Como fazer pesquisa de palavras-chave? Confira!

8 de abril de 2019
PUBLICADO EM blog
8 de abril de 2019 Marcelo Rama

No mundo cada vez mais digital em que vivemos, a produção de conteúdo aumenta constantemente. É fundamental tomar medidas e traçar estratégias para ser um dos primeiros resultados a aparecer nos sites de busca. Por isso, a pesquisa de palavras-chave está ganhando cada vez mais importância nas ações de marketing digital.

Existem diversas táticas que você pode adotar para auxiliar nesse processo, como monitorar as tendências de pesquisa, utilizar um bom planejador de palavras-chave, pesquisar os seus concorrentes e entender o mercado em que a sua empresa está inserida.

Neste post, vamos mostrar as melhores práticas para fazer uma pesquisa correta de palavras-chave. Confira!

Utilize um bom planejador de palavras-chave

O objetivo de um planejador é pesquisar palavras-chave e ver o possível desempenho de uma lista delas. Ele serve como uma espécie de laboratório para a criação de novas campanhas da rede de pesquisa. Essa ferramenta também pode auxiliar na escolha de lances e orçamentos competitivos para utilizar em suas ações.

Existem diversos planejadores de palavras-chave bons na web que podem ajudar a sua empresa, e é fundamental utilizá-los. Entre eles, estão o Google Keyword Planner, o SemRush e o Keyword Tool.

Para estabelecer as bases de uma campanha bem-sucedida, é preciso tomar algumas medidas e ações estratégicas. Uma delas é verificar o histórico de estatísticas e previsões de tráfego. É muito importante utilizar essas informações para decidir qual a palavra-chave ideal para usar em cada campanha nova ou já existente.

Com algumas previsões, é possível traçar um rascunho do desempenho dessas palavras com um determinado lance e orçamento.

Pesquise seus concorrentes

Analisar as ações e estratégias dos seus concorrentes é uma medida extremamente importante no mundo corporativo. Assim, é possível saber o que eles estão fazendo corretamente, quais os seus pontos fortes e fracos e o que poderiam fazer melhor diante do cenário atual do mercado em que estão inseridos.

Só porque um concorrente está fazendo algo não significa que a sua empresa precisa repetir as mesmas atitudes. Algumas palavras-chave que são importantes para a concorrência podem não servir para o seu segmento. É necessário, porém, entender quais termos ela está usando para poder fazer uma análise mais completa.

Em alguns casos, seu concorrente pode estar bem classificado em certas palavras que estão na sua lista. Com isso, vale a pena investir um pouco mais e trabalhar melhor a sua classificação nelas. Por outro lado, é importante não esquecer completamente dos termos que a concorrência não usa e criar a sua própria participação de mercado neles.

Monitore as tendências de pesquisa

Um bom planejador pode sinalizar qualquer palavra-chave que tenha um volume de pesquisa muito pequeno ou grande. Mas antes de pensar em excluir um termo da sua lista, é essencial conferir o seu histórico e as tendências. Isso ajuda a verificar se vale a pena investir em palavras de baixo volume agora para obter resultados futuramente.

Com o auxílio de algumas ferramentas, como o Google Trends, é possível verificar o histórico de buscas do site de pesquisas para perceber as tendências de mercado. Isso ajuda a sua empresa a colher informações sobre como escolher os melhores termos para a sua campanha digital.

Não monitorar as tendências de pesquisa é um erro comum que você não deve cometer. Com uma análise, ao mesmo tempo em que é possível encontrar palavras-chave que estão com um baixo volume, você também pode encontrar termos que têm um grande potencial, mas são pouco utilizados e, assim, ficar um passo à frente da concorrência.

Defina uma persona

Para se destacar no mundo corporativo com campanhas de qualidade e ações de marketing que sejam realmente efetivas, é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo. Conhecendo seus consumidores, fica mais fácil a tarefa de definir uma persona, que é uma espécie de perfil de um cliente ideal.

Entender quem é essa persona, o que ela faz, quais as suas necessidades e o que ela procura são pontos fundamentais para conseguir selecionar as palavras-chave certas. Um dos grandes erros dos responsáveis pela estratégia de marketing é escolher termos que não correspondem à forma como a persona realiza uma pesquisa.

Muitos profissionais definem termos que demonstram a forma como a empresa os utiliza, e não como o cliente ideal pesquisa. Para que isso não ocorra, além de conhecer o seu consumidor, avalie se as palavras contêm algum jargão do seu nicho ou que não se encaixam no vocabulário do seu público.

Organize a estrutura do seu site

O uso das palavras-chave é fundamental para garantir o sucesso do seu site, seja melhorando a visitação orgânica por meio de técnicas de SEO, organizando links patrocinados ou proporcionando conteúdos diferenciados. A necessidade de fazer uma pesquisa permanece a mesma — o que mudou foi o modo de fazê-la.

É preciso organizar a estrutura do seu site para facilitar o trabalho das palavras-chave, fazendo com que as pessoas o encontrem logo no começo das pesquisas. Caso ele esteja com termos que têm um bom índice de qualidade e uma otimização feita pelas técnicas de SEO, será considerado relevante e aparecerá nas primeiras páginas dos sites de buscas.

Busque produzir conteúdo sempre

Não basta simplesmente ter um site e torcer para que ele apareça como um dos primeiros resultados nos mecanismos de pesquisa. É preciso movimentá-lo e produzir conteúdo constantemente para que as palavras-chave sejam usadas e, consequentemente, procuradas pelos usuários.

Por isso, é muito importante manter seus sites sempre atualizados e com matérias sobre diversos assuntos nos blogs corporativos. É essencial buscar uma maneira de adicionar conteúdos com informações condizentes com aquilo em que o seu público-alvo tem interesse.

Percebeu como a pesquisa de palavras-chave é uma estratégia que precisa ser bem organizada e planejada? A implantação dessa estratégia não é uma tarefa fácil. Por isso, é muito importante contar com uma empresa especializada nesse processo. Algumas agências já têm experiência suficiente para saber exatamente o que fazer para que o seu negócio ganhe um destaque ainda maior no mercado e potencializar o marketing de conteúdo da sua empresa.

Agora que você já sabe como fazer uma pesquisa de palavras-chave, entre em contato conosco e veja quais são as opções de serviços que podemos oferecer para a sua empresa!