Se você mantém uma página web ou tem interesse no assunto, é possível que já tenha ouvido falar em site e hotsite. O primeiro é o mais popular, consiste no endereço virtual da sua empresa. Assim, quando um usuário busca o nome da sua empresa no Google, além das redes sociais, ela tenta encontrar o site.
Enquanto isso, o hotsite consiste em um domínio provisório para situações específicas que uma marca deseje promover. Por exemplo, em épocas de lançamento de produtos ou serviços, pode ser necessário criar uma página para divulgação.
Essa conversa rende muito assunto. Tem interesse em saber mais? Então, continue conosco e fique por dentro da temática!
O que é um site?
Um site consiste em um endereço web que, tal como o endereço de uma loja física, oferece produtos e serviços disponíveis para vendas. Além disso, ele indica meios de contatos, informações sobre a empresa e qualquer outro elemento que otimize a experiência do usuário no meio digital e a torne completa, do mesmo modo que deve ocorrer presencialmente.
Ao fazer isso, a sua empresa é apresentada para o cliente de forma mais clara. Logo, quem se interessar pode continuar com a visita até tomar a decisão de compra e posteriormente, ser fidelizado.
Se esse momento ainda não tiver chegado para a persona, sinal de que ela ainda não está madura o suficiente para a compra. De qualquer forma, o site pode ser compartilhado e atualizado sempre que necessário.
Características do site
Você percebeu que o objetivo do site é construir autoridade e relacionamento contínuo com o usuário. Para que isso tenha resultados positivos, é necessário garantir experiências satisfatórias e alinhadas com a necessidade do público.
Assim, as características do site devem incluir:
- interatividade: algumas sites possibilitam interações com os usuários;
- legibilidade: todo o conteúdo do site deve ser legível, o que incluir o design como um todo;
- rapidez: sites que demoram acima de 3 segundos para carregar pode levar a desistência dos visitantes;
- navegabilidade: os conteúdos e links devem ser acessados com facilidade.
O que é um hotsite?
Você também já conhece um pouco sobre a definição de hotsite. Em todo caso, saiba que esse conceito consiste em um site temporário e desenvolvido para uma finalidade específica. Isso explica o nome do termo, que traduzido para o português quer dizer ‘’site quente’’.
Para entender melhor, você pode pensar no hotsite como um produto extra ao webtsite. Isto é, o segundo serve para campanhas institucionais ou até mesmo uma vitrine digital da empresa. Enquanto isso, o hotsite atua de maneira isolada e com um tempo de vida pré-determinado desde o planejado dessa campanha temporária. É o que ocorre com a divulgação de promoções da Black Friday para algumas marcas, por exemplo.
Qual a finalidade de um hotsite?
Normalmente sua finalidade é mais voltada para campanhas. Por exemplo, o desenvolvimento de uma página com jogos online, um site utilizado para votação, pesquisa e qualquer outra ação interativa com tempo limitado de duração.
Fazer isso por meio do hotsite é uma estratégia interessante para evitar distrações com demais funcionalidades do seu website e que dificultariam a realização de uma ação específica. Então, sempre que o objetivo for voltado para uma ação específica, o hotsite pode ser a melhor alternativa.
É melhor começar por um site ou um hotsite?
Se você acompanhou a leitura até aqui, pode ter deduzido que iniciar a produção de conteúdo para web pode ser a melhor alternativa, No entanto, tenha em mente que isso depende.
De fato, iniciar por um site é viável para construção contínua do posicionamento digital de um negócio. Apesar disso, alguns casos podem ter demandas mais urgentes, o que ocorre especialmente com pequenas e médias empresas.
Analise o perfil da sua empresa e seus objetivos
Para responder a pergunta acima é necessário refletir sobre o perfil da sua empresa, as soluções oferecidas por ela, o perfil do seu cliente, como a persona se comporta, quais são seus desejos e necessidades etc. Por fim, certifique-se de definir o que é mais importante para a empresa no momento, faturar ou construir autoridade.
Por exemplo, se você gerencia um restaurante é válido ter uma landing page para captar leads e informar a eles quando chegarem novas refeições e demais informações relevantes sobre a área. Para decidir se é mais interessante montar um hotsite ou site, é necessário definir se os seus produtos oferecidos são sazonais ou perpétuos.
A partir dessa resposta, fica mais fácil definir qual é a necessidade atual do negócio. De todo modo, não importa a conclusão que você chegue. Em algum momento, é sempre importante desenvolver um website com abas institucionais, isso contribui para construção de autoridade da sua empresa no meio digital.
Por que contratar uma empresa especializada para construção do site ou hotsite?
Você conseguiu perceber como o site e hotsite podem ser benéficos para o seu negócio? Diante disso, é importante que ele seja construído por quem tem expertise no assunto. Por mais que você queira exercer todos os papéis dentro da corporação, é natural que ninguém saiba de tudo.
Isso é válido para pequenas, médias ou grandes empresas. É comum que as diversas funções existentes sejam exercidas por uma mesma pessoa. Além dessa prática ser exaustiva, pode comprometer a qualidade do desenvolvimento.
Afinal, saiba que a construção do site e hotsite precisa de tempo, redação estratégica, conhecimento em programação web, etc. Você tem conhecimento profundo em todas essas áreas? É por motivos como esses que contar com agências especializadas no assunto é importante. Ela contribui para pôr em prática os seus objetivos e metas de forma estratégica e aprofundada.
Então, conseguiu entender o que é site e hotsite e qual o papel de uma agência de marketing digital na construção desses elementos? Nesse sentido, saiba que a DDWB pode ser a melhor escolha para esse tipo de função, tendo mais de 15 anos de experiência no mercado.
Deseja saber mais sobre como a DDWB pode ajudar você nesse e em outros serviços de comunicação e marketing? Entre em contato conosco e descubra!