As redes sociais também funcionam como espaços de vendas. Porém, será que você sabe utilizá-las dessa forma? Isto é, o passo básico é não chegar de imediato com as ofertas na mão. Isso o social selling entende bem.
Afinal, como o próprio nome sugere, redes sociais são espaços para socialização. Não se trata de um mercado em que as pessoas entram com o objetivo de comprar e analisar as ofertas. É mais complexo do que isso e, para ter resultados, as empresas precisam se adaptar.
Por esse motivo, preparamos este post sobre social selling para tirar suas principais dúvidas no assunto. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é social selling?
Social selling, traduzido para o português literal, quer dizer vendas sociais. Isto é, trata-se de um processo que gera vendas a partir de relações com os clientes nas redes sociais. Isso nutre o interesse pelos produtos e serviços oferecidos, além de construir confiança pela empresa.
Para entender melhor, tenha em mente que o social selling propõe uma abordagem menos agressiva, as chamadas hard sell. Por exemplo, sabe os vendedores de loja que se aproximam dos consumidores para oferecer cartão de crédito? Não é esse tipo de comportamento que o social selling adota.
Na verdade, esse processo prefere analisar quais usuários têm o perfil da empresa e se encaixam no público-alvo. Desse modo, é possível evitar o desperdício de recursos com pessoas que dificilmente fechariam negócio.
Como funciona o social selling?
Conseguiu entender a definição de social selling? Você pode se aprofundar nela ao descobrir como esse processo funciona na prática. Assim, após a análise que filtra os clientes, é o momento de iniciar a prospecção nas redes sociais. Mais uma vez, isso deve ocorrer gradativamente e respeitar o ritmo de cada pessoa.
Por exemplo, curtidas nas postagens, respostas de comentários, interação em grupos e oferecimento de conteúdos de valor. Tudo isso deve ser alinhado com cada etapa do processo de compras. É o caso da atração, conscientização, consideração até a decisão de compra.
Errar no timing das estratégias pode comprometer uma venda e afastar clientes, muitas vezes, sem direito a segundas chances. Isso porque o consumidor atual, o 5.0, tem como uma das principais características a impaciência. Assim, se ele se sentir incomodado com a sua abordagem, pode até bloquear o perfil da marca.
Quais são as estratégias de social selling?
Após entender que o processo de social selling precisa de cuidados, é necessário conhecer mais sobre as estratégias por trás. Confira:
- defina o seu público-alvo — isso ajuda na triagem dos contatos e pode ser definido a partir de interesses, localização geográfica etc.;
- construa uma rede de contatos nas mídias sociais — escolha as redes alinhadas com o perfil do seu cliente ideal e se conecte com ele;
- crie um banco de conteúdos — os materiais criados devem ser alinhados com o interesse do público-alvo e servir para a prospecção;
- compartilhe conteúdos ocasionalmente — desenvolve um calendário com datas de publicação para nutrir seu público com conteúdos de valor e se mostrar referência no segmento;
- engaje e construa relacionamentos — isso ocorre ao incentivar o compartilhamento de comentários, respondê-lo para gerar conversa etc.
Quais são os benefícios do social selling para a empresa?
Ao longo da leitura, você percebeu que investir em social selling é uma alternativa de vendas nas redes sociais. Quer saber mais sobre os benefícios dela? Continue a leitura!
Fortalece o relacionamento com o público
Diante do nível de exigência do consumidor e do mercado cada vez mais competitivo, é fundamental fortalecer o relacionamento com o público. Isso possibilita que a sua marca fique na mente deles e seja a primeira opção a ser considerada para uma compra.
Afinal, também é preciso considerar a elevada distração e saturação de informações dos usuários nas redes sociais. Então, sem manter relações, é mais fácil ser esquecido. Porém, isso só pode ter bons resultados se alcançado gradativamente e com respeito ao ritmo do cliente.
Aumenta a retenção dos consumidores
Ao abordar um consumidor de forma direta e incisiva, você pode até conseguir fechar uma venda. Contudo, não houve a construção de uma relação de confiança entre o público o que a marca. Isso dificulta a fidelização e retenção dele.
Por outro lado, a situação tende a ser diferente ao investir em social selling. Além dos motivos mencionados, lembre-se que a aquisição foi mais consciente, já que ele conheceu o valor da marca. Assim, mesmo que a primeira compra não tenha sido totalmente satisfatória, ele pode ser ponderado no julgamento e oferecer segundas chances.
Reduz o ciclo de vendas
No ciclo de vendas, é necessário provar para o público o valor de uma empresa e os benefícios de determinada aquisição. Esse processo costuma ser trabalhoso, especialmente quando os consumidores têm o poder de compra reduzido, devido a situações econômicas.
E ainda, vendas complexas, como de móveis e automóveis, tendem a exigir um ciclo de vendas demorado. Entretanto, ao investir no social selling, o ciclo de vendas é encurtado. Afinal, o cliente já conhece e confia na marca, além de entender por que precisa do produto ou serviço em questão.
Diminui o custo de aquisição dos consumidores
Outro ponto positivo da redução do ciclo de vendas é diminuir o custo de aquisição dos clientes (CAC). Isso porque não é necessário investir em diferentes abordagens de vendas, como ampliar a equipe, por exemplo. Então, a eficácia da estratégia fica evidente.
Considere também que a abordagem do social selling, muitas vezes, pode ser orgânica e dispensar anúncios. É o caso da produção de conteúdo de valor, atendimento por mensagem etc. Contudo, ainda é necessário contratar profissionais qualificados para realizar tais funções e elevar as chances de sucesso.
Percebeu quais são os benefícios do social selling para uma empresa? Se quiser atingir os resultados citados é fundamental utilizar ferramentas tecnológicas. É o caso das que auxiliam na filtragem de clientes, conteúdos e redes sociais ideais para trabalhar essa estratégia, por exemplo, o Google Trends e o SEMrush.
Então, o nosso post foi útil para a sua aprendizagem sobre social selling? Assine nossa newsletter agora mesmo e não perca as atualizações de conteúdo sobre assuntos relacionados!