Um bom profissional de marketing deve estar sempre antenado às tendências e novidades do mercado, uma vez que a cada dia surgem novas tecnologias. Pensando em empresas, expandir a atuação, buscar novos consumidores e gerar valor à marca é essencial. Se você também está em busca disso, precisa conhecer as principais ferramentas de Inbound Marketing.
O Inbound é um conjunto de estratégias que vem mudando a forma de atuação das organizações e gerando muitos resultados. Pensando nisso, criamos este artigo com as principais ferramentas envolvidas, que podem ajudar na execução e organização do trabalho. Vamos conferir?
O que é o Inbound Marketing?
Antes de falarmos nas ferramentas de Inbound Marketing nós precisamos definir muito bem esse conceito. A base do Inbound está em atrair os potenciais clientes por meio de conhecimento, oferecendo uma boa experiência. O foco deixa de estar nos produtos para ser colocado no cliente, em atender as suas necessidades e expectativas.
O coração do Inbound Marketing é a criação de conteúdo. Materiais relevantes para o público, com uma linguagem adequada, que gerem valor. Percebe-se que cada vez mais as empresas estão investindo em blogs, redes sociais, e-mail marketing, busca orgânica e outros. Esse é um efeito do Inbound!
Quais são as principais ferramentas de Inbound Marketing?
Para aplicar o Inbound Marketing você deve pensar em diferentes frentes e canais. Para isso as ferramentas são necessárias. Então, agora, vamos focar no ponto principal deste conteúdo e apresentar aquilo que você deseja realmente conhecer para alavancar os resultados da sua empresa!
1. WordPress — Blog
Uma das principais ferramentas de Inbound Marketing é o WordPress. Ele é a plataforma de criação de sites, blogs e aplicativos. É uma plataforma de código aberto e bastante intuitiva.
O WordPress é a solução mais utilizada no mundo para a criação de sites, por isso, é fácil encontrar um programador que tenha esse conhecimento e, assim, você não terá dificuldades para manter as páginas atualizadas e bem configuradas.
Outro ponto importante dessa ferramenta é a possibilidade de inserir novos recursos por meio de plugins. Um dos exemplos de plugins é o Yoast. Ele é focado em SEO — Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. As técnicas de SEO são aquelas que podem colocar seus conteúdos nas primeiras posições da busca orgânica.
O Yoast faz uma análise das suas páginas e mostra o que fazer para melhorar e ganhar mais pontos com o Google, Bing e demais buscadores.
2. Pipedrive — CRM
As ferramentas de Inbound Marketing devem ser planejadas para todos os processos. As estratégias devem atrair os potenciais consumidores, fazê-los interagir com os conteúdos, deixar seus dados de contato, buscar mais conhecimento até o momento da compra e, finalmente, fechar o pedido. Após isso ainda há o trabalho de pós-venda com o intuito de fidelizar e gerar recorrência nas vendas.
Analisando essa jornada de compra é interessante buscarmos uma solução para trabalhar os dados dos leads, ou seja, um CRM — Customer Relationship Manager.
Um dos principais CRMs do mercado é o Pipedrive. Ele tem uma plataforma simples, intuitiva e bastante interessante para o usuário. Você pode inserir as informações de cada lead e ainda encaixá-lo em posições de acordo com a jornada de compra.
Utilizando um CRM seu processo de venda fica bem organizado e você poderá identificar melhores práticas e tomar as decisões na hora certa, aumentando a taxa de conversão.
3. RD Station — Automação de marketing
O RD Station é outra grande ferramenta de Inbound Marketing. A empresa brasileira criou uma solução bem completa para automação de marketing, contemplando fluxos de nutrição, criação de e-mail marketing, landing page e outros recursos.
Com o RD as ações de marketing podem ser bem simplificadas, automatizando a rotina e garantindo um bom atendimento e nutrição aos seus leads e clientes.
4. MailChimp — E-mail marketing
O MailChimp é uma plataforma gratuita para a criação de e-mail marketing. É uma das soluções mais usadas em todo o mundo para essa aplicação e apresenta diversas possibilidades.
Você pode criar designs diferentes para os e-mails, fazer testes de abertura e cliques e manter toda a sua base de contatos bem engajada.
5. SEMrush — Palavras-chave
Fazer uma boa pesquisa de palavra-chave é um passo inicial para a criação dos conteúdos, que por sua vez representa o coração do Inbound Marketing, como já falamos.
Para criar conteúdos de sucesso é preciso entender o que e como o seu público busca as informações, encontrando os termos e o tipo de linguagem. A partir daí você estabelece os assuntos e cria os conteúdos. Suas páginas também devem receber estrategicamente as palavras-chave para um bom trabalho de SEO.
Então, para encontrar quais são as palavras-chave mais adequadas você pode usar o SEMrush. Essa é uma das principais ferramentas de Inbound Marketing porque mostra um relatório do termo que você está considerando para o conteúdo. Ele indica o volume de buscas, a competitividade no mercado, a estimativa de lances para anúncios e até dá dicas de termos relacionados.
6. Google Analytics — Análise de dados
Por fim, não podemos nos esquecer do Google Analytics. Afinal, é essencial para qualquer negócio, principalmente para comércio eletrônico a utilização dessa ferramenta.
O Analytics cria uma análise completa das suas páginas, mostrando o fluxo de visitantes, o comportamento deles dentro do site, o tempo que eles passam navegando pelas páginas, os conteúdos mais acessados e muito mais.
É importante salientar que o marketing sempre deve ser direcionado por números e resultados para que tenha bons efeitos. Para isso, contar com o Analytics faz muito sentido!
O Google Analytics vale também para quem não tem um e-commerce. Ele pode ser utilizado para analisar dados e outras conversões diferentes de compras, como geração de leads, entender o comportamento dos visitantes de uma página, origem, entre outros.
Portanto, neste artigo nós conhecemos as 6 principais ferramentas de Inbound Marketing que você deve estudar e utilizar no seu negócio para conseguir atrair, converter, fechar as vendas e fidelizar seus consumidores.
Cada ferramenta mostrada tem uma função e importância, então não deixe de considerar cada uma! Sabemos que implantar tudo isso pode gerar um grande trabalho. Por isso, contar com a ajuda de uma empresa especializada pode fazer toda a diferença, uma vez que os profissionais têm toda a experiência e capacidade para gerar as melhores estratégias.
Então, se você quer começar agora mesmo a explorar essas e outras ferramentas de Inbound Marketing, entre em contato conosco e vamos criar um belo plano de ações!