Você já ouviu algum podcast de marketing digital? Esse formato de conteúdo está ganhando os corações do público, e é necessário que você entenda os benefícios dessa estratégia.
Atuando em diversos tipos de mercado, o podcast pode ser uma nova forma de produzir conteúdo relevante, aumentar a audiência da sua empresa e, por consequência, se transformar em uma referência no mercado.
Quer entender mais sobre isso? Continue a leitura.
O que é podcast?
O podcast é um formato de conteúdo que se assemelha a um programa de rádio. Trata-se de um meio de comunicação auditivo, que fica disponibilizado em plataformas digitais como Spotify, e em formatos como OGG, MP3 e AAC.
Nesse formato, o produtor de conteúdo poderá falar sobre diversos assuntos, trazer notícias, debates, discussões com especialistas, e muito mais.
Os podcasts têm ganhado cada vez mais espaço pela sua praticidade: se você gosta de acompanhar, por exemplo, o mundo dos negócios e do marketing, poderá ouvir seu podcast preferido enquanto dirige, quando está na academia ou andando de ônibus, por meio do seu fone de ouvido.
Para quem está em constante movimento e gosta de acompanhar tendências, novidades ou, até mesmo, aprender coisas novas sobre determinado assunto, essa pode ser uma excelente forma de consumir um conteúdo de qualidade: é só apertar o play!
Quais são os melhores podcast de marketing digital?
Para transformar sua empresa e acompanhar as maiores tendências de mercado, recomendamos conhecer as referências em podcast de marketing digital que estão ganhando as plataformas!
1. De cabeça: Marketing Digital
Criado por Eric Menau e Bruno Moreira, o podcast De Cabeça: Marketing Digital aborda temas variados do universo dos negócios online, desde como iniciar uma empresa até dicas e estratégias para quem está no mercado há algum tempo e quer aumentar seus resultados.
Além da discussão entre a dupla, também existem episódios em que convidados especiais contribuem com o assunto e dão opiniões sobre os tópicos abordados.
No De Cabeça, os episódios costumam durar em torno de 50 minutos. Você pode ouvi-los pelo Spotify.
2. FIREcast
Criado pela Hotmart, o podcast FIREcast pode ser uma excelente forma de aprender sobre marketing digital no dia a dia. O programa compila as palestras realizadas pelos grandes nomes no palco do festival Fire, organizado pela empresa.
Para quem não pôde comparecer ao evento, ou quer relembrar alguns dos aprendizados dessa experiência incrível, essa é uma das melhores formas de consumir esse conteúdo!
Os episódios variam entre 30 minutos a 1 hora e podem ser ouvidos pelo Spotify.
3. VDBCast
O Viver de Blog é um dos pioneiros sobre o assunto na internet. Desde 2013, Henrique Carvalho traz dicas valiosas sobre como produzir conteúdo e transformar o marketing digital.
Com o sucesso do blog, criou-se também o podcast, com dicas rápidas em episódios curtos, de 7 a 15 minutos, que trarão soluções diferenciadas para diversos problemas e necessidades do dia a dia.
Você pode acompanhar o trabalho do VDBCast pelo Spotify.
4. Mídia e Marketing – UOL
O Mídia e Marketing é um podcast da UOL, que conta com episódios semanais de aproximadamente 30 minutos. Nesse programa, os entrevistados falam sobre particularidades do mercado, criatividade, tendências e comportamento do consumidor.
O podcast pode ser ouvido pelo Spotify.
5. Bruno Picinini Podcast
O podcast do grande Bruno Picinini está disponível no Spotify e conta com episódios de aproximadamente 10 minutos.
Em seu programa, Bruno aborda dicas práticas e eficientes para converter mais clientes, gerar mais valor e ajudar a se desprender das famosas “métricas de vaidade”, focando no que realmente importa.
6. Braincast
Comandado por Carlos Merigo, Cris Dias, Luiz Yassuda, Guga Mafra, Luiz Hygino e Alexandre Maron, o Braincast traz debates relevantes sobre tecnologia, inovação, negócios, criatividade e cultura digital.
Os episódios são longos, com duração de uma a duas horas, e podem ser ouvidos pelo Spotify.
7. Marketing School
Trata-se de um podcast diário, com episódios curtos, com dicas incríveis. Comandado por Neil Patel e Eric Siu, dois grandes nomes do marketing, pode ser uma excelente fonte de informações valiosas para quem quer mudar a realidade da empresa e conquistar resultados diferentes.
No entanto, tem um detalhe: o podcast é em inglês. Se você tem familiaridade com o idioma, pode ser uma excelente forma de aprender mais e praticar a segunda língua.
Os conteúdos estão disponíveis no Spotify.
8. Cast for closers
No Cast for Closers, Diogo Cordovez convida diversas referências do mercado para debater temas do marketing e do mundo das vendas.
Os episódios são curtos, de 25 minutos, e estão disponíveis no Spotify.
Por que é importante usar podcast como estratégia de marketing?
Uma das características mais marcantes do podcast é a praticidade, tanto para quem produz o conteúdo quanto para quem o consome.
É importante que você tenha em mente a realidade do seu consumidor: hoje, com rotinas extremamente atarefadas, cada vez mais pessoas estão buscando por alternativas diferenciadas para aprender mais, em menos tempo, durante uma rotina extremamente dinâmica.
Por isso, pode ser interessante produzir episódios de podcast para levar conteúdo de qualidade para seu público, se tornar referência no mercado e aumentar seu alcance.
Diversificar é preciso
Uma das premissas da produção de conteúdo de qualidade é a possibilidade de diversificar os canais de comunicação. Isso é necessário porque, dentro de um público alvo, existem pessoas com necessidades diferentes, que se interessam por modelos de conteúdos diferentes e que esperam encontrar informações em canais diferentes.
Como a produção de um podcast é algo mais simples que de um vídeo, por exemplo, ele pode ser uma boa alternativa para aumentar a abrangência da sua empresa e melhorar o alcance dentro do seu mercado, levando conteúdo de qualidade para mais pessoas e transformando sua empresa em uma grande referência sobre o tema.
Saber o que buscar em um podcast de marketing digital pode ajuda você a ter insights para seu negócio. Criar um podcast sobre seu mercado, por exemplo, pode ser uma boa estratégia para melhorar seu alcance e sua imagem perante a concorrência.
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