3 ferramentas para análise da concorrência no digital que você precisa conhecer

18 de novembro de 2019
PUBLICADO EM blog
18 de novembro de 2019 Marcelo Rama

Para quem planeja fortalecer a sua presença digital e garantir o melhor desempenho online na busca por um número maior de clientes e vendas, não basta acertar nas suas estratégias e campanhas. Afinal, você possivelmente não está sozinho na disputa pela atenção — e os recursos — dos consumidores e, por isso, é preciso fazer uma análise da concorrência.

A notícia boa é que a transformação digital permite que esse trabalho seja feito de maneira ainda mais precisa, gerando informações extremamente relevantes para aplicar nas suas ações de Marketing Digital. Com as ferramentas certas, você pode descobrir como os seus concorrentes estão se comportando e, assim, desenvolver ações ainda mais eficientes.

Que tal, então, conhecer essas ferramentas para a análise da concorrência? Continue a leitura deste artigo para saber a importância de ficar de olho em quem disputa a atenção do usuário com você, os pontos que precisam ser observados no cenário digital e, é claro, quais as soluções para fazer esse trabalho. Confira!

Qual a importância de ficar de olho nos seus concorrentes?

O trabalho de Marketing Digital deve ser recorrente e constante, e parte fundamental dessa tarefa é o monitoramento do seu desempenho. Porém, é cada vez mais importante não acompanhar apenas as suas estratégias, mas também de quem está competindo com você pela atenção dos usuários dentro do seu segmento de atuação.

Portanto, fazer uma análise da concorrência vai ajudar você a melhorar o próprio desempenho. Afinal, saber o que funciona e o que não funciona com o seu público-alvo é importante, certo? Melhor ainda se você conseguir uma amostra dessa reação a partir dos investimentos feitos pelos seus concorrentes.

Ou seja, na prática, você consegue captar insights valiosos sobre a eficiência de uma ação ou mesmo se vale a pena ou não utilizar determinada palavra-chave para sua campanha de anúncios online, por exemplo. Dessa forma, você pode se aproveitar disso, entender melhor o comportamento do consumidor e aplicar estratégias mais eficientes.

Quais pontos devem ser levados em consideração nessa análise?

Mas o que deve ser analisado ao observar o desempenho das estratégias adotadas pela concorrência? Separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração no trabalho de monitoramento.

Monitoramento de palavras-chave

Parte importante do trabalho de Marketing Digital é a utilização precisa das palavras-chave, certo? Portanto, sempre tente acompanhar quais são os termos mais utilizados pela sua concorrência e, é claro, se o desempenho está sendo satisfatório ou não. A partir de informações como essa é possível modificar a abordagem das suas ações, por exemplo.

Frequência de menções

Saber se o seu concorrente está sendo mencionado mais ou menos do que você também pode ser importante para compreender melhor quem tem uma presença digital mais fortalecida, por exemplo. Que tal identificar o comportamento dos usuários nas redes sociais? As menções aos concorrentes são positivas ou negativas?

Formatos de conteúdo

Outro fator relevante para que as suas estratégias de Marketing se destaquem é apostar em conteúdos que façam sucesso com os usuários. Quais publicações renderam mais compartilhamentos nas redes sociais? Dessa forma, você pode identificar o que funciona melhor em cada plataforma com o seu público, tornando suas ações mais eficientes.

Quais as 3 melhores ferramentas para fazer a análise da concorrência?

Agora que você já sabe como é importante fazer uma análise da concorrência com regularidade e como isso pode influenciar o desempenho das suas estratégias de Marketing Digital, que tal conhecer as 3 melhores ferramentas para esse trabalho? Listamos as melhores opções e como elas podem ajudar o seu negócio. Confira!

1. SEMRush

Quer saber exatamente o que os seus concorrentes estão utilizando para gerarem tráfego orgânico e/ou pago para as suas páginas? Tarefa importante dentro do trabalho de SEO, certo? O SEMRush é ideal para isso: fornece informações vitais, em formato de gráfico, sobre o volume de tráfego e busca de determinado domínio.

A versão gratuita já fornece insights importantes para enriquecer o seu processo de pesquisa, enquanto a versão paga garante acesso a todas as informações. Portanto, se você quer acompanhar algumas métricas fundamentais dos seus principais concorrentes, o SEMRush pode ser a ferramenta perfeita.

2. Google Alerts

Completamente gratuito, o Google Alerts é indispensável para quem quer fazer um trabalho de monitoramento. A ferramenta compila todos os conteúdos referentes ao termo buscado, de publicações em blogs até notícias publicadas em grandes portais na internet. Pode ser interessante para ter uma dimensão do que está acontecendo na concorrência.

A ideia é criar alertas que permitam que você acompanhe tudo o que estão publicando em suas páginas e, melhor, o que o público está comentando sobre eles. Além disso, é possível descobrir quais são as estratégias utilizadas em seus conteúdos para gerarem engajamento com os consumidores e, é claro, o que funciona e o que não funciona.

3. SimilarWeb

Quando falamos em número de métricas e indicadores, o SimilarWeb é uma opção que não pode faltar no seu trabalho de análise da concorrência. Essa ferramenta é a mais completa quando se trata de coletar informações sobre o desempenho de quem está disputando a atenção do consumidor com você. Do total de visitas em determinado mês até as páginas que foram acessadas e a origem desse tráfego.

Além disso, o SimilarWeb apresenta outros indicadores fundamentais para você compreender melhor o desempenho da concorrência. Um deles é a taxa de rejeição, que, quando elevada, pode mostrar, por exemplo, que o alto número de visitas é, na verdade, enganador. Você também pode colocar mais de uma URL na sua comparação, gerando um relatório mais completo sobre o cenário do seu segmento de atuação.

Qual a relevância dessa análise para o sucesso do seu negócio?

Como mostramos, a análise da concorrência é uma etapa fundamental para que você consiga criar ideias e otimizar o desempenho das suas estratégias e campanhas de Marketing Digital. Porém, não se esqueça que não basta olhar para os seus concorrentes e esquecer do trabalho realizado na sua empresa.

Por melhor que seja a sua análise, os resultados só vão aparecer quando você conseguir aplicar as estratégias no seu negócio. É preciso fazer um planejamento de conteúdo eficiente e investir em correções para que o seu trabalho de SEO seja, de fato, eficiente na busca, por exemplo, por um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

A análise da concorrência, portanto, é uma ação fundamental para qualquer empresa que busca se destacar no cenário digital. Seja para fortalecer o trabalho de SEO ou para compreender melhor o comportamento do consumidor, todos esses insights podem ser importantes para que as suas estratégias se tornem mais precisas e eficientes.

Gostou deste conteúdo? Conseguimos tirar as suas dúvidas sobre a importância da análise da concorrência? Nós esperamos que sim! Agora, que tal, então, deixar a sua opinião nos comentários abaixo? Pode ser uma crítica, sugestão, elogio ou, até mesmo, uma dúvida. Estamos ansiosos pela sua opinião. Comente!

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