Você sabia que se uma página demora até 5 segundos para carregar a chance dela ser abandonada pelos usuários é de 90%? É o que mostra uma pesquisa da Think With Google. Porém, para que as empresas aumentem o tempo de permanência das pessoas não basta tornar os sites mais rápidos, é preciso que essa rapidez seja garantida também em dispositivos móveis, o chamado Accelerated Mobile Pages (AMP).
Quer dizer, outra pesquisa, dessa vez da Salesforce, mostra que apenas em 2019, 80% do tráfego total de visitantes na internet veio de smartphones ou tablets. Assim, é preciso focar na otimização das páginas principalmente pensando na experiência de usuário (UX) a partir do mobile.
Quer saber mais sobre a importância do Accelerated Mobile Pages, como funciona, quais tipos de sites podem adotar a estratégia e muitas outras informações? Continue a leitura e fique por dentro!
O que é Accelerated Mobile Pages?
O termo traduzido para o português literal quer dizer Páginas Mobile Aceleradas que, como o próprio nome sugere, visa otimizar a experiência dos usuários ao tornar o tempo de espera do carregamento das páginas reduzido especialmente para dispositivos móveis.
Pensar em estratégias que garantam essa otimização é fundamental porque, enquanto os smartphones entraram no mercado e ainda estavam se tornando democráticos, era comum que o carregamento fosse mais lento e não houvesse adaptação para o formato, tendo os sites reproduzidos em telas menores.
Com o tempo, houve um aumento na responsividade, o que possibilitou uma popularização ainda maior do mobile no lugar do desktop. Porém, é preciso ter em mente que essa melhoria ainda precisa evoluir mais e que os consumidores atuais, conhecidos como 5.0, estão cada vez mais exigentes e impacientes.
Se a sua marca não oferece esse tipo de experiência, a concorrência possivelmente vai e as chances de você ser trocado são altas. Assim, o AMP é uma necessidade urgente para que as páginas tenham mais visibilidade e até posicionamentos mais privilegiados pelo SEO do Google, já que a plataforma prioriza as melhores experiências para quem faz buscas.
Como funciona o Accelerated Mobile Pages?
O AMP atua como uma configuração que possibilita que as páginas carreguem em uma versão simplificada e quase que instantaneamente sempre que forem acessadas — há um selo que a página pode exibir, inclusive, demonstrando que a marca se preocupa com mais esse aspecto do usuário.
Da mesma maneira, páginas que não se alinharem aos esforços do AMP recebem uma alerta pela dificuldade de carregamento, o que evidencia a importância de garantir sites responsivos e da existência de mecanismos que averiguem esse tipo de configuração, como os relatórios de web analytics.
Apesar das vantagens já citadas, é importante perceber que sites com AMP são versões mais simples para tornar o carregamento ágil. Isso pode deixar muitos elementos de fora, o que não é recomendado em caso de páginas com muitas imagens e que são indispensáveis para o entendimento dos usuários.
Assim, saiba usar o AMP com sabedoria, preferencialmente em sites mais informativos, que tendem a ter uma quantidade reduzida de imagem ou até mesmo em seções específicas de páginas institucionais, como o ‘’Sobre’’.
Quais os tipos de site podem usar o Accelerated Mobile Pages?
Conforme mencionado, mesmo com os inúmeros benefícios do AMP, não são todos os sites ou seções de sites que se recomendam a configuração capaz de acelerar o carregamento, devido à simplificação de elementos que isso gera, o que pode deixar de fora informações indispensáveis para o entendimento e experiência do usuário.
De qualquer forma, saiba que a maioria das páginas ao redor do mundo utiliza o AMP. No entanto, é preciso fazer isso adequadamente, especialmente os de conteúdo, como blogs, notícias e receitas e até mesmo páginas de e-commerce. Para isso, editores, desenvolvedores e designers podem utilizar a tecnologia e aplicar a configuração.
Como configurar o Accelerated Mobile Pages no site?
Considerando que se trata de uma configuração open source, ou seja, qualquer pessoa pode aplicar a tecnologia AMP, mesmo que sejam leigos em programação e desenvolvimento web, não se trata de um processo difícil, principalmente para quem utiliza o WordPress.
Isso porque existe um plugin responsável pela otimização nas mudanças das páginas, o que potencializa a velocidade nos sites mobile. Sendo assim, confira o passo a passo a seguir para configuração no WordPress:
- Entre no painel de WordPress do site, procure o menu de plugin e selecione ‘’adicionar novo’’.
- Para encontrar mais opções de configurações, instale o plugin AMP for WP — Accelerated Mobile Pages.
- Para configuração do Google Analytics no painel do WordPress, o que ajuda no acompanhamento de dados dos visitantes, clique em Analytics e adicione o código de acompanhamento da conta do Analytics.
- Para configuração do visual das páginas com AMP, basta selecionar ‘’Design’’ e depois ‘’Launch Post Builder’’, dentro da área de AMP.
- Clique em ‘’AMP’’ na nova tela aberta, depois ‘’Aparência’’ e selecione as informações desejadas de serem mantidas nas páginas aceleradas. Também é possível editar as cores de acordo com a identidade visual do site e da marca.
- Volte para o painel do WordPress e acesse o menu AMP para visualizar cada item disponível para configuração e edite conforme suas necessidades e interesses.
- Visualize a versão final do AMP pelo celular ou computador, basta acrescentar a siga no final da URL.
Por que o Accelerated Mobile Pages é importante?
O AMP vai muito além de potencializar o desempenho e até o já mencionado ranqueamento de uma página nas pesquisas do Google. Entenda:
- segundo o Google, aumenta a velocidade de um site em 85%;
- melhora a experiência do usuário;
- aumenta o engajamento;
- gera mais conversões.
Como foi possível notar, o Accelerated Mobile Pages precisa deixar de ser considerado um diferencial para se tornar uma necessidade urgente das marcas que desejam ter um melhor desempenho no meio digital. Assim, é fundamental que quem gerencia essas páginas aplique esse recurso e garanta as configurações necessárias para que os usuários possam ter as melhores experiências.
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