Você já ouviu falar em Live Content? Conheça essa estratégia!

25 de fevereiro de 2019
PUBLICADO EM blog
25 de fevereiro de 2019 Marcelo Rama

O live content é uma tendência que está ganhando cada vez mais adeptos. Com conteúdos diferenciados e altamente interativos, é uma oportunidade de ouro para as empresas entenderem melhor o seu público-alvo, relacionarem-se com os seus prospects e aumentarem as suas chances de venda.

Quer entender como o live content pode aumentar o seu número de leads, melhorar seu relacionamento com os clientes e transformar a sua empresa em um verdadeiro sucesso? Então continue a leitura!

O que é live content?

Trata-se de uma estratégia de conteúdo online, na qual a empresa se comunica com os seus clientes e prospects por meio de transmissões de vídeo ao vivo, para debater algum tema relevante para o seu público.

Para atrair cada vez mais leads para a sua empresa, o live content pode ser um bom investimento. Afinal, é um método que pode ajudar a sua empresa a:

  • melhorar a comunicação com o seu público;
  • aumentar as interações;
  • criar conteúdos direcionados e inéditos;
  • promover o diálogo e muito mais.

Quais são os benefícios do live content?

Quando pensamos em investir em conteúdo, o principal diferencial são os benefícios de cada um dos diversos formatos de materiais disponíveis. Com o live content, os benefícios são incríveis e nós listaremos os principais a seguir. Acompanhe!

Aproxima o público

O primeiro grande benefício é a aproximação com o público. Nesse tipo de conteúdo, a transmissão estimula a comunicação direta com cada um dos telespectadores, reduzindo a distância entre empresa e cliente.

As plataformas de transmissão online costumam ter o recurso de comentários, que permite que os ouvintes comentem em tempo real sobre o que está sendo discutido nessa live, norteando o conteúdo.

Aumenta o engajamento

O engajamento é um dos fatores mais marcantes do live content. As pessoas costumam interagir cada vez mais em transmissões online, por meio de curtidas e comentários.

O locutor também pode estimular esse engajamento, solicitando que as pessoas comentem sobre assuntos específicos para aumentar ainda mais esse número.

Posteriormente e a partir de uma análise estratégica, esses comentários podem lhe ajudar a entender as informações relevantes sobre o seu público, melhorando a sua aquisição de leads e as oportunidades de venda.

Prende a atenção do público

Com uma boa promoção, é possível alcançar cada vez mais pessoas e aumentar o número de leads da sua empresa.

Se o conteúdo for bem-feito, a atenção do público será totalmente sua durante o período da transmissão. Esse é o bem mais precioso que qualquer empresa pode ter. Por isso, certifique-se de que você está oferecendo o conteúdo mais completo possível, sendo atrativo e relevante para o seu público.

Como criar uma estratégia de live content?

Assim como as estratégias tradicionais de marketing digital, o live content também exige um planejamento específico com ações definidas anteriormente, considerando os objetivos de marketing da sua empresa.

Pensando nisso, separamos um checklist de tudo o que precisa ser analisado para que você comece a investir hoje mesmo em live content na sua empresa. Confira!

Faça um bom planejamento de conteúdo

O primeiro passo para criar uma estratégia de live content de sucesso é fazer um bom planejamento de conteúdo.

Nesse momento, analise a sua persona e crie um calendário editorial que abranja conteúdos do interesse do seu público-alvo, garantindo a interação dessas pessoas com as transmissões que serão realizadas pela sua empresa.

Anuncie a transmissão

Para que você consiga atingir o seu público e garantir uma boa audiência, não se esqueça de anunciar a transmissão.

O ideal é ter um calendário bem definido, como citamos anteriormente, para que a promoção desse evento seja feita de forma estratégica e com antecedência, garantindo que o público se programe para acompanhar a transmissão ao vivo.

Faça a divulgação nas suas redes sociais e por meio de estratégias de e-mail, lembrando sempre de enviar um lembrete e o link da transmissão no dia do evento.

Teste as necessidades técnicas

Quando você definir o seu calendário editorial, os temas e a estrutura do seu live content, é preciso identificar também quais serão as necessidades técnicas durante a transmissão: áudio e vídeo? Você precisará inserir enquetes ao longo do conteúdo? Apresentar algum material? Oferecer informações na tela? Mostrar comentários mais relevantes?

Faça um teste e identifique essas necessidades. O próximo passo é encontrar as plataformas que conseguem atender a essas demandas.

Analise as plataformas mais interessantes

Hoje, é possível encontrar o recurso de live em diversas plataformas diferentes. Para encontrar a que melhor se adéqua às suas necessidades, faça um teste em cada uma delas e descubra quais são as mais interessantes.

Analise também as lives de outras pessoas para ver como acontecem as transmissões e se a qualidade de vídeo, áudio e suporte são suficientes para garantir o bom funcionamento para a sua empresa.

Acompanhe os comentários durante a transmissão

Os comentários dos usuários durante a transmissão lhe ajudarão a entender se o tema abordado está sendo satisfatório. Nesses comentários, também é possível descobrir como está a qualidade da transmissão, se há algum ruído ou se está tudo ok.

Se for difícil para o locutor acompanhar esses comentários, conte com outra pessoa para auxiliar nesse monitoramento e garantir a melhor performance possível para a live que está sendo realizada.

Analise a performance

Para melhorar a cada novo conteúdo, é preciso analisar a performance das transmissões anteriores: quantas pessoas participaram, como foram os comentários, como foi a aceitação do público e muito mais.

Esses fatores é que nortearão os próximos temas, formatos, plataformas, horários e tudo o que se relaciona com a criação de conteúdo ao vivo para a sua empresa.

O investimento em live content ajudará a sua empresa a melhorar a relação com os clientes e prospects, aumentar seu engajamento e alcançar cada vez mais informações relevantes sobre o seu público, suas preferências e a melhor forma de se comunicar com cada um deles.

O crescimento do engajamento está diretamente relacionado ao aumento da visibilidade da sua empresa, e é isso que garantirá maiores oportunidades de negócio e resultados cada vez mais interessantes.

Para atingir bons resultados nas plataformas de conteúdo ao vivo, é preciso ter boa participação nas mídias. Então, não perca tempo e confira nosso artigo sobre como aumentar a visibilidade nas redes sociais agora mesmo!