Se existe uma tendência que está dominando o universo online, é o marketing digital. Atualmente, não há uma empresa de sucesso que não esteja investindo nesse método para colher bons frutos. E uma das suas ferramentas mais utilizadas entre os gestores e profissionais que desejam otimizar os resultados é o chamado chatbot messenger.
Empresas de vários segmentos, como as de saúde e finanças, já estão adotando essa técnica para facilitar o atendimento ao cliente, aumentar o engajamento, alavancar as vendas e obter outras vantagens que a funcionalidade oferece. Em um primeiro momento, essa tecnologia pode soar um tanto complexa demais, é verdade. Mas acredite, em pouco tempo, você perceberá como é fácil investir nos modernos bots.
Quer saber mais? Para deixar você por dentro do assunto, criamos um post detalhado e com todas as informações relevantes para quem deseja adotar esse método. Confira!
Afinal, o que é chatbot messenger?
Há quem diga que o futuro é agora — ainda mais, quando consideramos todos os avanços tecnológicos que têm sido alcançados nos últimos anos.
E quando falamos do chatbot messenger, parece que estamos ainda mais próximos de viver em uma era diferenciada. Isso porque esse método foi desenvolvido especialmente para que os usuários da internet consigam entrar em contato com diversas empresas e serem atendidos por nada mais, nada menos, do que robôs.
É isso mesmo! A tecnologia dos bots é baseada em um software que, quando programado, permite que um robô simule uma conversa por meio de um chat. Ou seja, ao longo de todo o atendimento online, o programa “imita” a atuação de um profissional humano.
Não precisamos ir muito longe para exemplificar essa situação. Uma boa maneira de entender como esse mecanismo funciona, é lembrando da famosa Siri, da Apple. Presente em todos os iPhones, essa “voz”, tão conhecida entre os apaixonados pela “marca da maçã”, consegue realizar várias atividades, que vão desde ligar para algum contato da sua agenda até fazer alguma pesquisa rápida na internet. Bacana, né?
Dito isto, é possível resumir o chatbot messenger como um programa que faz, exatamente, o que ele está programado para fazer. O objetivo é que ele consiga solucionar dúvidas mais simples e burocráticas entre os clientes de uma determinada empresa, deixando aqueles assuntos complexos para serem resolvidos por profissionais verdadeiros.
As principais finalidades
As mensagens automatizadas dos chatbots messenger podem ser programadas para atuarem em diferentes funções. São elas:
- tirar dúvidas e oferecer suporte ao cliente;
- prestar o serviço de atendimento ao consumidor;
- promover a interação com o usuário;
- vender produtos ou serviços;
- gerar leads;
- agendar consultas ou reservas;
- realizar pesquisas de mercado.
Para uma empresa, essa prática é sinônimo de uma enorme evolução, afinal, em muitas situações, não é preciso investir na atividade humana — o que, de fato, proporciona uma boa economia financeira e rapidez em muitos procedimentos.
Como o chatbot messenger pode ajudar na estratégia de inbound marketing?
A cada dia, mais pessoas estão conectadas à internet, para conversar com amigos, acompanhar notícias, pagar contas ou tirar dúvidas sobre um determinado produto ou serviço adquirido.
Com o tempo, as empresas perceberam a necessidade de ter um profissional disponível 24 horas para solucionar qualquer problema — exatamente o que o chatbot messenger faz. Online todos os dias da semana, essa ferramenta consegue prestar um bom atendimento ao cliente em qualquer momento, conquistando serviços mais satisfatórios para o público.
Você já pode imaginar que são muitas as vantagens de investir nessa ideia, não é mesmo? E quando falamos sobre as estratégias de inbound marketing, os benefícios são ainda maiores. Abaixo, contaremos um pouco sobre eles.
Maior interatividade entre leads e empresa
Uma das grandes vantagens de usar o chatbot messenger na sua estratégia de marketing digital é que essa ferramenta é excelente para promover a interação com os leads.
A partir dessa tecnologia você pode programá-la para enviar mensagens de aniversário, boas-vindas, divulgação de novidades, além de aproveitar outras datas comemorativas para se aproximar do público.
Mas não é só isso: os bots também são excelentes quando o objetivo é gerar leads. Hoje, muitas empresas estão utilizando a Landing Page, com CTA, que em vez de direcionar o usuário a um formulário de preenchimento, faz com que ele seja encaminhado ao chatbot do Facebook — que, por sua vez, entrega o conteúdo desejado pelo cliente.
O mais legal é que, ao aceitar o atendimento via chat, os dados relevantes sobre o lead ficam automaticamente disponíveis para o sistema. Interessante!
Alta taxa de abertura nos disparos
Na última década, a forma como nos comunicamos mudou significativamente. Se antes as pessoas utilizavam telefones fixos para fazer ligações, agora, a maioria dos contatos são realizados por meio de e-mails e aplicativos em smartphones. Tudo isso, é claro, para alcançar o máximo de praticidade e economia de tempo.
Para se ter uma ideia, só em 2017, o próprio Facebook anunciou que 1,2 bilhão de usuários estavam ativos no Messenger da rede. Isso significa que a maioria dos seus leads estarão presentes nesses canais — o que aumenta as taxas de abertura da sua estratégia de marketing.
Fortalecimento da relação com os clientes
Para fazer boas vendas online, uma empresa precisa, necessariamente, ter grande engajamento nas redes sociais. E uma maneira bastante simples de fortalecer o relacionamento com os usuários é utilizando o chatbot messenger.
Tais robozinhos são excelentes para fazer com que os clientes permaneçam engajados na sua página. Alguns deles, inclusive, podem ser programados para fornecer conteúdos visuais, como é o caso de imagens e vídeos que tenham relação com o seu negócio.
Imagine que você é um dono de uma pizzaria e alguns consumidores realizam as suas encomendas via chatbot. Depois de um tempo, é possível analisar o histórico de pedidos para criar promoções especiais, enviar conteúdos exclusivos ou fornecer sugestões que se encaixem com o perfil do usuário. São inúmeras possibilidades para firmar uma interação natural e eficiente!
Como implementar essa ferramenta em uma estratégia?
Depois de conhecer as vantagens do chatbot messenger, chegou o momento de aprender como implantar essa tecnologia na sua estratégia de marketing. A parte boa é que existem diferentes ferramentas exclusivas para ajudar e facilitar todo o processo. Veja.
Chatfuel
O Chatfuel é considerado o maior aplicativo para o desenvolvimento de bots no Facebook. Inclusive, grandes empresas, como a Netflix, já utilizam essa ferramenta. Toda a sua interface é bastante simples, intuitiva e permite que você crie bots de forma gratuita. Já para um planejamento mais elaborado e completo, o aplicativo também oferece alguns recursos pagos, que devem ser contratados na conta do Chatfuel Pro.
Botsify
Outra opção interessante é o Botsify. Com essa ferramenta, é possível criar diversos bots, sem a necessidade de elaborar códigos. O diferencial é que, durante um atendimento, esse programa permite que o usuário solicite a opção de “conversar com um profissional real”, principalmente, quando a conversa fica mais complexa.
Manychat
O Manychat é mais uma ferramenta exclusiva para quem deseja implantar o chatbot no Messenger do Facebook. O design da sua interface é dinâmico, intuitivo e capaz de desenvolver bots eficazes em pouco minutos. Além do atendimento, o aplicativo permite a programação de envios de outros tipos de conteúdos, como vídeos, imagens e arquivos de áudio.
Hi Platform
Temos ainda, o Hi Platform — a maior ferramenta de relacionamento do país. Com ela, você poderá responder comentários automaticamente do Facebook, além de aproveitar outras vantagens, como atender em diversos canais ao mesmo tempo e acompanhar os indicadores em tempo real. Vale a pena!
Depois da leitura, não há dúvida: o chatbot messenger é uma ferramenta extremamente útil para qualquer negócio. Faça um teste, você não vai se arrepender!
E para continuar por dentro do universo do marketing digital, aproveite para conferir tudo sobre a estratégia do live content!