O uso das redes sociais para a interação entre amigos, conhecidos, familiares ou até mesmo com objetivos profissionais já é algo bastante comum. Por esse motivo, a interação com marcas e estratégias comerciais nesses meios é um recurso amplamente usado, com a possibilidade de retornos espetaculares. Uma tendência que não é tão acompanhada, mas esperada pelo público, é o surgimento de novas estrelas nesse universo, como aconteceu com o Tik Tok.
A rede social que conseguiu abalar a estrutura de plataformas já consolidadas no mercado, como o Instagram e o YouTube, só mostra que, no mercado das mídias digitais, sempre tem espaço para novidades. Para quem deseja ter bons resultados usando esses canais como parte da estratégia, é preciso ficar por dentro. Continue o texto e conheça mais sobre o Tik Tok e como ele tem impactado o cenário. Boa leitura!
Como o Tik Tok surgiu?
Apesar de ser famoso pelo nome de Tik Tok, o aplicativo foi lançado inicialmente com o nome de Musical.ly, em 2014. De origem chinesa, a ideia do app era oferecer um suporte para que as pessoas conseguissem montar vídeos dublando músicas — o que já seria uma grande possibilidade de se popularizar, pensando no quanto a cultura oriental gosta de karaokês.
Comprada por outra empresa chinesa que já possuía um app semelhante, o Musical.ly passou a se chamar Tik Tok a partir de 2017. O objetivo da estratégia era direcionar o produto para o público internacional. Com um crescimento disruptivo, a rede social conseguiu ultrapassar os 2 bilhões de downloads em 2020.
Inovando no mercado por oferecer recursos para edição de vídeos e a inserção de diversos efeitos, o Tik Tok se popularizou principalmente por ser leve, simples de usar e permitir que o usuário tenha suas próprias produções e compartilhe elas. Afinal, a viralização é um dos grandes trunfos da plataforma que permite o compartilhamento dos vídeos também no WhatsApp.
Quais áreas o Tik Tok mais impactou?
Impulsionando não somente pessoas como também empresas, o Tik Tok se transformou em uma das possibilidades mais promissoras para gerar visibilidade usando as redes sociais. O mercado musical foi um dos principais impactados com a mídia. Artistas famosos e novos nomes no mercado conseguem números expressivos de visualizações e a viralização de suas músicas, garantindo a fama e conseguindo se tornar reconhecidos.
Além disso, os influenciadores digitais também têm usado bastante o aplicativo com a finalidade de monetização. Por ser uma plataforma na qual é mais fácil para a pessoa conseguir uma boa quantidade de seguidores, os profissionais da área têm explorado a rede social para garantir um bom número de seguidores e fãs em nichos específicos e fechar parcerias com empresas do segmento.
Que recursos a plataforma trouxe à tona?
Uma vez que ele se popularizou bastante por deixar a criação e a edição de vídeos mais fácil, é interessante conhecer quais são os principais recursos que o Tik Tok disponibilizou e permitiu sua ascensão tão rápido entre as redes sociais. Confira a seguir os pontos de destaque que transformou a plataforma em um verdadeiro sucesso.
Realize dublagens
Quem baixa o aplicativo tem acesso à principal função para a qual ele foi desenvolvido lá em 2014: a realização de dublagens. Talvez você já tenha assistido a um (ou vários vídeos) do Tik Tok que usam trechos de cenas famosas de filmes para trazer uma mensagem engraçada para seu público.
Inclua efeitos de vídeo
Um dos pontos mais relevantes das produções audiovisuais, a inserção de efeitos visuais sempre foi um grande problema para pessoas comuns criarem e editarem seus próprios vídeos. Assim como outros apps que descomplicam esse universo, na plataforma é possível inserir filtros, adicionar adesivos com algum tema e também colocar máscaras.
Consiga diversos efeitos de som
A qualidade de um áudio é um dos fatores mais importantes que pode reter ou fazer com que o telespectador abandone um vídeo. O recurso de áudio do Tik Tok permite que a pessoa faça mixagens e trabalhe o som para eliminar ruídos ou mesmo fazer distorções, criando vozes engraçadas.
Grave a reação de outros usuários
Se a estratégia de unboxing — vídeos que registram a abertura de pedidos recebidos pela internet — gera grande visibilidade para marcas e impulsiona influenciadores nas mais diversas plataformas, imagine o impacto de conseguir fazer algo semelhante com a entrega dos vídeos? Este é um dos recursos disponíveis: ele mostra em pequenas janelas como as pessoas reagiram ao assistir ao vídeo.
Garanta a interação por mensagens
Um recurso adicionado depois de algum tempo de existência da rede social foi a troca de mensagens de forma privada. Esse olhar para a era da privacidade melhorou ainda mais a experiência do usuário e gerou ainda mais engajamento e interação entre os membros da rede social.
Faça duetos
Imagine como seria a reprodução de dois vídeos diferentes ao mesmo tempo? Esse é o recurso do dueto oferecido pelo Tik Tok. Assim, é possível usar a criatividade e também vários produtores podem se juntar para fazer produções colaborativas.
Viralize o vídeo em outras mídias
Toda a facilidade de criar e editar vídeos talvez não seria fonte de tanto sucesso se o Tik Tok não permitisse o compartilhamento das produções de maneira tão simples. É possível colocar o vídeo no feed ou no Stories do Instagram, assim como no WhatsApp.
Como o mercado das redes sociais se transformou com o Tik Tok?
O Tik Tok também mexeu com o mercado de redes sociais, impactando plataformas como o YouTube e o Instagram. A estratégia usada pelo Facebook (dono do Instagram) para conter o crescimento do Snapchat, a criação do recurso Stories no Instagram, foi bastante eficiente.
Provavelmente com o mesmo objetivo, a empresa trouxe novas funcionalidades para o Insta — como o destaque de vídeos curtos — e ainda lançou o aplicativo Lasso, que tem funcionalidades bastante similares ao seu concorrente.
É possível otimizar o marketing da empresa usando o Tik Tok?
Uma empresa deve fazer a gestão das redes sociais e descobrir quais são os melhores canais para impulsionar seus resultados. Certamente é possível incluir o Tik Tok nas mais diversas estratégias. Seja com a produção de conteúdos relevantes, de entretenimento, da parceria com influenciadores ou mesmo apostando nos anúncios usando o Tik Tok Ads.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Tik Tok? A rede social chinesa que se popularizou em todo o mundo tem se mostrado como importante ferramenta nas estratégias de marketing das empresas. Afinal, o Tik Tok é uma rede social com alto potencial de segmentação, garantindo uma boa visibilidade e interação com o público certo.
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