Entenda como estabelecer boas parcerias pagas no Instagram

14 de dezembro de 2020
PUBLICADO EM blog
14 de dezembro de 2020 Marcelo Rama

Ter uma parceria paga no Instagram consiste em uma forma de colocar nas postagens quando é feita uma publicidade remunerada, na qual a marca da produtora fica exposta. O seu objetivo é fazer com que o relacionamento com o público seja transparente, ao mostrar quando há benefício financeiro na divulgação de um produto ou serviço, por exemplo.

Dessa forma, ao usar essa opção na plataforma digital, as pessoas vão poder visualizar a seguinte mensagem no cabeçalho da publicação: “Parceira paga com (nome da marca)”.

Quer entender como estabelecer boas parcerias pagas no Instagram? Então, continue a leitura do artigo! Vamos lá?

Como funciona a parceria paga no Instagram?

A parceria paga nas redes sociais, geralmente, é feita entre empresas e influenciadores que tem um grande número de seguidores nas mídias digitais. Ao contratar esse tipo de serviço pelo Instagram, a organização recebe uma notificação de marcação pelo aplicativo e no Facebook.

Para habilitar essa ferramenta na plataforma, é necessário seguir os seguintes passos: 1º configurações, 2º conta e 3º ferramenta para conteúdo de marca. Logo após, clique para fazer a habilitação do recurso.

Entretanto, também é preciso habilitar os seus parceiros de negócio. Essa ação é necessária para que eles consigam compartilhar uma postagem marcando seu empreendimento. Então, 1º acesse o Instagram do empreendimento, 2º configurações, 3º empresa, 4º conteúdo de marca. Em seguida, faça uma busca e selecione o parceiro da sua campanha.

Uma dica para evitar que outras contas venham a compartilhar postagens usando o nome da sua página sem o seu consentimento, é habilitar a opção “solicitar aprovações”. Isso o ajudará a evitar transtornos com as postagens indesejadas.

Os negócios que foram marcados, também pode recusar a marcação de um conteúdo e removê-las. Veja como funciona.

No Facebook

É possível usar a própria plataforma e o Gerenciador de Negócios para realizar a ação. Nesse caso, a organização precisa selecionar a guia dos Stores ou das publicações. Em seguida, clicar na seta para baixo, que fica ao lado do controle de criação e, logo após, clicar no botão “Remover”.

No Instagram

Neste caso, para remover a marcação, a empresa precisa selecionar os três pontinhos que estão localizados na parte superior direita da postagem. Depois, é necessário clicar na opção “Remover”.

Quais resultados essa medida se propõe a alcançar?

Conseguir mensurar os resultados das parcerias pagas no Instagram é fundamental para entender se sua estratégia de marketing tem dado certo. Para isso, a plataforma digital permite que a empresa tenha acesso à algumas funcionalidades de forma simples e prática.

No momento em que uma campanha está ativa, o parceiro do negócio consegue ver os dados orgânicos na aba “conteúdo de marca”, situada nas Informações da página do Facebook. Para isso, os parceiros precisam ter uma página no Facebook, pois, só assim, conseguiram ter um perfil comercial do Instagram.

Em publicações feitas nos Stores, os parceiros marcados nas postagens poderão acessar as métricas em um intervalo de 14 dias. Entre elas: alcance, toques para voltar, toques para avançar, respostas e saídas. Já os criadores de conteúdo, vão continuar vendo as métricas normalmente nas informações do aplicativo.

Outra dado interessante, é o fato do criador de conteúdo ter a possibilidade de habilitar a opção de impulsionamento pelo parceiro. Isso significa que, você como empresa, consegue impulsionar aquele post compartilhado pelo influenciador digital, por exemplo. Contudo, para que isso seja possível, é necessário que a pessoa que fez a postagem habilite esta opção na hora da publicação.

Quando começar a pedir parceria?

Pedir uma parceria, seja com outra empresa ou com um influenciador, é algo que traz inúmeros benefícios para a organização. Contudo, antes de firmar um acordo, você precisa pensar responder algumas perguntas que vão ajudá-lo a entender se há necessidade de investir nesse tipo de estratégia.

Portanto, veja algumas indagações que precisa fazer a si mesmo para entender a necessidade de começar uma nova parceria.

  • Deseja aumentar o número de seguidores?
  • Quer divulgar a marca da empresa para mais pessoas?
  • Ameja atrair novos clientes?
  • Quer converter leads?
  • Pretende lançar um novo produto?

Se você responder de forma positiva a pelo menos uma dessas perguntas, é hora de começar a investir em uma parceria digital com quem pode contribuir para alcançar esses e outros objetivos empresariais, como melhorar a presença online da companhia e a forma como o seu público-alvo interage com sua marca.

Como escolher uma empresa ou influenciador para fazer parcerias pagas?

Saber como escolher uma empresa ou influenciador para fazer parcerias pagas, é fundamental para alcançar os objetivos e metas estabelecidas pela organização. Isso porque essa união deve auxiliar na hora do seu negócio chamar a atenção da sua persona — ou seja, do seu consumidor ideal. Para isso, o contrato só deve ser concretizado com quem tem uma cultura, visão e valores parecidos com a do empreendimento que faz parte.

Então, antes de tudo, busque entender qual o perfil da empresa ou influenciador que vai fazer a parceria paga no Instagram. Descubra se ele é divertido, sério e polêmico, se ele tem muitos seguidores na plataforma. Da mesma forma que é importante entender como as pessoas reagem as postagens publicadas pelo perfil em questão e se elas têm um bom engajamento e aceitação do público.

Outro ponto que não pode deixar passar despercebido é se esse influencer é um bom comunicador. Isso porque ele deve conseguir transmitir a mensagem de maneira clara e tentar ser mais natural possível na campanha de marketing, para que não comprometa a qualidade dos resultados da organização.

Contudo, para firmar uma boa parceria paga no Instagram, é necessário levar em consideração alguns pontos. Entre eles: estabeleça os motivos para a parceria, encontre um influenciador com valores alinhados aos da sua marca, defina um briefing claro, divulgue a campanha, tenha o apoio de uma agência de marketing digital, mensure os resultados etc. Ao adotar essas estratégias, fica mais fácil tornar a marca referência no mercado de atuação, aumentar sua autoridade na internet e, assim, atrair cada vez mais consumidores para realizar as vendas online.

Então, se você deseja ajudar outras pessoas a entenderem melhor sobre parceria paga no Instagram, não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, hein? Seus amigos vão agradecer!