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Novo normal: entenda como a pandemia impactou o SEO!

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  • 18 outubro 2021

Você cansou de ouvir a expressão ‘’novo normal’’, usada para se referir às mudanças de mundo trazidas pela pandemia da covid-19?

É preciso se acostumar. Por mais que se trate de uma realidade não tão recente, já que são quase 2 anos de convívio com ela, muitos dos impactos tendem a persistir e o SEO não fica imune a isso.

O SEO, que busca a otimização nos mecanismos de buscas, consiste no conjunto de técnicas utilizadas por páginas da web para oferecer uma melhor experiência ao usuário. Assim, as páginas oferecem mais qualidade, autoridade e visibilidade nos buscadores, como no Google.

Considere que a pandemia intensificou o uso de plataformas digitais, o que torna o SEO ainda mais relevante nas estratégias de marketing. No entanto, nem o SEO ficou imune ao novo normal e também sofreu com as alterações trazidas pelo coronavírus.

Continue a leitura e saiba quais mudanças foram essas, como o Google lidou com a situação e o que esperar do futuro do SEO.

Quais os impactos do novo normal no SEO?

Como você pôde notar, o SEO é uma ferramenta indispensável para que uma página da web tenha mais relevância diante dos usuários, já que ela favorece o ranqueamento e a visibilidade.

No contexto atual, o digital se tornou ainda mais popular, permitindo interações sociais, estudos e compras. Segundo um relatório realizado pela Conversion, 86% dos brasileiros com internet compraram on-line durante a pandemia, o que incentivou grandes marcas, como Magazine Luiza, a intensificar a presença no digital.

Além disso, outras mudanças surgiram:

Maior uso do desktop

A presença majoritária do smartphone na rotina das pessoas passou a ser dividida com o desktop, já que muitos aumentaram o tempo em casa e voltaram a usar o computador ou notebook com mais frequência.

Fortalecimento do consumo local

Para reduzir os impactos econômicos e sociais que a pandemia trouxa, houve uma maior consciência e fortalecimento do consumo local;

Sensibilidade no marketing de conteúdo

Em momentos de crise, é preciso levar em consideração esse contexto vivido e se necessário, planejar pautas para mostrar sensibilidade e mais responsabilidade.

Fortalecimento do SEO

Investir nas estratégias de SEO, que favorecem sua página web de forma orgânica, pode otimizar os resultados de modo escalável, já que o retorno financeiro tende a ser maior do que o gasto.

Jornada de compra cada vez mais on-line

Com o fechamento do comércio e a insegurança das compras presenciais, muitos negócios e consumidores passara a priorizar o consumo on-line.

Quais medidas tomadas pelo Google na pandemia para melhorar o SEO?

Diante dos impactos citados, foi preciso que o Google (como o principal buscador da internet) reagisse ao novo normal e desenvolvesse alternativas para a experiência de busca.

Tais ações foram benéficas para o consumidor e para as empresas que necessitavam de melhores resultados. Acompanhe, a seguir, as atitudes tomadas pela plataforma.

Cobertura on-SERP

Você já experimentou pesquisar sobre a coronavírus no Google e percebeu que trechos são destacados de algumas páginas, sem que o usuário precise selecionar algum link?

Isso se chama cobertura on-SERP, que corresponde às respostas prontas na página de resultados de busca. A otimização foi intensificada pelo Google para que o usuário consiga as informações de forma mais ágil.

Da mesma maneira, uma página web pode criar rich snippets, que são fragmentos ricos a respeito do conteúdo existente em um link e que informa ao usuário de forma resumida o que ele encontra com o clique.

Além disso, a prática também favorece o SEO, que identifica informações relevantes para exibir nas pesquisas do Google. Para isso, você pode estimular a atuação do robô do Google na facilitação de identificação do que é relevante, para exibição na SERP, como ao:

  • contar com desenvolvedores para configurar os dados estruturados da página;
  • utilizar a ferramenta do Google Search Console, que mostra ao robô como ele deve ler os conteúdos das páginas;
  • instalar plugins como o All-In-One Schema.org Rich Snippets.

O rich snippets pode ser utilizado para mostrar:

  • avaliações dos usuários;
  • FAQ;
  • Avisos relacionados a covid-19;
  • etc.

Google Shopping Gratuito

Antes da pandemia da covid-19, o Google Shopping — que funciona como uma vitrine on-line de produtos pesquisados e filtrados por meio de uma palavra-chave —, só era disponível na versão paga. Esta versão continua disponível e favorece ainda mais os anunciantes, já que os produtos aparecem nas primeiras posições.

No entanto, e-commerces com menor capital para o investimento em mídia paga, especialmente as prejudicadas com a crise intensificada pela pandemia, também têm vantagens e podem ser facilmente encontradas pelos usuários.

Inicialmente essa opção ainda não está disponível para o Brasil, mas é possível fazer o cadastro das marcas no Google Merchant Center, que cria lista de produtos para o Google Shopping. Desse modo, a cada pesquisa por esses produtos, os itens listados são enviados ao Google Shopping.

Nova experiência no Google Notícias

O acesso a informações relevantes e confiáveis se torna cada vez mais importantes, principalmente em tempos de pandemia, que faz a comunicação ser ainda mais indispensável para a sobrevivência. E ainda, em períodos eleitorais, como o Brasil em 2020 e em 2022, a lógica é a mesma.

Por esse motivo, o Google Notícias, que é uma das principais fontes de busca dos usuários, passou por atualizações durante o novo normal:

  • criação da página especial sobre o coronavírus;
  • atualizações no box de principais notícias que aparecem na SERP, ao priorizar notícias locais e adaptar para dispositivos móveis;
  • parceria com o TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) para responder a questionamentos sobre o pleito eleitoral.

O que esperar do futuro do SEO a partir do novo normal?

Mesmo com o avanço da vacinação, ainda é incerto dizer quando a pandemia da covid-19 será finalizada, mas é fato que é preciso considerar as tendências considerando os impactos trazidos por ela.

Assim, no novo normal, é possível que haja uma preocupação ainda maior do Google quanto a confiança nas informações e as estratégias que as marcas podem adotar para oferecer mais valor aos clientes. Além do mais, é indispensável que profissionais de SEO se aprimorem ainda mais na área para otimizar as páginas web.

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