Saber usar o gerenciador de anúncios do Facebook é fundamental para otimizar os resultados das estratégias online. Isso porque é notado que muitas pessoas estão inseridas no ambiente virtual. Então, quem deseja atingir o seu público-alvo de maneira segmentada, precisa compreender melhor sobre as funcionalidades desta plataforma, para que, assim, consiga atrair as pessoas certas em suas estratégias de marketing digital.
Quer entender melhor sobre o gerenciador de anúncios do Facebook? Então, não deixe de conferir todos os tópicos a seguir e descubra tudo sobre o assunto! Vamos lá?
O que é o gerenciador de anúncios do Facebook?
O gerenciador de anúncios do Facebook é uma ferramenta da plataforma que permite criar, veicular e analisar os resultados de suas campanhas publicitárias, feitas tanto no Facebook quanto no Instagram. Em seu painel é possível controlar as contas de anúncios, catálogos de produtos, pixel, entre outros.
Da mesma forma que permite que o usuário determine o orçamento e prazo de duração da campanha, agende as peças que serão publicadas, segmente a audiência que vai ser impactada pela publicidade. Além de poder organizar as postagens em conjunto, duplicando-as e fazendo edições ao mesmo tempo. O que tende a facilitar o processo de criação da equipe de marketing e, posteriormente, a mensuração dos resultados.
Outra vantagem desse sistema, é o fato de você poder trabalhar em conjunto com demais colaboradores sem maiores transtornos. Isso porque a plataforma deixa você fornecer diferentes níveis de controle e acesso do gerenciador de anúncios do Facebook para o seu time. Assim, fica mais fácil ter o controle das funções de tudo que é realizado na rede social.
Para que serve o gerenciador de anúncios do Facebook?
Com diversas funcionalidades, o gerenciador de anúncios do Facebook apresenta diversas funcionalidades. Ao longo dos anos ela vem sendo implementada com diversas novidades que contribuem para otimizar o trabalho dos seus consumidores.
Agora, a ferramenta está dividida conforme as etapas necessárias para produção de uma campanha. Primeiro o planejamento, depois a criação e o gerenciamento e, em seguida, a mensuração de resultados. Além de conter uma aba específica para realizar a administração de peças e para assuntos de pagamento. Nos tópicos a seguir, você conseguirá compreender melhor para que serve o gerenciamento de anúncios do Facebook.
Plano
Por meio da aba de planejamento consegue-se acompanhar insights relacionados a audiência da página do Facebook que você administra. Da mesma forma que também permite que seja criado modelos de anúncios. Já para tornar o processo de aprovação interno das campanhas mais facilitado, é possível ter o auxílio da ferramenta “Central de Criativos”, que foi criada com essa funcionalidade.
Criar e gerenciar
Após o planejamento, é chegada a hora de criar e gerenciar os posts. Isso significa que você tem a possibilidade de fazer upload dos seus anúncios e das postagens orgânicas. O gerenciador de anúncio consegue trazer um panorama de toda a atividade realizada na sua conta e também possibilita a criação e a análise de desempenho das publicidades. Além de fazer a integração dos resultados e pedidos recebidos em determinados anúncios específicos que são voltados para a venda.
Mensurar e relatar
Nessa aba é permitido extrair os relatórios dos anúncios realizados, além de poder acessar o Analytics, no qual permite que seja feita uma análise mais ampla sobre o acesso realizado em diferentes dispositivos. A partir disso, é permitido adicionar o pixel do Facebook, para monitorar como está o tráfego do seu site, por meio da rede social da empresa.
Configurações
Nas configurações, é possível fazer o gerenciamento de todos os dados relacionados a cobrança da sua conta como, por exemplo, a forma de pagamento. Nessa etapa, também é consegue-se definir quais profissionais vão trabalhar no perfil do empreendimento, e, assim, delimitar os acessos e funções de cada um, conforme as responsabilidades de cada pessoa.
Qual a importância do gerenciador de anúncios do Facebook?
O gerenciador de anúncios é uma ótima forma dos negócios conseguirem realizar campanhas onlines de forma simples e prática. Isso porque essa ferramenta do Facebook tem diversos recursos que otimizam todo o trabalho de marketing digital. Dessa forma, fica mais fácil gerir as publicidades que são veiculadas nas mídias digitais da companhia.
Essa plataforma ajuda os gestores a fazer a integração do trabalho de marketing do Facebook com parceiros externos e em todos os seus negócios. Assim, é possível fazer a veiculação e rastreamento dos anúncios, gerenciar os ativos da página, adicionar parceiro de marketing ou agência, para auxiliar no gerenciamento dos anúncios etc.
Confira mais vantagens de usar o gerenciador de anúncios
- consegue manter sua vida profissional e pessoal separadas. Isso porque o sistema permite gerenciar o seu negócio de forma distinta do perfil pessoal do Facebook. Então, não precisa se preocupar em misturar as suas postagens pessoais com as do empreendimento.
- pode ser usada por qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte;
- aumenta a presença do empreendimento tanto no Facebook quanto no Instagram;
Além disso, com o Facebook para empresas, é possível fazer o negócio crescer ainda mais, visto que ele estará presente nas redes sociais mais acessadas do mundo. Da mesma forma que você consegue proteger o seu negócio com a ajuda da Central de Segurança, pois ela mantém o controle sobre os seus ativos, como páginas do Facebook e contas de anúncios.
Como utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook?
Para utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook, antes de tudo, é preciso ter um perfil nessa rede social e uma página vinculada. Logo após, é necessário acessar o link do gerenciador de anúncios e inserir o seu CPF ou CNPJ da organização que usará a conta. Você também deve preencher os campos apresentados pelo sistema, com seu nome, o da empresa ou outro escolhido para colocar na conta, CEP e endereço.
Feito isso, localize a barra azul da plataforma e clique nas linhas que ficam ao lado do nome “gerenciador de negócios”. A partir dessa ação, aparecerá um painel com diversas opções, mas você só deve clicar na aba “cobrança” e, em seguida, “configurações de pagamento” para poder definir como vai pagar os seus anúncios.
Já no próximo passo é necessário clicar em “adicionar forma de pagamento”, que pode ser de quatro formas distintas. São elas: cartão de crédito, boleto bancário, cupom de anúncio do Facebook e PayPal. A partir disso, você já consegue criar os anúncios, que vamos explicar no tópico seguinte!
Criar uma campanha de anúncios
Para criar uma campanha de anúncio acesse o gerenciador de negócios e faça o login. Depois, siga estes passos.
1º passo: defina um objetivo
Na tela geral, vá em “gerenciamento de anúncios” e selecione o botão verde “+criar”. Nessa tela você deve fazer a seleção de sua primeira criação. Portanto, é preciso que defina um objetivo para o seu anúncio, como alcance de tráfego, reconhecimento da sua marca, entre outros. Após selecionar a opção desejada, é preciso seguir até o fim da página e confirmar novamente o objetivo da campanha, que pode ser o “reconhecimento da marca”, por exemplo.
Na página também é possível escolher opção “teste A/B” para experimentar formas diferentes de posicionar o anúncio. Além disso, você também consegue ativar a “otimização de orçamento de campanha”, no qual pode ser definido o valor que será investido na campanha, que pode ser de forma diária ou vitalícia.
2º passo: segmente o seu público
Essa é uma parte muito importante para fazer com que sua campanha atinja quem realmente interessa, ou seja, a persona do seu negócio. Isso porque, nesse estágio, você vai criar o público que pretende direcionar os seus anúncios. A partir disso, também consegue-se escolher qual a característica dos indivíduos relacionados a determinada cidade na qual se deseja contabilizar.
3º passo: escolha o posicionamento do anúncio
Na mesma aba de seleção de público, encontra-se o posicionamento do anúncio. Ela diz respeito a localização desta publicação para o usuário, que pode ser de duas formas: manuais ou automáticas. No manual, você tem a opção de escolher os locais. Já no automático, o próprio Facebook define quais são as melhores posições conforme o seu orçamento e objetivo.
4º passo: estabeleça o controle de gastos
Se o foco for conversões como compras ou leads, o facebook irá ajustar automaticamente o seu investimento para obter o máximo de resultados possível.
5º passo: crie conteúdo para o anúncio
Na hora de criar o conteúdo para Facebook é preciso pôr em prática todas as ideais criativas do seu time de marketing. Assim, é necessário selecionar a fanpage que pretende vincular o anúncio da plataforma e conectar a sua conta do Instagram.
Nesse momento a composição do anúncio cria forma, sendo possível ter várias imagens na publicação e fazer um Carrossel, as figuras e vídeos passam lado a lado. Essa é uma ótima estratégia para ser usada em e-commerce. Outra opção muito utilizada, é criar os anúncios a partir de alguma publicação que já exista na rede social.
Na parte do texto, siga estas dicas para ter um conteúdo perfeito para sua persona:
- seja claro e objetivo na mensagem;
- use a criatividade e aposte nos gatilhos mentais;
- invista em uma chamada atraente;
- deixe a mensagem principal em evidência;
- caso a empresa permita, use emojis.
No gerenciador de anúncios do Facebook, você também consegue criar uma chamada para ação. Ela é fundamental para fazer com que os consumidores tomem uma atitude, seja para clicar no site da empresa, comprar um produto ou serviço, preencher um formulário etc.
Feito isso, você, poderá ativar o Pixel de conversão. Ela é uma ferramenta que acompanha o quanto os anúncios são efetivos fora do Facebook, como no seu site. Isso é feito com a ajuda de um código. Ao finalizar, o post vai para a etapa de análise, na qual pode ser concluída em alguns minutos, com a confirmação do pagamento.
Gerenciar vários anúncios de uma só vez
Após criar sua campanha, é possível gerenciar várias publicidades de uma vez só. Isso acontece por meio do conjunto de anúncios, no qual deverá definir o direcionamento, programação, orçamento, programação, lances e o posicionamento.
Para que isso seja possível, siga estas dicas: na caixa de texto “Nome do conjunto de anúncios”, escreva o nome que dará a essa projeto. Depois, defina o seu público, crie ou escolha um público personalizado e, caso queira editar alguma informação sobre idade, localização e gênero, por exemplo, basta selecionar o nome desejado e mudar as informações. Já na parte “mostrar mais opções”, você consegue personalizar o idioma e as conexões.
O próximo passo é selecionar o posicionamento dos anúncios e o local onde serão veiculados. Em “mostrar mais opções”, é possível escolher sistemas operacionais específicos e dispositivos móveis.
Não esqueça de clicar em “otimização para veiculação de anúncio” para selecionar o resultado de veiculação desejado. Em seguida defina o orçamento e a data de início e término da publicidade. Ainda na página, você tem a possibilidade de limitar os gastos, definir quando será feita a cobrança e programar os posts.
Veja algumas dicas
Se desejar otimizar o processo, você também pode fazer edições em massa. Para isso, basta selecionar as campanhas que deseja modificar, clicar em editar e depois escolher o que deseja mudar. Assim, as alterações serão salvas de forma coletiva.
Contudo, se quiser duplicar os conteúdos, basta selecionar o anúncio, campanha ou conjunto de anúncios que pretende duplicar. Abaixo de cada nome aparecerá a opção para “duplicar”. Depois disso, é possível ainda fazer os ajustes que achar melhor.
Ver o desempenho de seus anúncios
Na própria ferramenta do Facebook é possível verificar com está o processo de veiculação dos seus anúncios e as métricas de cada unidade criativa, como o valor gasto, alcance, custo por resultado e impressões. Essas informações podem ser visualizadas por meio do “relatório criativo” da plataforma.
Os relatórios obtidos são referentes tanto a veiculação de um único anúncio quanto de um conjunto deles. Isso significa que o dispositivo consegue verificar os resultados isolados de cada elemento criado.
A partir disso, fica mais fácil entender sobre quais aspectos de sua publicidade tem agradado ou não o público-alvo. O que também ajuda a adequar as campanhas de forma correta, para conseguir otimizar a performance dos anúncios.
Como mensurar resultados por meio do gerenciador de negócios do Facebook?
No gerenciador de anúncios do Facebook é possível mensurar os resultados de forma efetiva. Isso porque ele permite que seja feito o acompanhamento das publicações para entender como está sendo o seu desenvolvimento, execução e término. O que permite o anunciante fazer edições nas postagens mesmo quando as campanhas já estiverem no ar e, assim, conseguir realizar as melhorias desejadas.
Para mensurar os resultados também há possibilidade de fazer o teste A/B. Por meio dele, consegue-se ter uma previsão da criação de duas campanhas parecidas, com pequenas alterações, que podem ser incorporadas em títulos, URL, CTAs ou imagens.
Na prática, o teste A/B funciona assim: após a criação dos dois anúncios semelhantes, com o mesmo orçamento e mesmo público, é feita uma avaliação parcial das publicações, ou seja, antes de terminar a campanha. Essa ação é importante para identificar qual das duas opções apresentaram um melhor resultado. Com essa percepção, o profissional pode pausar um dos anúncios e deixar, até o fim da campanha, apenas o que conseguiu gerar mais conversão.
Outra opção é usar o Business Manager para extrair o relatório de anúncios. Nele, você pode fazer a seleção dos dados que precisam ser avaliados. O que permite fazer a mensuração de dados específicos. Além de ter uma visão ampliada da sua conta, ao ser possível verificar algumas informações já na tela principal, como impressões, alcance, frequência e valor gasto.
Como gerenciar as funções e permissões do gerenciador de anúncios?
No gerenciador de anúncios do Facebook, você tem disponível três tipos de permissões administrativas que o ajudar a gerir melhor sua conta. Entre as funções estão administrador, anunciante e analista. A partir disso, o usuário consegue escolher o que cada pessoa poderá ver ou fazer na página.
Vejas as atribuições permitidas para cada função
- administrador: a pessoa com essa função tem acesso a todas as funcionalidades da plataforma. São elas: visualizar anúncios, acessar relatórios, criar e editar anúncios, editar forma de pagamento e gerenciar permissões administrativas;
- anunciante: ele pode criar, editar e visualizar os anúncios, além de acessar os relatórios;
- analista: esse profissional só consegue visualizar os anúncios e acessar os relatórios.
Apesar dessas permissões, isso não autoriza os demais profissionais a entrar como você na plataforma e nem ver no seu perfil informações que não tenha compartilhado com elas. A partir disso, fica mais fácil conseguir trabalhar com sua equipe de marketing, sem grandes transtornos.
Além disso, não esqueça que só é possível conceder permissões da conta de anúncios a indivíduos que tenham contas na rede social. Contudo, se o funcionário que você quiser adicionar não tiver um perfil no Facebook, ela também pode criar em poucos minutos.
Confira os passos para adicionar uma pessoa na conta de anúncios
- vá até a aba configurações, localizada no gerenciador de anúncios;
- clique em “Funções” da conta de anúncios e, em seguida, “adicionar pessoas”;
- coloque o endereço de e-mail ou nome da pessoa que deseja conceder o acesso;
- escolha a função do profissional no menu suspenso e depois clique em “confirmar”.
Ao realizar essas etapas, as pessoas vão poder acessar a conta de anúncios imediatamente, conforme a função escolhida. Caso queira remover ao alterar a permissão do profissional, só é clicar no X, que fica ao do nome do colaborador.
Quais cuidados devem ser tomados dentro do gerenciador de anúncios?
Na hora de realizar o gerenciamento de anúncios, é preciso tomar alguns cuidados para que as campanhas sejam realizadas de maneira efetiva. Para isso, continue a leitura e confira algumas dicas.
No momento de fazer o teste A/B para saber qual campanha gera mais conversão, tente usar cores diferenciadas. Assim, conseguirá descobrir se essa estratégia influencia na hora de uma postagem chamar mais atenção dos consumidores.
Caso sua empresa oferece serviços que levam o bem-estar ou a felicidade, opte por imagens que contenham pessoas satisfeitas e sorridentes. Isso costuma fazer uma grande diferença no momento em que a persona vai decidir.
Outro ponto importante são as imagens de animais. Elas devem cativar as pessoas. Contudo, tome cuidado para não relacionar a marca que aborda os grandes cuidados de higiene, como os produtos infantis, por exemplo, com os animais.
Veja outras dicas para evitar erros nos anúncios
- escreva o headline (25 caracteres que vem após a imagem) que despertem a atenção de até quem já está acostumado com as estratégias de marketing digital;
- tente criar um texto consistente que siga o mesmo raciocínio do headline;
- use a criatividade na descrição;
- elimine anúncios que não funcionam;
- trabalhe com CTA que desperte a curiosidade e não esqueça de fazer os testes;
- torne o Facebook Canvas o seu aliado. Ele usa a publicidade em tela cheia para melhorar a forma de visualizar os anúncios nos dispositivos móveis.
Outra dica, é tentar aumentar o orçamento da campanha gradualmente. Assim você garante menos riscos e passa a ter mais segurança para seguir para o próximo passo, visto que saberá exatamente o que tem dado certo na publicidade online.
Além disso, busque aumentar o alcance dos anúncios com os públicos personalizados. Essa é uma forma de ter mais precisão da segmentação das campanhas e, assim, atingir a sua persona com mais eficiência.
Com o gerenciador de anúncios do Facebook você consegue otimizar sua forma de fazer publicidade. Isso porque ele é uma estratégia de marketing digital que tem auxiliado muito as empresas que desejam melhorar a presença de sua marca na internet. Além disso, essa é uma ótima maneira de conseguir atrair mais clientes para o empreendimento e solucionar os ‘problemas’ de sua persona. Contudo, para atingir os melhores resultados nas campanhas, o mais indicado é contar com ajuda de uma agência especializada no assunto, pois ela consegue otimizar todos os processos das campanhas.
Agora que chegamos ao término do post, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar outras pessoas a entenderem melhor sobre o gerenciamento de anúncios? Não perca essa chance!