Entenda como mensurar resultados no marketing digital e qual a importância disso!

13 de setembro de 2021
PUBLICADO EM blog
13 de setembro de 2021 Marcelo Rama

Se sua empresa já investe em estratégias de comunicação, é provável que você já tenha se perguntado como mensurar resultados no marketing digital. Afinal, essa área é responsável por gerar visibilidade e agregar valor à empresa. Medindo suas estratégias, você entende o desempenho das campanhas, a eficiência dos funis de vendas e descobre a eficácia das ações propostas pela equipe ou parceiros.

Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo que destaca os principais pontos que a sua empresa deve observar quando o assunto é acompanhar as estratégias de marketing digital. Descubra se as ações estão apresentando lucro ou prejuízo e ainda tenha dados precisos para tomadas de decisão que vão fazer toda a diferença para os resultados das suas campanhas!

Estabeleça métricas relevantes para mensurar resultados no marketing digital

Acompanhar as métricas de marketing digital transmite uma sensação de dever cumprido. Entretanto, é preciso se organizar para garantir o resultado neste monitoramento. O primeiro ponto é estabelecer quais são os indicadores-chave a fim de entender como suas campanhas estão funcionando. Se você pesquisar os dados que são possíveis de coletar nessa área, perceberá o alto volume de informações.

Sendo assim, é fundamental se orientar pelo objetivo que pretende alcançar. Por exemplo, se a ideia de uma campanha é aumentar o reconhecimento de marca, ela pode até gerar vendas, mas o foco é descobrir o quanto as pessoas passaram a perceber seu negócio. Seria mais interessante observar métricas como o “aumento estimado de lembrança do anúncio” disponibilizado pelo Facebook Ads e Instagram Ads.

Por isso, fica claro que, apesar de existirem métricas muito importantes como ROI (Retorno Sobre Investimento) e CAC (Custo de Aquisição do Cliente), mais importante que isso é entender o que você pretende alcançar e focar esse retorno.

Descubra como calcular as taxas de conversão para acompanhar os resultados

Se você já trabalhou com marketing de performance, então sabe a quantidade de métricas disponibilizadas pelas próprias plataformas de anúncio como Google Ads e Facebook Ads. Entretanto, nem sempre os números apresentados contam o que você pretende descobrir. Por esse motivo, é muito importante saber como calcular as taxas de conversão e outros indicadores relevantes para seu negócio.

No caso da taxa de conversão, é interessante saber realizar seu cálculo, pois ela está presente durante todo o funil de vendas. Por exemplo, se você desenvolve uma campanha para atrair leads qualificados, terá vários pontos de conversão: primeiro, a relação entre a quantidade de pessoas que visualizam o anúncio e a quantidade que clica nele; segundo, a quantidade de pessoas que se cadastram no formulário (se tornam leads).

Essa lógica segue por todo o funil até a realização da compra. Para calcular a taxa de conversão, basta dividir a quantidade de conversões pela total que foi exposta à campanha ou ação. Desse modo, se você tem um anúncio para vender um produto, pode acontecer de 1.000 pessoas serem expostas ao anúncio e 50 comprarem.

Taxa de conversão = conversões / total exposto > 50 / 1.000 > 0,05

Agora, para saber o valor da taxa de conversão em porcentagem, basta calcular este resultado por 100. No caso do exemplo ficaria 0,05 x 100 = 5%

Defina quais ferramentas serão usadas na sua estratégia de monitoramento

Com a transformação digital, surgiram várias ferramentas para facilitar o processo de monitoramento das campanhas. No marketing tradicional, era muito mais difícil comprovar a eficácia de uma ação e entender a reação do público.

Porém, hoje em dia, é possível acompanhar um volume tão alto de informação que o uso de ferramentas otimiza bastante esse processo. Para isso, em primeiro lugar, você precisa entender quais são as estratégias de marketing digital que a sua empresa usa:

  • marketing de performance — com a publicação de anúncios pagos em diversas plataformas;
  • e-mail marketing — direcionando ações para os leads cadastrados na lista do seu negócio;
  • SEO — construindo conteúdos de qualidade e atraindo usuários com o rankeamento em mecanismos de busca como o Google.

A cada dia surgem mais oportunidades de se relacionar com o público em meios virtuais, e por isso é fundamental descobrir quais ações você quer acompanhar para descobrir as melhores plataformas para atender às suas necessidades.

Encontramos soluções robustas que integram várias métricas em um único lugar, facilitando o processo. Alguns exemplos de ferramentas para o monitoramento são RD Station, Hubspot, SEMRush e Google Search Console.

Direcione a frequência e a fonte de coletas de dados

Um erro comum para quem está começando a planejar o monitoramento das ações de marketing digital está em conferir dados de diversas fontes. Apesar de os resultados apresentados pelas plataformas como o Google e o Facebook serem confiáveis, eles variam conforme o local em que é coletado.

Então, se sua empresa decide que é importante conferir a quantidade de acessos de visitantes no site, também é relevante definir qual será a fonte de coleta dessa informação.

Outro ponto importante está na definição de qual será a frequência de monitoramento. Mesmo que não exista uma periodicidade ideal para observar as métricas, o ideal é que a mensuração aconteça mensalmente ou quinzenalmente. Vale destacar que, em casos de campanhas pontuais, esse prazo tende a se encurtar para uma frequência semanal, diária ou até em blocos de horas.

Crie relatórios para facilitar a visualização dos resultados no marketing digital

Mais do que acompanhar todos estes dados, é importante transformar os números em uma informação visual. Assim, além de entender com maior agilidade o que está acontecendo, você compartilha as informações com outras pessoas da empresa.

Como você observou, mensurar resultados no marketing digital é uma tarefa muito importante para a otimização de resultados do negócio. Esse trabalho ajuda a aproveitar oportunidades, a reduzir riscos de campanhas que não convertem, além de apresentar insights para os times de marketing e vendas se relacionarem melhor com o público da sua empresa.

Se você percebeu a importância deste assunto e como ele contribui para o funcionamento do marketing digital da sua empresa, assine a nossa newsletter e garanta conteúdos de qualidade sobre marketing e vendas diretamente na sua caixa de e-mail!