Google Partners: entenda as diferenças entre as certificações

15 de janeiro de 2018
PUBLICADO EM blog
15 de janeiro de 2018 Marcelo Rama

Investir em anúncios no Google Ads é uma grande estratégia, que pode gerar ótimos resultados para as empresas. A captação de novos consumidores, o aumento do conhecimento da marca e o reconhecimento no mercado são objetivos possíveis. Para isso, vale a pena contar com a ajuda de partners do Google.

Com o foco em agregar resultados às empresas, as agências especializadas devem ter uma forte vivência no Ads. Nesse sentido, o Partners é uma certificação muito importante e deve ser avaliada como um fator determinante na escolha da agência.

Para ajudar você a entender melhor como essa certificação funciona e quais são as diferenças entre os níveis, criamos este artigo com as informações que você precisa. Confira!

Qual a importância do Google Partners?

Certamente você já se deparou com anúncios patrocinados no Google, ou sentiu a necessidade de ter a sua empresa com esse destaque, para alavancar o faturamento ou expandir a carteira de clientes.

Também deve saber que o marketing é uma área bem ampla e que exige diversos conhecimentos para que seja exercido, direcionando as ações e estratégias de acordo com os objetivos a serem alcançados.

Embora possa parecer uma ferramenta simples, o Google Ads exige uma noção aprofundada não só de marketing, como também de uso da plataforma, para que funcione bem.

Sabendo exatamente como essa interface opera e qual a melhor maneira de configurar os anúncios, é possível alcançar um excelente desempenho nas campanhas.

É justamente essa diferença que pode separar agências com resultados medianos das que realmente conseguem trazer os resultados que a sua empresa precisa. Por isso, aconselhamos buscar contratos com empresas que tenham a certificação do Google Partners, ou seja, que saibam exatamente como trabalhar com o Google Ads da melhor maneira.

O que é o Google Partners?

O Google Partners é um programa desenvolvido para agências e profissionais de marketing que trabalham com a plataforma do Google Ads. No Partners, é criado um ambiente com diversos materiais ricos em conteúdo, de forma a aumentar o conhecimento e a entrega de soluções aos clientes.

O Google oferece uma certificação para as agências que conseguem obter um alto grau de performance, com dois níveis diferentes: o selo do Google Partners e Partners Premier. Eles mostram que aquela empresa é uma parceira do Google.

Podemos afirmar que as corporações que conseguiram a aprovação pelo Google estão preparadas para oferecer um serviço de melhor qualidade no que diz respeito aos anúncios veiculados pela plataforma.

Como o Google é a ferramenta de busca mais utilizada no mundo, contar com uma agência que saiba como utilizá-lo para que os seus anúncios da sua empresa tenham o destaque necessário é fundamental. Nos próximos tópicos, falaremos sobre os tipos de certificação e as razões de se trabalhar com essas agências.

Como funciona o Google Partners?

Por meio de um material diferenciado, o Google Partners garante uma formação completa para quem se interessar pela certificação. Para isso, é preciso atender a alguns pré-requisitos, como ter uma conta e investir em Ads (a plataforma de anúncios pagos).

Também é necessário inscrever a empresa no Partners, e pedir para todos os funcionários que participarão do programa criarem contas vinculadas à da empresa. Dessa maneira, as certificações recebidas são associadas à agência.

Além disso, os profissionais devem ser aprovados nos exames propostos, além da agência ter o mínimo de 10 mil dólares investidos na plataforma nos últimos 90 dias.

Ou seja, não basta ter o conhecimento aprofundado em teoria, como também ter isso na prática, com a realização de anúncios em valores altos ou para diversos clientes.

Por que trabalhar com uma agência Google Partners?

Quando uma empresa procura por uma agência para cuidar de suas campanhas, ela deseja alcançar resultados expressivos. Para isso, a agência deve ter um sólido conhecimento e experiência nas diversas ferramentas disponíveis no mercado. Com isso, optar por uma equipe que é considerada parceira do Google faz toda a diferença. Vejamos alguns pontos relevantes.

Suporte diferenciado

Uma agência com a certificação de Partners recebe uma atenção especial do Google. Dessa forma, se a sua empresa trabalha com uma agência parceira, todas as suas campanhas terão um suporte diferenciado, sendo auxiliado por uma das maiores empresas do mundo.

Qualquer necessidade que for além do conhecimento da agência será amparada pelo suporte do Google, sem que a sua empresa tenha qualquer tipo de perda ou custo por isso.

Atendimento sem filas de espera

Um pensamento que pode surgir entre os clientes é a ideia de que o suporte direto do Google pode demorar para acontecer, justamente pelo tamanho da empresa e a enorme quantidade de pedidos que atende.

Porém, além desse apoio especializado, agências com o selo Partners conseguem atendimento preferencial, conseguindo assim soluções mais rápidas para o problema e evitando a perda de dinheiro causada por campanhas paradas.

Conhecimento exclusivo

Quando uma agência consegue a certificação, ela passa a ter acesso a conteúdos exclusivos, que permitem aumentar e melhorar os resultados obtidos a partir dos investimentos no Ads.

Esse conhecimento é frequentemente renovado, com mais conteúdos e treinamentos. O objetivo do Google é fazer com que seus parceiros consigam criar melhores estratégias para os seus clientes.

Atualização constante

O Google está em constante evolução. Novas técnicas e ferramentas são lançadas e testadas periodicamente e eles direcionam essas possibilidades primeiramente para os seus parceiros. Com isso, a sua empresa pode sair na frente da concorrência e utilizar o que há de mais novo no mercado.

Trabalhar com uma agência certificada coloca a sua empresa em evidência e pode transformar todos os seus investimentos em enormes ganhos.

Melhores anúncios

É comum vermos empresas, ou até mesmo agências, sem o conhecimento necessário. Elas investem valores altos em anúncios no Google e alcançam resultados pífios.

As campanhas realizadas por equipes que obtiveram o selo Google Partner certamente serão mais bem pensadas, segmentadas da maneira correta e com resultados mais expressivos.

Por isso, ter a parceria de profissionais certificados pelo Google é saber que conta com um conhecimento aprofundado e cuidadoso dos ads na ferramenta.

Otimização do ROI

O ROI, ou Retorno Sobre Investimento, é uma métrica importante para qualquer campanha de divulgação, independentemente do meio utilizado. Trata-se de um cálculo que verifica se a iniciativa foi bem-sucedida e justificou o valor investido nela.

Com o conhecimento necessário para obter o selo Partners, é possível potencializar os resultados dos clientes, usando o orçamento de maneira inteligente e estratégica. Ou seja, esse ROI aumenta, atingindo um público maior e aumentando a conversão do anúncio.

Foco em inovação

Processos inovadores são importantes para campanhas de marketing, principalmente quando aliadas à tecnologia.

A certificação Google Partners também se preocupa com esse ponto, habilitando os participantes a buscarem novos elementos e ideias para as campanhas, procurando sempre atrair a atenção dos usuários e aumentar o número de leads dos clientes.

Equipe de alta qualidade

O Google Ads é uma ferramenta poderosa para a criação de anúncios, e justamente por alcançar tantos resultados, também é complexa. Ou seja, ela pode alcançar excelentes retornos, mas depende de um profissional que entenda a fundo como funciona para atingir esses objetivos.

Ao contratar uma empresa que tenha a certificação Google Partner, você tem a garantia de que os profissionais fizeram um estudo aprofundado sobre as ferramentas e estão capacitados para gerar campanhas de alta performance.

Quais são os tipos de certificações?

O Google oferece dois tipos de certificações: o Google Partners e o selo Premier Google Partner. Para ambos, são analisados quatro pontos: perfil da empresa, certificação, gasto e desempenho.

A seguir, veremos as diferenças entre cada requisito para os tipos de certificação.

Perfil da empresa

Os requisitos nesse ponto são iguais para ambas as certificações. É necessário preencher um cadastro com as informações necessárias. Dessa forma, o Google fará a inserção da empresa na rede de pesquisa das agências parceiras.

Certificação

Nesse segundo ponto, a exigência de certificação de membros dentro da agência é diferente para o selo Google Partners e Premier Google Partner. Enquanto para o primeiro é necessário apenas um profissional afiliado com certificação Google Ads, para o segundo selo a exigência é de no mínimo dois.

Gasto

O gasto nas campanhas de Ads também é um requisito que difere ambos os selos. No Google Partners, o investimento mínimo necessário é de USD 10.000 no prazo de 90 dias, em todas as contas gerenciadas pela agência.

Já para a obtenção do selo Premier Google Partner as empresas precisam demonstrar níveis de gastos mais elevados. Esses limites de valores variam de acordo com o país e a área de mercado.

Desempenho da empresa

O último requisito para a certificação é uma análise de desempenho com as campanhas geradas. Será feita uma avaliação dos trabalhos que indicarão a performance obtida.

Quais são as mudanças previstas para o selo Premier?

O Google tem uma preocupação constante em melhorar os processos e tornar os serviços mais otimizados para os clientes. Com esse pensamento, a empresa pensou em mudanças para o selo Premier, que seriam realizadas em 2020, mas por conta da pandemia, foram adiadas para 2021.

Conheça as principais mudanças.

Resultados

Atualmente, são enquadradas como Premier as agências que apresentam um aumento sólido de receitas gerais nos anúncios, boa manutenção e ampliação da base de clientes.

Dentro dos novos parâmetros, o foco está na obtenção de resultados, prevalecendo a maneira com que as empresas configuram e exibem os anúncios.

Isso significa que, quem contratar uma agência Premier terá a garantia de campanhas bem pensadas e com alcance superior.

Gastos

O Google também aumentou o mínimo de gastos em anúncios para as agências que querem obter o selo Premier. O valor agora passa a ser de, pelo menos, 20 mil dólares para cada 90 dias. Essa exigência obriga as agências a alocarem melhor a verba liberada pelos clientes.

Certificação

A certificação Premier só pode ser liberada quando a agência conta com, pelo menos, um funcionário aprovado pelo Google Partners. Porém, para 2021, pelos menos 50% dos usuários da ferramenta devem ter a qualificação, além de manterem as certificações do Skillshop atualizadas.

O Skillshop nada mais é do que um portal online de treinamentos do Google, que como o próprio nome sugere, é voltada para o desenvolvimento de novas habilidades no uso da plataforma.

Para quem pretende contratar uma agência com o selo Premier, essa mudança indica que boa parte da equipe está preparada para conduzir as campanhas da melhor maneira, mantendo os conhecimentos atualizados sobre as ferramentas envolvidas.

Qual é o tipo de certificação da agência DDWB?

A agência DDWB tem a certificação Premier Google Partner. Esse sucesso foi obtido com muito esforço de toda a equipe, dedicação e foco total no sucesso do trabalho com os seus clientes.

Para conquistar o selo de Premier, mais de um membro afiliado deveria estar presente no corpo da agência. A DDWB foi além disso. Todos os analistas têm essa comprovação e têm metas ousadas de treinamentos e novas certificações.

Premier Google Partner Stars

No dia 4 de dezembro de 2017 a DDWB alcançou mais um grande marco. Ela conquistou o mais alto nível em parceria com o Google, o Premier Google Partner Stars.

Essa conquista foi obtida a partir de metas ousadas de aquisição e retenção de clientes, ampliando os recursos por meio de resultados e comprovando o retorno sobre os investimentos para cada empresa atendida pela agência.

Com essa certificação, a agência ganhou um evento em parceria com o Google, além de treinamento avançado com o time de atendimento e operação, sessão de aprendizado com a equipe de novos negócios, imersão de um estrategista da empresa multinacional dentro da agência e, ainda, a participação em campeonatos organizados pelo Google, com o intuito de motivar ainda mais os membros da agência.

Todos esses novos aprendizados e recursos prometem aumentar a eficiência do trabalho, entregando grandes soluções aos seus clientes.

Portanto, se você deseja buscar uma agência para ser a sua parceira nos negócios, precisa avaliar se ela tem a certificação Google Partners e em qual nível. A DDWB é uma parceira do Google, com o maior nível na escala de certificações. Isso implica que ela tem credibilidade e todo o conhecimento necessário para promover grandes resultados.

Trabalhe com a agência que é recomendada pelo próprio Google e veja como o seu negócio pode alcançar o sucesso!

Neste post, apresentamos como um partner do Google pode ajudar sua empresa, suas vantagens e as diferenças para o Google Partners Premier, uma certificação acima que demonstra toda a dedicação da agência em saber cada vez mais sobre essa ferramenta para anúncios tão importantes.

Se você quer investir no Google Ads, entre em contato conosco e veja como poderemos ajudar você a conquistar resultados!