Aprenda agora como inovar na crise e sair na frente!

16 de novembro de 2020
PUBLICADO EM blog
16 de novembro de 2020 Marcelo Rama

O cenário desenhado em consequência da pandemia causa pelo COVID-19 trouxe várias reflexões para o empreendedorismo. Alguns segmentos do mercado sentiram mais forte o impacto causado com a situação, como bares e pubs que precisaram suspender o atendimento na casa, responsável pela maior parte das vendas nesse tipo de negócio. A melhor saída é aprender a inovar na crise.

Enquanto alguns estabelecimentos tentam burlar a legislação e outros declaram falência, é hora de encontrar as melhores estratégias para manter o fôlego financeiro e até mesmo encontrar novas saídas para o período após a pandemia. Afinal, o coronavírus (COVID-19) é apenas uma situação que precisa de uma gestão estratégica em tempos adversos. Desenvolva uma visão criativa para qualquer desafio. Boa leitura!

Ofereça bebidas e outros serviços na modalidade take away

Acompanhar os indicadores de vendas pode ser desanimador, mas existem algumas formas de contornar a situação. Uma das principais estratégias tem sido a modalidade take away. Nesse caso, o cliente vai ao seu estabelecimento apenas para comprar as bebidas e porções. Ele pega e leva para casa ou para outro lugar onde vai consumir.

Ainda assim, atualmente, com os progressos realizados para conter a pandemia, algumas cidades estão permitindo que os estabelecimentos funcionem com horário reduzido, a fim de evitar aglomerações por longos períodos. Essa medida visa reduzir o impacto econômico que os pequenos comércios e serviços sofrem durante esta crise.

As normas são claras: em cidades como São Paulo, que estão adotando estratégias de distanciamento social, há regras sobre como o consumo deve ser feito dentro dos locais comerciais. É preciso manter uma distância segura entre as mesas, fazer uso de máscaras e evitar grandes contatos. Mais uma oportunidade para o empreendedor amenizar os prejuízos causados pela crise atual.

Aposte no delivery e expanda a experiência do seu cliente

Com grandes desafios surgem também grandes oportunidades. Para manter a cadeia de valor, entregando qualidade para a sua audiência, é preciso acompanhar as novas tendências e comportamento do consumidor neste período. As pessoas reduziram o consumo de alimentos fora de casa, mas isso não significa que elas deixaram de comprar comida pronta.

Pelo contrário, o mercado de delivery presenciou um crescimento inesperado com a crise. Uma das soluções é garantir a presença da sua marca na vida do público oferecendo a possibilidade de entregas delivery. Essa modalidade pode ser aplicada tanto de maneira particular, quanto aproveitando o serviço oferecido por grandes marcas como iFood e Pedidos Já.

Monte combos promocionais como estratégia para inovar na crise

Fazer uma promoção eficiente pode ser a resposta para atrair seu público e ainda conseguir novos clientes. Afinal, o coronavírus afetou a economia de maneira generalizada e as pessoas têm desenvolvido uma mentalidade de economia para períodos de recessão, evitando compras desnecessários. Entretanto, quando vão gastar, certamente uma boa promoção pode se transformar em um fator decisivo para a compra.

Para garantir que suas ofertas sejam um sucesso, observe alguns aspectos para montar seus combos promocionais:

  • monte um planejamento, com indicadores relevantes e metas realistas (exemplo: vender X combos por semana);
  • crie uma rotina de promoções que incentive seu público a fazer pedidos nos dias de menor movimento;
  • entregue brindes que agreguem valor para a persona, façam sentido e ainda ajudem a divulgar a sua marca;
  • pratique descontos reais, caso contrário, se um consumidor perceber que a empresa está tentando tirar vantagem da situação, os efeitos podem ser contrários, gerando uma propaganda negativa para seu bar.

Adote programas de fidelização e recompensas

A fidelização de clientes e programas de recompensas são estratégias fundamentais em qualquer período, mas elas têm um papel muito importante em períodos de crise. Isso porque elas estimulam seu cliente a comprar mais da sua marca, fazer mais compras ou indicações.

Alguns dos programas de fidelização mais comuns em estabelecimentos food service são aqueles no estilo “compre x vezes e ganhe uma refeição y”. Além desse formato, é possível inovar, estimulando a divulgação do seu negócio. Por exemplo: divulgue nosso serviço de delivery e take away, a cada x amigos que comprarem você recebe bebidas em casa por nossa conta.

Use as redes sociais para inovar na crise e atrair mais clientes

Grandes marcas e grandes artistas têm percebido que as redes sociais tendem a ser o principal meio para trabalhar a gestão de marca. Assim, eles segmentam seu público e fortalecem o relacionamento, agregando valor e aumentando a lembrança.

Pequenas e médias empresas também podem apostar nessa mídia para diversas finalidades: alguns bares e pubs inovaram contratando DJs para fazer lives e garantir a diversão do seu público mesmo à distância. Dessa forma, a marca se fortalece e as vendas podem ser impulsionadas, gerando um buzz nas redes sociais.

Outras estratégias fundamentais que as empresas têm usado são os anúncios e as ferramentas que essas plataformas disponibilizam para vendas. O Facebook tem um canal próprio para isso, por exemplo, oferecendo um marketplace aos usuários e o WhatsApp se apresenta como um canal ideal para fazer vendas.  

Fortaleça sua presença digital de maneira criativa

O mais importante no planejamento de inovação em qualquer momento do negócio, é encontrar soluções criativas que aproveitem as tendências, mas destaquem sua marca como única. Então, aproveite o momento para refletir sobre o propósito do negócio e valores que você deseja expressar.

Agora é hora de pensar um pouco sobre a sua persona e se perguntar: o que surpreenderia meu cliente? Quais são os pontos que mais importam para ele no momento da compra? O que ele valoriza e o que não faz tanto sentido explorar? Mesmo que a música ao vivo possa ser uma grande ideia para vários bares, talvez um campeonato de jogos virtuais combine mais para outros estilos.

Mantenha o foco no seu objetivo para inovar na crise

Apesar de a inovação ser a solução ideal para superar o cenário atual e impulsionar os resultados do seu bar, é importante que as metas estabelecidas no planejamento sejam acompanhadas. Direcione um orçamento para implementar as ações e observe o que está funcionando e o que precisa de um plano B.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para inovar na crise. Esse é um período delicado que pode se transformar em excelente momento de oportunidades. É preciso desenvolver a visão para encontrar novos meios de chegar ao cliente não só em períodos como este, mas também no dia-a-dia da empresa. Inovações implementadas agora, podem se transformar oportunidades de ampliar seu negócio.

Se você quer saber mais sobre isso, confira nosso artigo sobre take away e entenda como seu bar ou pub pode funcionar no período de isolamento social!