Você conhece as regras de texto para imagem de anúncio no Facebook? Sim, elas existem, e não entender o funcionamento pode levar você a quebrar a cabeça pensando em como criar um post patrocinado que seja aprovado, sem precisar de várias tentativas.
A boa notícia é que algumas normas foram mudadas, facilitando a vida de quem trabalha com marketing nas redes sociais. Por outro lado, essas diretrizes ainda podem ser consideradas para que o anúncio tenha um melhor desempenho.
Quer entender mais do assunto? Continue a leitura!
Como funcionava a regra de texto para imagens de anúncio no Facebook?
O Facebook adotava como regra a aprovação de anúncios com até 20% de texto em suas imagens. Isso significa que, quando era feita a diagramação de um post patrocinado para essa rede social, o designer tinha que pensar em colocar o que fosse realmente indispensável na foto, sem exceder essa porcentagem.
Caso o limite fosse ultrapassado, o anúncio poderia não ser aprovado, ou ainda ter seu alcance reduzido, o que certamente não é interessante para a empresa.
Vale citar que essa regra era válida apenas para os textos incluídos na própria imagem. Legendas de posts e publicações das páginas não entram na conta.
Por que ela era aplicada?
As redes sociais sempre valorizam a experiência do usuário. Afinal, o tempo de permanência nas páginas e as interações com o conteúdo são pontos importantes para que as pessoas continuem a usar essas plataformas e, consequentemente, sejam alcançadas pelos anúncios.
Observando as interações e respostas do público, o Facebook percebeu que anúncios com textos que ocupavam até 20% das imagens tinham um melhor desempenho. Essa tornou-se, então, uma regra da plataforma, que em alguns casos chegou a bloquear contas de empresas que não obedeceram a esses parâmetros.
Quais são as exceções?
Vale citar que existem algumas exceções para a aplicação dos 20%, como:
- cartazes de filmes, shows, eventos esportivos e festivais de música;
- capas de álbuns e livros;
- imagens de produto;
- screenshots de jogos e de aplicativos;
- infográficos;
- tirinhas e cartoons.
O que mudou?
Os anunciantes do Facebook começaram a receber mensagens da própria plataforma anunciando o fim da restrição aos anúncios compostos por conteúdos com mais de 20% em texto.
Embora não seja mais uma norma do Facebook, o limite de 20% ainda vale como boa prática de publicidade. Dessa maneira, é possível criar anúncios que interessam o público e levam à conversão. Os posts com essa porcentagem de texto sobre as fotos ainda alcançam uma melhor performance.
Por isso, vale utilizar o Facebook Text Overlay, uma ferramenta que calcula a porcentagem de texto em relação à foto. Essa análise ajuda o designer a repensar a arte, de maneira que o alcance e a conversão sejam satisfatórios.
Como reduzir a porcentagem de texto nos anúncios do Facebook?
Se você pensou o anúncio, diagramou, mas não conseguiu encaixar nos 20% e não quer que o desempenho da sua arte seja prejudicado por conta disso, vale a pena aplicar algumas dicas práticas para resolver o problema. São elas:
- reduza o tamanho da fonte;
- use menos palavras, sem prejudicar a compreensão do texto;
- aproveite a caixa de texto acima da imagem para trazer mais informações importantes;
- evite espalhar o texto na foto.
Como fazer bons anúncios?
Para fazer boas campanhas no Facebook, recomenda-se o uso de alguns recursos capazes de otimizar o anúncio.
Aproveite os templates de imagem
Com templates prontos, é possível aproveitar as diretrizes para criar anúncios dentro das melhores práticas, otimizando tempo.
Lembre-se que o tamanho e a proporção das imagens variam de acordo com o conteúdo utilizado:
- stories usam o tamanho 9:16;
- imagens no feed usam 1:1;
- vídeos no feed têm proporção 4:5.
Por isso, vale conhecer a resolução ideal recomendada antes de começar o trabalho.
Mostre a marca de maneiras criativas
O logotipo é uma forte referência de marca, mas ele ocupa parte do espaço reservado para o texto.
Se o seu anúncio exige um pouco mais de conteúdo, pense em representar a marca de outras maneiras, usando elementos de identidade visual como cor e fonte. Aliás, essa identidade é importante não só para as redes sociais, mas para anúncios impressos e até embalagens.
Outra boa solução é a criação de logotipos alternativos, sem o nome da marca. Esses símbolos ajudam na identificação e não impactam o espaço de 20%.
Crie uma mensagem com foco
Uma boa publicidade deve ser direta e causar impacto. Por isso, além de pensar em uma imagem forte, crie uma boa CTA (Call to Action), que leve o leitor a tomar a atitude que você precisa para a conversão do anúncio.
Pode ser um clique, um acesso ao site ou o preenchimento de um formulário. Porém, é importante que essa ação esteja bem clara para que o leitor entenda exatamente o que deve fazer caso tenha interesse.
Use imagens de alta resolução
Imagens bem definidas e com alta resolução tornam a experiência muito mais agradável e influenciam o sucesso da sua campanha.
Pense que você está acompanhando uma empresa e vê uma foto toda pixelada ou borrada. Certamente a impressão não será positiva, mesmo que o texto esteja ótimo e dentro dos padrões.
Aposte no uso do carrossel
Os anúncios em carrossel ainda são o melhor recurso para o uso de imagens, tendo um ótimo alcance e desempenho.
Como é composto por várias imagens, pode carregar também uma quantidade maior de texto, distribuído de maneira uniforme entre cada foto. Porém, não tente enganar aplicando os 20% apenas na primeira foto. A composição do carrossel é analisada por completo, por isso, use essa porcentagem como parâmetro em todas as imagens.
E agora, ficou mais claro como funcionava a regra de texto em imagem para anúncio no Facebook e o que mudou? Vale citar que as redes sociais mudam suas políticas constantemente. Por isso, é importante manter-se atualizado sobre o assunto, assim como conhecer novas plataformas.
Se você quer aprender mais sobre a criação de campanhas e alcançar melhores resultados, confira o nosso post explicando tudo o que você precisa saber sobre o gerenciador de anúncios do Facebook.