Marketing para clínicas médicas: tudo o que você precisa saber!

6 de julho de 2020
PUBLICADO EM blog
6 de julho de 2020 Marcelo Rama

O investimento em estratégias de marketing não é uma opção: é fundamental que as empresas dos mais diversos ramos e portes estejam atentas à necessidade de criar ações de comunicação muito mais eficientes e bem direcionadas para o público. Portanto, para clínicas médicas, a estratégia não é diferente!

Ter um conjunto de ações de comunicação voltados para a divulgação de serviços na área da saúde e do crescimento do negócio é uma peça chave para construir um empreendimento de sucesso. Assim, torna-se possível o crescimento de forma sustentável, fidelizando pacientes e melhorando os resultados mês a mês.

O nome desse conjunto de estratégias é marketing médico, e entender o que ele é, como ele funciona e quais são as possibilidades dentro desse universo é necessário para estreitar as relações com os pacientes e conquistar cada vez mais autoridade.

Quer saber mais sobre o tema e descobrir como aplicar o marketing para clínicas médicas? Continue a leitura.

O que é marketing médico?

O marketing médico é muito mais do que uma simples propaganda a respeito da clínica. Ou seja, ele permite trabalhar com a criação e comunicação de mensagens para os consumidores, além de estruturar estratégias que ajudam a entregar cada vez mais valor para o público.

No entanto, é importante alinhar quais são as expectativas do seu paciente e o que você está entregando dentro da clínica médica: se está conseguindo oferecer tudo que eles esperam ou se existem falhas, como está o atendimento e outros detalhes que impactam diretamente na experiência desses pacientes.

O marketing para clínicas médicas é, portanto, um conjunto de ações que apresentarão para o seu paciente quais são os valores do seu serviço, dando destaque para o seu diferencial competitivo e trabalhando para que esses pacientes tenham sempre a melhor experiência possível dentro da clínica.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados: existem regras que precisam ser seguidas, e alguns tipos de conteúdo que não podem ser divulgados. Falaremos sobre isso mais adiante.

Qual a importância do marketing para clínicas médicas?

O marketing para clínicas médicas é fundamental para o crescimento do negócio. A concorrência nos mais diversos setores cresceu bastante nos últimos anos, e o mercado de saúde não ficou de fora.

Sem dúvida, você já deve ter reparado que existem vários profissionais oferecendo os mesmos serviços ou soluções muito semelhantes, e saber se destacar dentre tantas opções é um passo fundamental para conseguir aumentar a carteira de pacientes e crescer de forma sustentável dentro do seu mercado de atuação.

O marketing para clínicas médicas também trabalha a qualidade do atendimento e relacionamento com os pacientes, ponto principal para entregar um tratamento humanizado, conquistar a confiança do seu público e estruturar uma clínica diferenciada.

Além disso, ele também permitirá levar mais informações a respeito do profissional e tratamentos realizados para outras pessoas, podendo então conquistar outros clientes e melhorar a rentabilidade do negócio.

Como fazer um bom marketing para clínicas médicas?

É importante ter alguns cuidados para fazer um bom marketing para clínicas médicas. Sendo assim, o primeiro passo é entender a própria empresa, olhar para a realidade do seu negócio e, a partir disso, começar a identificar as oportunidades de melhora e novos investimentos para o seu negócio.

Para te ajudar a entender quais são as melhores práticas nesse momento, separamos alguns detalhes fundamentais para que você entenda como está o seu mercado e consiga identificar oportunidades de estratégias de comunicação on e offline para a sua clínica médica.

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo é conhecer o seu público. Ou seja, é preciso que você saiba quais são os perfis de cliente que você tem, que tipo de informação e conteúdo seus pacientes consomem, qual tipo de atendimento eles valorizam, etc.

Quanto mais informações você tiver a respeito de quem é o seu público, mais direcionada e norteada será a sua estratégia de marketing.

Para conseguir identificar quem é o público-alvo para a sua estratégia de marketing para clínicas médicas, levante questões como:

  • quem são essas pessoas;
  • quais são os perfis de pacientes;
  • que tipo de linguagem eles usam;
  • em quais canais buscam por informação;
  • que tipo de informação eles buscam;
  • quais são suas maiores necessidades;
  • o que eles valorizam em um bom atendimento;
  • o que eles valorizam em um tratamento;
  • quais fatores são decisivos para optarem por uma clínica e não outra;
  • quais são os maiores desafios que essas pessoas enfrentam;
  • como a sua clínica pode ajudar cada uma dessas pessoas;
  • quais são os diferenciais competitivos que o seu público-alvo valoriza.

Dessa forma, perceba que, muitas vezes, haverá mais de um perfil de paciente, e está tudo bem! O importante é que você seja capaz de identificar as particularidades de cada um desses grupos e aprenda a oferecer estratégias de comunicação e marketing segmentadas e direcionadas para cada um deles.

Avalie a sua clínica

O segundo passo para ter uma estratégia de marketing para clínicas médicas de sucesso é avaliar a própria clínica e passar um verdadeiro pente fino em todos os quesitos do seu negócio.

É de extrema importância fazer essa observação porque, muitas vezes, você encontrará detalhes que podem estar sendo o gargalo para o sucesso do seu negócio.

Se você estiver começando uma clínica médica do zero, esse intertítulo ainda é importante: você aprenderá o que deve ser feito em cada um dos detalhes da rotina da clínica, reduzindo as chances de cometer erros a respeito desses quesitos no futuro.

Atendimento em clínicas médicas

É importante avaliar o atendimento, desde a recepção e sala de espera, até o atendimento do paciente propriamente dito.

Na recepção, como é a estrutura? A sala de espera é o ambiente ideal para os pacientes? Ela promove a tranquilidade? Dispões de itens para que eles se distraiam enquanto esperam?

A triagem dos pacientes é feita da melhor forma? É usado um sistema de gestão de pacientes com o histórico de cada um deles, ou as informações se perdem ao longo do tempo por falta de organização e armazenamento desses documentos?

Dentro da sala para a realização do procedimento, como é o atendimento do profissional? Ele consegue se comunicar bem com os pacientes? Tem paciência com eles? É preciso no que fala? Consegue ouvir as reclamações, sugestões e problemas dos pacientes durante todo o tratamento?

Como é o pós-consulta? É possível encontrar rotinas de acompanhamento e suporte para os pacientes?

O atendimento de uma clínica médica vai além de simplesmente realizar um procedimento médico: ele abrange toda a experiência dos pacientes desde a hora que chega na clínica e precisa passar pela triagem e esperar na sala de espera, até o pós atendimento, com um acompanhamento próximo e uma linguagem bem prestativa para auxiliá-lo em qualquer outro momento.

Satisfação dos clientes

Também é importantíssimo avaliar como está a satisfação dos seus pacientes. Ou seja: você observa que eles estão fidelizados? Os seus pacientes voltam sempre que possível? Fazem elogios?

Ou você tem enfrentado frequentemente reclamações e problemas a respeito da satisfação dos seus consumidores?

Saber ouvir o que essas pessoas falam e o que elas percebem a respeito da sua clínica médica pode ser uma excelente forma de conseguir insights para melhorias no dia a dia.

Formas de pagamento em clínicas médicas

Os meios de pagamento também precisam ser avaliados: como são as possibilidades oferecidas para os seus pacientes? Está atendendo a sua demanda? Ou é necessário modernizar e permitir o pagamento por meio de transferência, PicPay ou uma alternativa?

A forma de pagamento adequada vai depender bastante do seu público! Vale a pena conferir!

Relacionamento com os pacientes

Ter um bom relacionamento com os pacientes é fundamental para que a sua clínica médica realmente cresça. Por isso, avalie como está sendo esse relacionamento.

Veja se existem alguns gargalos ou se você realmente está fazendo um bom trabalho. Assim como o atendimento, vale lembrar que o relacionamento com o cliente começa antes da consulta médica e não termina em nenhum momento: é preciso ser feito durante todo o tratamento dessas pessoas, por meio de mensagens, e-mails e, claro, pessoalmente, dentro da clínica.

Estratégias de comunicação já utilizadas em clínicas médicas

Também é necessário avaliar quais são as estratégias de comunicação que você está usando dentro da sua clínica médica: você trabalha com as redes sociais? Tem algum site ou blog? Que tipo de comunicação offline e online você faz no dia a dia?

É importante aprender a avaliar os resultados desse tipo de estratégia. Assim, é possível identificar se elas realmente estão dando o retorno esperado ou se é necessário fazer alguns ajustes no dia a dia.

Acompanhe a concorrência

Depois de avaliar seu público a sua clínica, é hora de identificar quais são os concorrentes mais relevantes para o seu negócio e, a partir daí, acompanhá-los.

Apesar de muitas pessoas torcerem o nariz para a necessidade de acompanhar os concorrentes, essa é uma excelente maneira de ver o que está dando certo e o que está dando errado, que tipo de informação e que tipo de conteúdo estão sendo produzidos, quais são os comentários e o comportamento dos pacientes e muito mais.

É necessário fazer essa análise para conseguir identificar alguns possíveis erros e aprender a evitá-los a partir de agora.

Avalie as estratégias de marketing médico

Existem vários tipos de estratégias de marketing disponíveis no mercado: mobile marketing, inbound marketing, redes sociais, e-mail marketing e outras diversas disciplinas, que podem ser combinadas para criar uma estrutura de comunicação muito mais eficiente e bem direcionada.

Dito isso, vamos falar sobre os tipos de estratégia mais comuns utilizados dentro do segmento da saúde e quais são possíveis de serem executadas no dia a dia.

Marketing digital para clínicas médicas

O marketing digital, de modo geral, abraça diversas disciplinas que serão trabalhadas no decorrer do conteúdo.

Porém, mesmo que você não vá trabalhar com redes sociais e produção de conteúdo, por exemplo, existem detalhes simples mas muito importantes que irão te ajudar a criar uma pegada digital para a sua clínica médica.

O primeiro passo é cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, permitindo que os possíveis clientes consigam encontrá-la, principalmente considerando a localização e os termos de busca.

Também é interessante trabalhar com um site, para que os possíveis clientes consigam encontrar informações sobre a clínica, informações sobre os profissionais e as especialidades que estão disponíveis. No site, também é possível inserir informações sobre equipamentos que serão usados.

Redes sociais

As redes sociais se tornaram muito importantes para os mais diversos tipos de negócio. Hoje, é comum que empresas de todos os segmentos e tamanhos realmente participem das plataformas sociais e produzam conteúdos para interagir com seus consumidores.

Esses canais se tornaram, também, verdadeiras plataformas de interação, onde clientes e possíveis clientes tiram dúvidas, esclarecem alguns detalhes, agendam consultas, dão feedbacks e muito mais.

Por isso, é fundamental que a sua clínica também esteja disponível nessas plataformas, permitindo que os seus pacientes a encontrem e consigam entender um pouco mais quais são os profissionais que ali trabalham, tratamentos disponíveis e outros detalhes.

Email marketing

A estratégia de e-mail marketing também pode ser uma excelente alternativa. Ela permite que você se comunique diretamente com os seus clientes e crie um bom relacionamento.

Se for utilizar um sistema de automação de marketing, as possibilidades são inúmeras.

É possível:

  • confirmar agendamento de horários;
  • lembrar os pacientes sobre consultas que estão por vir;
  • lembrar os pacientes sobre consultas preventivas que precisam ser refeitas;
  • dar assistência pós consulta etc.

Produzir conteúdo de qualidade para clínicas médicas

A produção de conteúdo de qualidade é um tipo de ação de marketing para clínicas médicas que está crescendo cada vez mais.

Afinal, todo paciente tem dúvidas sobre os tratamentos, doenças, sintomas e outros detalhes que podem ser trabalhados em conteúdos dentro de um blog, por exemplo.

Um detalhe importante que ajuda a dar credibilidade e relevância para esses materiais (e para a clínica) é que médicos e profissionais da saúde assinem esses conteúdos.

Acompanhe as métricas

Saber quais são as métricas da sua clínica médica permitirá que você tenha muito mais controle do que está sendo feito e dos resultados que está levantando. Para isso, é interessante que você avalie questões como:

  • como estão os indicadores de vendas;
  • como está a satisfação dos pacientes;
  • se pacientes retornam;
  • qual a proporção de pacientes que abandonam o tratamento;
  • se você trabalha com redes sociais, como está o engajamento;
  • se você trabalha com e-mail marketing, como está a interação;
  • quantos novos pacientes chegam todos os meses etc.

Considere uma agência parceira

Ter uma agência parceira pode ser a melhor alternativa para a execução de uma boa estratégia de marketing para clínicas médicas. É importante considerar essa parceria porque, com profissionais qualificados e conhecimento de mercado, é possível que o trabalho seja diferenciado, e seja capaz de ajudar a sua clínica a alcançar as metas propostas.

O contrato com uma agência de marketing é uma medida para garantir que a clínica não fique sobrecarregada. Não será necessário contratar um profissional de marketing: você terá uma agência que cuidará de todas as suas necessidades e ajudará a dar sequência nas estratégias.

Quais os cuidados na hora de divulgar os serviços?

Se você está pensando em estruturar ações de marketing para clínicas médicas, é interessante ter diversos cuidados durante a estratégia. O mercado de saúde pede muita atenção a detalhes que podem ser questionáveis durante todo o processo.

1. Cuidados em relação a tratamentos para emagrecimento

O primeiro cuidado é em relação a tratamentos para emagrecimento. Não é permitido dar nenhum tipo de garantia para os clientes, tampouco prometer que os resultados entre os pacientes serão os mesmos.

É fundamental ter o cuidado de deixar claro que os tratamentos e a eficácia de cada um deles dependerá de diversos detalhes, como biotipo, cuidado pós-tratamento, etc.

Um dos erros mais comuns é prometer resultados extremamente eficientes para os pacientes. Isso pode, inclusive, ser fator de punição para a clínica médica.

Sempre tenha uma comunicação transparente e responsável.

2. Cuidados em relação a fotos

As fotos também são motivos de polêmica no meio médico. Em muitos casos, elas não são permitidas, nem com a autorização dos pacientes.

Não é raro encontrarmos clínicas que divulgam fotos de antes e depois. No entanto, é preciso avaliar caso a caso para identificar em quais desses contextos essas fotos realmente são permitidas ou não.

Por isso, aqui cabe a mesma observação anterior: cuidado ao prometer soluções mirabolantes e dar a sensação de que todos os pacientes terão os mesmos resultados. Dessa forma, seja transparente e cuidadoso com o que está sendo comunicado.

O que é permitido na divulgação dos serviços?

Existem várias regras a respeito do que pode ou não ser divulgado por profissionais da área da saúde. É preciso ter muita atenção nesses detalhes para que não existam problemas futuros.

Divulgar especialidades disponíveis na clínica

É permitido que os profissionais divulguem quais são suas especialidades e que, a partir disso, a clínica médica divulgue quais são as especialidades disponíveis para os pacientes.

Contudo, é importante que os profissionais divulguem seu nome completo e o registro no CFM. Não se esqueça que cada profissional deve se limitar a no máximo duas especialidades.

Equipamentos utilizados, serviços oferecidos

É permitido divulgar quais são os equipamentos comumente utilizados durante os tratamentos e procedimentos realizados dentro da clínica médica.

No entanto, é importante atentar para que o conteúdo não seja entendido como uma propaganda a respeito daquele tipo de equipamento. Além disso, também é extremamente necessário que não seja passada a sensação de que exista alguma garantia de sucessos.

O que deve ser evitado?

O marketing na área da saúde exige alguns cuidados. Apesar de ser um grande universo a ser explorado pelos profissionais, algumas práticas podem ser mal vistas e precisam de mais atenção.

Hoje você atua com marketing dentro da clínica médica? Já recebeu algum tipo de advertência? Será que está fazendo algo que não deveria?

Fotos de pacientes

Divulgar fotos de pacientes é algo muito comum, mas que é proibido dentro das melhores práticas do marketing para clínicas médicas. As fotos dos pacientes não podem ser divulgadas em nenhuma plataforma (internet, televisivos e impressos) nem se houver autorização dos mesmos.

Esse pode ser considerado um dos erros mais comuns. Afinal, na maior parte das vezes, quando acessamos o perfil de um profissional da saúde ou de uma clínica médica, nos deparamos com imagens de antes e depois de pacientes diversos.

Preços

É proibido divulgar os valores dos procedimentos e tratamentos que serão realizados dentro da clínica médica.

Além disso, é preciso tomar cuidado com algumas expressões como “o melhor”, “resultados excelentes”, “garantia de resultados”, “a melhor opção” etc.

Entrevistas com os médicos

Os médicos poderão participar de entrevistas sempre que estas tenham como objetivo esclarecer alguns pontos importantes e levar cada vez mais informações para a sociedade. Seguindo essa lógica e divulgando o nome completo do profissional e seu CRM, as entrevistas são permitidas.

No entanto, existem regras que precisam ser seguidas: não é permitido praticar a autopromoção da clínica médica, promover serviços ou qualquer outra informação sobre o local de trabalho em que atua durante a entrevista.

Quais são os benefícios de um marketing para clínicas médicas eficiente?

As estratégias de marketing para clínicas médicas pode trazer diversos benefícios para o estabelecimento, se for feita de forma consciente.

Entre os benefícios, estão:

  • entender quem é o seu público e como ele se comporta;
  • melhorar o relacionamento com os pacientes;
  • aumentar a procura de novos pacientes;
  • melhorar de fidelização;
  • aumentar a recorrência;
  • se tornar referência de mercado;
  • educar o público;
  • melhorar o atendimento;
  • melhor o pós-consulta;
  • aumentar os lucros etc.

Todos esses detalhes realmente farão a diferença para o crescimento sustentável da clínica e permitirá que o negócio se torne uma verdadeira referência no mercado.

Os conflitos entre marketing e vendas muitas vezes acontece justamente porque as estratégias de marketing estão inadequadas e as metas de vendas estão além do possível.

Portanto, quando entendemos quais são as melhores estratégia de marketing para clínicas médicas, quais são os cuidados necessários, quais são os perfis de público-alvo e quais melhorias podem (e devem) ser feitas dentro da clínica, é possível construir um negócio de sucesso e se destacar no mercado.

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