O marketing e a automação no varejo estão ganhando cada vez mais adeptos. Empresas de pequeno, médio ou grande porte estão abraçando a ideia e investindo em uma comunicação muito mais assertiva, baseada em dados e comportamentos, o que garante um resultado muito mais satisfatório.
Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo que te ajudará a tirar suas dúvidas e aumentar a rentabilidade do seu negócio.
Quer aprender mais sobre o tema e mudar a realidade da sua empresa por meio de otimização e tempo, investimento e esforço no dia a dia?
Continue a leitura.
O que é automação de marketing e como ela funciona?
A automação de marketing é uma estratégia de comunicação que visa a otimizar o dia a dia da empresa e tornar o processo de marketing e relacionamento com os clientes muito mais prático e eficaz.
Por meio dessas ferramentas de automação, é possível deixar programadas algumas ações de marketing, para facilitar a rotina dos profissionais de marketing.
Dentre as possíveis automações, estão:
- testes A/B;
- fluxos de nutrição;
- redes sociais;
- e-mail marketing.
Um dos maiores objetivos dessa estratégia é a possibilidade de tornar algumas ações, que até então, gastavam muito tempo, automáticas e permitir que a sua equipe tenha mais disponibilidade para ser estratégica.
Como o marketing e a automação no varejo podem aumentar as vendas?
O marketing para varejo também pode, e deve, ser otimizado com estratégias de automação.
Hoje, a tecnologia permite que empresas dos mais diversos portes conectem-se e otimizem sua rotina de trabalho e comunicação. Por isso, é preciso que você entenda quais são os benefícios desse investimento e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar um público cada vez maior.
Melhora seu relacionamento com o público
As ações de marketing e automação no varejo trazem diversos benefícios para as empresas. Um dos mais marcantes, sem dúvida, é a melhora do relacionamento entre empresa e público.
Nesse contexto, você terá ferramentas que permitem um relacionamento muito mais rápido com seus consumidores e possíveis clientes, por meio de e-mails, mensagens em redes sociais, CRM e SACs.
No caso dos e-mails, por exemplo, essas ferramentas permitem que você agende disparos diferenciados de acordo com o comportamento e as preferências de cada um dos seus consumidores.
Se você tem uma loja de materiais esportivos e está trabalhando com dois grupos de pessoas, um que prefere comprar tênis e outro que prefere bicicletas, é possível que a ferramenta, com as informações corretas, distribua os e-mails de acordo com os interesses desses públicos, facilitando a comunicação e tornando-a muito mais eficiente.
Ajuda a coletar cada vez mais dados sobre os consumidores
As ferramentas de automação também permitem que você colete cada vez mais dados sobre os consumidores da sua empresa.
Algumas possuem integração com CRMs, ferramentas de gestão de clientes, que garantem a captação e a organização de todos os dados desses consumidores, permitindo que você aumente seu conhecimento de mercado e entenda como a sua empresa está sendo percebida pelos clientes.
Um exemplo desse benefício é a possibilidade de analisar como estão sendo as relações dos seus clientes com a empresa: eles estão tendo muitas dúvidas? Quais são as mais comuns? Eles estão conquistando os resultados esperados?
Quando você coleta essas informações e as analisa de forma estratégica, é possível criar uma estratégia muito mais eficiente, além de reforçar ainda mais os diferenciais competitivos do seu negócio e ganhar destaque no mercado.
Lembre-se de que não há ninguém melhor que os seus próprios clientes para informar o que está funcionando e o que precisa ser revisto no seu negócio.
Permite ser mais ágil em ações estratégicas
Outra vantagem incontestável é a possibilidade de ser muito mais ágil e estratégico no dia a dia.
Quando utilizamos ferramentas de automação, conseguimos reduzir o tempo gasto em ações que acabam nos demandando muito trabalho braçal e pouca estratégica.
Com isso, é possível reorganizar os esforços e a rotina de trabalho no dia a dia, permitindo que a sua equipe de comunicação consiga fazer um trabalho muito mais assertivo, analisando dados reais e estruturando um planejamento de comunicação que realmente atinja o seu público da forma correta, no momento correto e do jeito ideal.
Como implementar a automação de marketing no varejo?
Agora que você conhece os benefícios desse investimento, está na hora de entender como aplicar o marketing e a automação no varejo, melhorando a sua estratégia de comunicação e encontrando ações capazes de trazer resultados muito mais assertivos.
Utilize as ferramentas corretas
É fundamental que você utilize uma ferramenta correta para fazer a automação de marketing da sua empresa.
Existem várias ferramentas disponíveis no mercado e, por isso, é preciso que você conheça as necessidades da sua empresa e o que você realmente espera dessas ferramentas.
Com base nisso, é possível encontrar a alternativa mais interessante para o seu negócio, sempre considerando as suas demandas e o que precisa ser automatizado dentro da sua empresa.
Entenda o seu público
Conhecer o seu público é um dos primeiros passos para aplicar a sua estratégia de automação de marketing na empresa.
Quando você sabe quem é o seu público e como ele se relaciona com as empresas, é possível que você elabore um planejamento de comunicação muito mais focado em dados reais, analisando o que seu público realmente precisa e qual é a forma mais assertiva de se comunicar com essas pessoas.
Tenha um planejamento de ações
Para que você tenha um processo de automação muito mais eficiente e otimizado, é preciso fazer um planejamento de marketing.
Nesse planejamento, você colocará todas as ações que pretende fazer, conteúdos, datas de entrega e, com base nisso, configurar as ferramentas para atender às suas necessidades.
Para fazer uma automação de marketing muito mais eficiente, é preciso contar com uma empresa qualificada.
Busque por agências e empresas de comunicação que possuam domínio de marketing digital e que, por isso, sejam capazes de trabalhar da melhor forma possível, usando os dados de forma estratégica e diferenciada.
As ações de marketing e automação no varejo são fundamentais para o crescimento sustentável da empresa, aumentando os potenciais de conversão e a rentabilidade do seu negócio.
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