Se existe uma ferramenta que a maioria das pessoas que trabalham com marketing e vendas gostaria de ter é a bola de cristal. Sim, a capacidade de prever não apenas quem é o cliente, suas dores e o que ele procura como também quais serão seus próximos passos, novos comportamentos. O Google oferece um interessante recurso, hoje falaremos sobre o Google Trends, como usar a ferramenta para acompanhar tendências e surpreender o cliente.
Pensando que o Google é uma das principais formas de pesquisa quando o usuário está em busca de determinado produto ou serviço, essa ferramenta é fundamental tanto para as estratégias de SEO, ranqueando os termos adequados, quanto para a orientação de conteúdos relevantes para a audiência. Neste artigo, você entenderá melhor como funciona o Google Trends e como aplicar o recurso para impulsionar os resultados do seu negócio.
Descubra o que é o Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta desenvolvida pelo gigante dos mecanismos de busca. O recurso foi lançado no ano de 2006 e o seu objetivo é ajudar que profissionais de marketing digital e empresas consigam descobrir quais são as tendências baseado naquilo que tem se destacado nos termos de busca.
Se por um lado isso pode parecer importante apenas para saber quais são os assuntos que estão ganhando visibilidade por outro é legal pensar em como o Google Trends pode ajudar a encontrar a melhor forma de uma empresa se posicionar.
Por exemplo, uma floricultura que vende bonsais está acostumada a falar sobre sua poda, mas tem perdido a quantidade de visitantes orgânicos conquistado com sua estratégia de inbound marketing. Com o uso da ferramenta talvez a empresa descubra que a tendência de pesquisa atual é sobre como fazer a rega de bonsais ou mesmo que suculentas — outro produto oferecido — está chamando mais a atenção do cliente.
Veja para que serve essa ferramenta do Google
Ao acessar a plataforma do Google Trends, a pessoa poderá entender o que outros usuários estão pesquisando em tempo real. A ferramenta oferece diversos filtros como localização geográfica, a opção de inserir um assunto e até mesmo comparar palavras-chave diferentes. Você pode acessá-la para diversas finalidades como:
- planejamento de marketing digital — é possível orientar suas campanhas e ter um direcionamento mais objetivo em relação ao comportamento do consumidor;
- otimização do SEO — ter ideia das palavras-chave que podem ser trabalhadas nos textos e outros campos como a meta description e a title tag;
- tendências do mercado — dá para ter uma ideia de como a concorrência está se posicionando e principalmente de quais conteúdos estão chamando a atenção da audiência;
- modelagem de produtos e serviços — ter os direcionamentos certos para adaptar o que você oferece ou até mesmo como isso é oferecido;
- posicionamento da marca — entender como se expressar e agregar valor, fortalecendo a imagem da empresa e o vínculo com prospects e clientes.
Confira mais sobre o Google Trends: como usar
Além de ser gratuito, para usar a ferramenta você não precisa realizar um cadastro. Basta acessar o endereço do Google Trends e você já pode começar. Uma rápida olhada nessa página inicial e você já terá insights sobre o que o mundo inteiro está pesquisando. Os principais assuntos aparecem logo abaixo da caixa de pesquisa.
Para direcionar o trabalho, digite no box para a pesquisa o assunto sobre o qual você deseja ter mais detalhes. Logo em seguida, aparecerão vários dados relevantes como um gráfico que mostra o quanto a quantidade de pesquisas oscilou no último ano, em quais regiões a palavra-chave teve maior ou menor relevância, além de consultas e expressões relacionadas.
Logo abaixo do termo pesquisado, fica disponível um menu com vários filtros que possibilitam aprofundar a pesquisa sobre os termos de busca do Google. Essa funcionalidade pode ser a chave para destravar suas estratégias para melhores resultados com o algoritmo do Google.
Você pode filtrar o desempenho da palavra-chave conforme uma localização geográfica, o período de análise, a categoria (área de atuação da empresa). Além disso, outro ponto importante que é possível filtrar é a origem da pesquisa, com ela você analisa tanto sobre os resultados de pesquisa do Google quanto do YouTube, Google Shopping, imagens e notícias.
Ao lado do termo que você pesquisou, também é possível inserir no Google Trends uma outra palavra ou expressão para comparar a performance entre as duas.
Aproveite os insights para uma estratégia de marketing mais sólida
Observando rapidamente o funcionamento do Google Trends é possível perceber como a plataforma pode contribuir para as estratégias de experiência do cliente. Veja alguns pontos relevantes que você pode explorar com a ferramenta e alinhar o planejamento de comunicação e marketing do seu negócio.
Sazonalidade
Como é possível alterar o período de resultado da pesquisa, você consegue um material rico sobre as buscas desde 2006 sobre o termo em questão. Assim, é possível observar não só as mudanças de comportamento como também os eventos cíclicos, aproveitando a melhor performance em épocas sazonais de acordo com seu nicho.
Regionalização
Mesmo que uma empresa tenha atuação apenas nos meios digitais, a localização física dos usuários é um dos aspectos que importa bastante para entender como abordar a persona. Os filtros de localização geográfica contribuem com insights valiosos nesse sentido.
Calendário editorial
Fundamental para desenvolver ações de UX Writing relevantes e com resultados positivos, o Google Trends é uma das ferramentas básicas que ajudará no desenvolvimento de uma visão ampla sobre os conteúdos que devem ser trabalhados para gerar relevância para o público.
Tendências repentinas
Alguns eventos impactam completamente o mundo inteiro. A Covid-19 é um exemplo marcante nesse sentido. Entretanto, notícias menores podem influenciar determinados setores ou lugares. Como os resultados de pesquisa são em tempo real, o Google Trends pode ajudar com respostas precisas e pontuais.
Saiba como usar as informações coletadas de forma inteligente
Você deve ter percebido que as informações exploradas no Google Trends são praticamente infinitas. Por isso, é relevante ter um recorte a respeito do que você deseja saber. Vale começar o uso da ferramenta tendo uma ideia global das tendências de pesquisa e em seguida direcionar as pesquisas de acordo com o foco da sua empresa e preferências do público.
Para conhecer melhor a ferramenta Google Trends, como usar e otimizar o planejamento estratégico do seu negócio, é preciso também conhecer melhor quais são os objetivos de marketing da empresa. Afinal, essa ferramenta deve ser usada como forma de alinhar diversas ações e ter ideias criativas de trabalho. Por isso, é importante ter o cuidado de não incluir assuntos e palavras-chave apenas por conseguirem visibilidade.
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