Branding marketing: como medir os resultados dessa estratégia?

28 de junho de 2021
PUBLICADO EM blog
28 de junho de 2021 Marcelo Rama

Você já parou para pensar no motivo que leva algumas marcas a serem tão queridas e conhecidas, diante de um mercado competitivo como o atual? É o caso da Coca-Cola, que existe desde 1886, a Netflix, Ifood, Natural, Google e muito mais. Parte indiscutível disso são as ações desenvolvidas pelo branding marketing.

O branding consiste no trabalho de gestão de marca, o que inclui planejamento das ações a longo prazo, criação e gerenciamento da identidade visual. Ações como essas contribuem para que os consumidores tenham percepções mais positivas sobre uma empresa, desde os serviços oferecidos até os posicionamentos adotados.

Para avaliar se as medidas adotadas estão tendo os resultados desejados e a missão, e valores de uma marca sendo expressos, é possível utilizar métricas que levam em conta o retorno de compra, impressões e reconhecimento da marca, consideração de compra e muito mais.

Pensando em responder essas dúvidas sobre o branding marketing e mostrar como ocorre a medição das estratégias, preparamos este post. Continue lendo e entenda!

Como medir os resultados do branding no dia a dia?

Considerando que os objetivos do branding marketing consistem em otimizar a percepção do público diante de uma marca, é natural considerar que a mensuração dessas ações seja subjetiva demais. 

Isso supostamente dificulta a entrega de valor aos clientes pelo profissional de marketing, além da autoavaliação do trabalho executado, que precisa de embasamento para saber se as estratégias estão tendo efeitos positivos ou não. Felizmente, no marketing, toda ação pode ser mensurada por meio de métricas específicas. A seguir, confira as principais.

Como medir o reconhecimento da marca?

Alcançar o reconhecimento da marca é um dos objetivos do branding, que precisa passar para o público uma percepção positiva sobre os valores e missões existentes. 

Análise o número de visitantes no site

Quando o número de visitas no site de uma marca é baixa ou apresenta pouca elevação após uma campanha de reconhecimento de marca, isso mostra que as pessoas ainda não reconhecem ou se interessam o suficiente pela empresa a ponto de visitar o site. Por isso é tão importante realizar comparativos antes, durante e depois de uma campanha de branding.

Ainda assim, essa métrica por si só não é suficiente para comprovar que as ações têm sido positivas até então. Em muitos casos, marcas caem na boca do povo por terem um marketing mal executado e gerar inúmeras críticas que viralizam no meio digital.

Então, um negócio não pode levar em consideração a expressão popular ”falem mal, mas falem de mim’’, já que isso pode significar perda de dinheiro, é preciso contar também com outras métricas.

Realize testes A/B

Os testes A/B consistem no compartilhamento de dois conteúdos diferentes de uma campanha, seja com diferenças de cores e fontes na identidade visual ou logotipo da empresa, seja no formato de um conteúdo — que pode ser texto, vídeo, imagem etc.

Após o lançamento, é possível comparar o resultado de ambas ações e analisar a percepção do público diante de cada material recebido.

Meça a taxa de compartilhamento

O compartilhamento espontâneo dos materiais que sua marca produz sinaliza que ela está sendo reconhecida por mais pessoas, virando assunto e, possivelmente, até sendo recomendada entre amigos e familiares. A maior relevância disso é que, segundo pesquisas da Nielsen, a recomendação entre esse grupo social passa mais confiança para 92% das pessoas do que propagandas.

Por esse motivo, especialmente nas redes sociais, é importante que os profissionais de marketing desenvolvam conteúdos compartilháveis e que sejam de interesse do público-alvo, o que pode envolver dicas, memes, personagens de séries ou reality show do momento etc., o importante é ser relevante.

Além disso, tenha sempre em mente, mais uma vez, que o compartilhamento por si só pode não significar resultados positivos pela mesma justificativa da alta taxa de visitantes em um site, já que a marca pode ser conhecida de forma negativa.

Como medir as impressões de marca?

Diferentemente das métricas anteriores, que avalia a quantidade de pessoas que entraram em contato com sua marca, as impressões referem-se a quantidade de vezes que um mesmo conteúdo foi exibido para alguém, que pode ser o mesmo usuário ou não. 

Por mais que essa métrica não esteja diretamente relacionada à conversão e que muitos a considerem como um indicador de vaidade, ela indica caminhos que podem ser positivos para as estratégias de marketing.

Descubra o Custo por Mil impressões (CPM)

O custo por mil impressões, como o próprio nome sugere, indica o custo gerado a cada mil impressões de um anúncio, o que são números importantes de serem avaliados quando o objetivo da campanha é de alcance ou envolvimento. 

Isso porque, o CPM contribui para um:

  • maior entendimento da concorrência, já que a taxa tende a subir quando o público é menor e a concorrência maior;
  • maior compreensão do público de uma marca. Para isso, basta comparar o CPM com diferentes públicos e analisar com qual a entrega é facilitada.

Como medir a consideração de compra?

Lembra quando falamos que a visibilidade de uma marca não significa necessariamente que ela está sendo bem vista e que os visitantes cogitam consumir seus produtos/serviços oferecidos? As métricas da consideração de compra avaliam justamente isso. 

No meio digital, isso pode ser representado ao assinar uma newsletter, utilizar versões grátis disponibilizadas, fazer download de e-books, fazer muitas perguntas nos directs das redes sociais etc. Essas ações mostram que a procura pela marca não foi apenas momentânea e que existe um interesse por trás, que futuramente pode levar o visitante a uma compra.

Como medir a lealdade da audiência?

Quando quem já consome seus produtos ou serviços continua leal à marca, é sinal de que a gestão da marca está funcionando corretamente. Nesse sentido, as avaliações deixadas dentro do seu canal — como SAC, redes sociais etc. — Além de sites de reclamação, como o Reclame Aqui, são essenciais para entender o nível de satisfação da audiência, além de saber se existem recomendações e defesas da empresa.

Ainda, a taxa de retorno dos visitantes atual funciona como um indício de que a percepção dos clientes quanto à sua marca é positiva. Para isso, existem inúmeras ferramentas que podem ser úteis, como Google Trends, Google Analytics etc.

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