertar no tipo de conteúdo desejado por ele. Isso vai desde o formato da mensagem (vídeo, imagem, gif, carrossel), tamanho do texto adicionado na legenda das redes sociais, abordagem do conteúdo etc. Em outras palavras, sua marca tem munição suficiente para saber o que o público gosta e precisa e oferecer exatamente isso.

Uma maneira de produzir conteúdo relevante e alinhado com o público-alvo é a partir das estratégias de SEO que, quando bem-trabalhadas, podem favorecer a posição do seu blog ou site nas buscas do Google. Isso porque a probabilidade de visitas em páginas mal posicionadas é menor.

Assim, saiba que entre as estratégias de SEO estão a construção de conteúdos atualizados, inéditos, com linkagens para sites confiáveis, uso de imagens de qualidade, adaptação da arquitetura do site para dispositivos móveis, utilizar palavras-chave relacionadas à procura do usuário etc.

Desenvolva programas de indicação

Dificilmente se encontra algum cliente que não goste de ter benefícios com uma compra, e o programa de indicação é uma das formas mais comuns de oferecer isso ao público, o que também é útil para promover a marca e aumentar o número de compradores.

Quanto a isso, saiba que segundo pesquisas da Nielsen, 92% dos consumidores têm mais facilidade em confiar nas recomendações de amigos e familiares do que em outro tipo de propaganda. Assim, contar com programas de indicação pode ser um investimento mais vantajoso para tornar uma marca mais reconhecida.

Diferencie sua identidade visual

Existem marcas conhecidas mundialmente e que, independentemente de onde você esteja e por mais que não tenha fluência do idioma do país em questão, consegue identificá-la. É o caso da identidade visual do McDonald’s, Starbucks, Volkswagen, Apple etc. Isso por si só mostra a importância da identidade visual para o Brand Awareness, já que isso contribui para tornar uma marca única e inconfundível.

Desse modo, invista nessa estratégia trabalhando com uma combinação de cores, fontes e símbolos que atinjam esse objetivo. Além disso, como a ID também reflete os valores de uma corporação, é preciso levar isso em consideração, mesmo que precise de atualização, de acordo com o momento vigente. Foi o caso do Mercado Livre, que soltou temporariamente as mãos da logo, para alertar sobre os cuidados com a COVID-19.

Percebeu como o Brand Awareness é fundamental para que uma marca se torne mais visível e bem avaliada? Para isso, é importante investir nas estratégias mencionadas, muitas delas envolvendo o marketing digital. Assim, a métrica pode obter resultados melhores quanto a percepção do público.

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