Que tal aprender como usar o Tik Tok? Isso mesmo! Depois do surgimento das redes sociais, ficamos bastante acostumados a utilizar o Facebook, o Instagram e o Twitter como os principais canais para produzir conteúdo.
Porém, recentemente apareceu uma plataforma que chegou para bater de frente com todas essas tecnologias, disponibilizando aos usuários a possibilidade de produzir vídeos curtos e interagir cada vez mais com a audiência.
É claro que as empresas mais atualizadas do setor já estão aproveitando a novidade. Caso você também queira se destacar, é importante aprender desde já como usar o Tik Tok. Mais conhecido entre os jovens, esse canal já virou sucesso absoluto, oferecendo inúmeros recursos interessantes e perfeitos para atrair a atenção de todos.
Mas como esse app funciona e de que forma ele pode ser injetado em um planejamento de marca? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Para aprender mais a respeito do Tik Tok, continue a leitura e anote as nossas dicas exclusivas!
O que é o Tik Tok?
Antes de aprender como usar o Tik Tok, é fundamental conhecer as características dessa nova rede social. Um dos mais baixados do momento, esse app foi criado em 2016, porém só ficou conhecido a partir de 2019, graças às últimas atualizações.
Na China, ele também é chamado Douyin e vem sendo utilizado por pessoas de todos os perfis com a finalidade de produzir e compartilhar vídeos curtos. O sucesso foi tão grande que, hoje, o app já está no ranking dos mais acessados do mundo, ao lado de outros grandes nomes da internet, como Instagram, Facebook e WhatsApp.
Para conseguir tamanha notoriedade, os desenvolvedores da empresa chinesa Bytedance resolveram combinar as configurações do app com o antigo programa Musical.ly. Nesse mix, diferentes funcionalidades foram adicionadas, permitindo que a ferramenta ganhasse fama e que muitos usuários colocassem a sua criatividade para funcionar.
Assim que instalar o programa em seu smartphone, você encontrará a possibilidade de gravar vídeos, além de realizar dublagens, seja com canções armazenadas no próprio Tik Tok ou até mesmo versões ao vivo.
E mais: segundo um levantamento realizado pela consultoria eMarketer, o aplicativo é amplamente utilizado por jovens, que estão entre os 18 e 24 anos. Após produzir os seus conteúdos nessa rede, eles também aproveitam para divulgá-los em outros canais, como o YouTube — conquistando uma audiência cada vez maior. É bastante interessante!
Como aproveitar esse canal em uma estratégia de marketing?
A princípio, você pode até imaginar que o Tik Tok é válido apenas para o público jovem que está em busca de entretenimento. Mas não se engane: muitas empresas que acompanham as movimentações do setor digital estão aproveitando a ferramenta para realizarem eficientes estratégias de marketing. Assim que abraçar a ideia, será possível atrair um público mais novo para a sua marca, além de conquistar mais notoriedade e transmitir melhor a sua essência.
Porém, antes de dar o primeiro passo, não se esqueça de que é fundamental analisar se, de fato, as propostas da sua empresa se encaixam aos objetivos dessa rede social. Vale lembrar que o público que costuma acessá-la é mais descolado, atualizado e em busca de informações divertidas. Ou seja, organizações que seguem uma proposta formal e com foco simplesmente nos negócios devem procurar outros canais para encantar a audiência.
Com essas informações em mente, você já pode aprender como usar o Tik Tok da melhor maneira. Para facilitar essa etapa, criamos um passo a passo simples e rápido. Anote!
1. Preencha o seu perfil completo
Assim como acontece em outras redes sociais, é de extrema importância que você preencha o perfil com todos os dados do seu negócio. Ao montar uma página atraente, será mais fácil atrair seguidores que se identifiquem com a sua marca e queiram acompanhar todas as suas publicações.
Comece colocando uma foto de qualidade e com toque profissional. Depois, crie um nome de usuário que seja fácil de lembrar. Quer atrair ainda mais pessoas para o perfil? Conecte outras contas da empresa ao Tik Tok, como o YouTube e o Instagram. Isso aumentará significativamente o fluxo e fará com que a sua conta fique bastante movimentada.
2. Poste conteúdo original
Independentemente da rede social, uma coisa é certa: postar conteúdo original é sempre a melhor alternativa para gerar engajamento e manter os seguidores fiéis aos seus posts. Isso significa que será preciso reservar algum tempo para produzir vídeos diferentes daqueles que vêm sendo feitos pela maioria.
O segredo é encontrar caminhos para se destacar de alguma maneira. Por exemplo: o Tik Tok é bastante conhecido por ser um app de dublagens. Contudo, é bacana fugir um pouco desse foco, criando tutoriais, realizando enquetes ou qualquer outra demonstração que tenha relação com a sua marca. Faça o teste!
3. Publique todos os dias
De nada adianta criar conteúdos incríveis se, no fim das contas, eles não são constantes. Se a ideia é fazer com que o público se interesse, não se esqueça de criar um cronograma de postagens. A melhor saída é criar, ao menos, um post por semana ou a cada dois dias.
Seguindo essa recomendação, o seu perfil estará sempre ativo e poderá ser encontrado com mais facilidade pelos novos usuários do canal. Em contraponto, os seguidores que já estão seguindo a sua página sentirão ainda mais vontade de continuar conferindo o que vem sendo criado.
Como criar uma conta no Tik Tok?
Fazer parte do Tik Tok é muito fácil. Sua única missão será baixar o aplicativo, que está disponível tanto para aparelhos com sistema Android quanto iOS. Realizada essa etapa, preencha todas as informações referentes ao seu negócio e a conta já estará ativa.
O melhor é que o cadastro pode ser feito de inúmeros maneiras, seja por e-mail, telefone, Facebook, Instagram, Twitter, login da Apple ou até mesmo com a sua conta Google. Experimente!
O que achou das nossas dicas sobre como usar o Tik Tok? Acredita que elas são úteis para a estratégia de marketing do seu negócio? Em caso positivo, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e manter os seus contatos por dentro do assunto!