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Entenda o que é um web crawler e o que ele faz

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  • 13 junho 2022

Entender os algoritmos tem sido uma recomendação cada vez mais urgente, diante dos impactos causados por eles no ambiente digital. Assim, um dos que mais se destacam quando o assunto é website é o web crawler. Você já ouviu falar?

Basicamente, o web crawler é responsável por analisar informações de um site e a partir disso, fornecer insights. Dessa maneira, é possível implantar melhorias e se destacar no ambiente virtual. Caso contrário, se esses aspectos forem ignorados, as suas estratégias de marketing digital podem não ter o resultado almejado.

Então, para evitar que um website fique limitado, é importante descobrir mais sobre o algoritmo web crawler. Continue a leitura!

O que é web crawler?

Primeiro, é necessário entender a definição de web crawler. Como visto, a web crawler corresponde a um algoritmo focado em melhoria nas websites. Isso ocorre ao analisar o código de fonte de cada uma delas para coletar informações sobre o funcionamento da página.

Para ter uma maior compreensão do conceito deste algoritmo, saiba que crawler também é conhecido por aranha ou rastejante, traduzido para o português literal. Isso porque a ideia é que ele se conecte a um site e capture informações sobre ele.

Web Crawling ou Spidering

Então, é como se o web crawler armasse teias de aranha em torno de uma presa, que é o website. Essas teias correspondem às informações encontradas de cada link surgido no caminho. Por isso, esse processo é chamado de web Crawling ou Spidering.

Desse modo, o web crawler constrói uma rede que facilita a visualização e compreensão dos dados. A partir disso, fica mais fácil classificá-los de acordo com algum critério desenvolvido. Entre eles, pode ser a exibição de links no Google, ou outro buscador, por ordem de relevância.

No Google, isso é executado pelo web crawler Googlebot. Da mesma maneira que outros buscadores tem o seu, como o Yahoo! Sluro, do Yahoo! e o Msnbot, adotado pelo buscador Bing.

Como o web crawler funciona?

Para entender na prática o funcionamento desse algoritmo basta pensar na execução de alguma pesquisa nos motores de buscas, como o Google. Isto é, você digita uma palavra-chave, como marketing digital.

A partir disso, a SERP exibe uma seção no canto direito com resumo do termo, lista de sites, principais notícias, vídeos do Youtube etc. A ordem de exibição de tais conteúdos não é aleatória. Do mesmo modo que cada rede social tem seus critérios ao exibir postagens para os usuários.

Esses critérios são estabelecidos pelos algoritmos de cada plataforma, que consistem em uma sequência de raciocínio da programação. No caso do Google, a hierarquia de exibição considera as postagens com melhor qualidade do conteúdo, número de acessos, velocidade de carregamento etc.

Então, o web crawler ‘’aprende’’ todos os critérios e os levam em consideração ao analisar e classificar dados. Entretanto, esse não é o único uso possível para o algoritmo citado. Isto é, também é possível que uma empresa crie o web crawler para analisar o site e entender como deve melhorar.

Assim, em resumo, o web crawler coleta informações das linhas de código de cada site e segue os links existentes. Logo, é efetuado um mapeamento e quadro geral da internet. Essa lógica serve tanto para o web crawler de grandes empresas de buscadores como para os particulares.

Qual é a importância do web crawler?

Após entender a definição e o funcionamento do web crawler, é o momento de saber com mais detalhes a sua importância. Logo, acompanhe os benefícios desse algoritmo a seguir!

Avalie a concorrência

Conforme mencionado, o web crawler analisa diferentes websites para fornecer insights e recomendações de melhorias. Isso é válido tanto para a sua responsabilidade como o dos concorrentes.

Assim, é possível descobrir a existência de estratégias mal executadas e preencher essa lacuna para se destacar diante dos buscadores. Outro ponto positivo de avaliar a concorrência é entender as oportunidades que você pode explorar.

Gere mais leads

A avaliação da concorrência e até do seu próprio website também contribui para gerar mais leads. Isso porque o algoritmo analisa dados e fornece informações úteis para entender o que fazer para elevar as chances de conversão.

Por exemplo, você pode fazer varreduras em sites para compreender o comportamento do público e o que eles buscam em uma empresa. Logo, o seu negócio ganha pontos e pode desenvolver estratégias que foquem nas necessidades e interesses da audiência.

Monitora a reputação da marca

A reputação de uma marca influencia muito na decisão de compra e consequentemente, na lucratividade de um negócio. Não é à toa que existem influenciadores digitais de sucesso por avaliarem positiva ou negativamente produtos e serviços de uma empresa.

Diante disso, é indispensável saber o que a audiência comenta sobre ela. Isso permite que o negócio execute um rápido gerenciamento de crise, saiba exatamente onde melhorar e quais os pontos fortes do negócio. A mesma lógica é aplicada nas marcas concorrentes.

Então, o web crawler possibilita a varredura em redes sociais, fóruns e demais plataformas que possam citar a sua empresa. Isso é útil para entender a visão tanto dos clientes como de colaboradores e parceiros.

Qual é a relação do web crawler com o marketing digital?

Ao longo da leitura você conseguiu entender a importância do algoritmo em questão para as empresas. Isso se relaciona para algumas estratégias de marketing digital, que podem ser otimizadas com os insights fornecidos pelo web crawler. Por exemplo:

  • SEO: ao entender o funcionamento do web crawler, o seu desempenho e o da concorrência, é possível otimizar a website para ter uma melhor classificação pelo algoritmo;
  • experiência do usuário: ao apontar falhas ou acertas nas otimizações do SEO um website pode oferecer uma melhor experiência ao usuário;
  • produção de conteúdo: um dos critérios de classificação do web crawler é a qualidade dos conteúdos, que pode ser analisada com esse algoritmo.

Então, conseguiu entender a relação do web crawler com o marketing digital? Ao longo do artigo fornecemos informações sobre essa e outras questões. Tudo isso contribui para que o seu website tenha um melhor desempenho e se destaque da concorrência.

Quer saber como a agência DDWB pode ser útil para otimizar as estratégias de marketing, conforme análises do web crawler? Fale conosco mesmo!

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