Lidar com o imenso número de dados gerados por uma empresa é um desafio para qualquer gestor, e quando se trata de estratégias envolvendo chamadas telefônicas, o maior desafio se torna o rastreamento de chamadas e a mensuração de resultados.
Em equipes de vendas, por exemplo, devido ao enorme número de chamados provenientes de diversas mídias e canais, se torna indispensável o uso de ferramentas que possibilitem saber qual estratégia trouxe certo cliente.
O Call Tracking é uma dessas ferramentas. Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e como aplicá-lo! Continue a leitura para conhecer também algumas ferramentas disponíveis no mercado e como a DDWB pode ajudar sua empresa nessa empreitada.
O que é Call Tracking?
Call Tracking, ou rastreamento de chamadas, é uma ferramenta que ajuda na metrificação dos atendimentos telefônicos recebidos pela empresa. Ou seja, mostra a quantidade de chamadas, sua duração, o nível de satisfação e, não menos importante, mostra também dados sobre a origem do telefonema, tanto em critérios geográficos quanto de mídia.
Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço dentro e fora do país. E o motivo da utilização e importância de ferramentas como essa é simples: tentar identificar de forma manual se a ligação veio a partir de um cartão de visita, e-mail marketing, anúncio patrocinado ou outro canal pode se mostrar um tanto quanto complexo.
Motivo pelo qual o Call Tracking é a ferramenta ideal para esse tipo de metrificação. Nas próximas linhas você vai entender o porquê.
Como funciona?
De forma simples, a ferramenta funciona como um agregador de diferentes versões do número principal da empresa. Por meio dela, é possível ter um número virtual para cada canal, um para panfletagem, outro para anúncio patrocinado, outro para o Google Meu Negócio, e por aí vai.
Ao receber um telefonema de qualquer um desses números, a ferramenta direciona a chamada para o número principal, sem bagunça, sem confusão, nem nada. Você e sua equipe nem precisam saber, durante o atendimento, sobre a origem daquela chamada, pois é na hora da mensuração que o Call Tracking mostrará seu valor.
No entanto, alguns serviços disponibilizam um histórico para cada cliente. O atendente ou vendedor, ao atender a chamada, obtém informações importantes para o sucesso da ação, como dúvidas sanadas na última ligação, duração, quantidade de ligações feitas recentemente, solicitações, etc.
Do ponto de vista da qualidade do atendimento, esse recurso oferecido por algumas empresas pode ajudar consideravelmente na melhora da experiência do cliente.
Por que usar uma ferramenta de Call Tracking?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o bom e velho telefonema é sim um ótimo canal de contato e prospecção de leads. Não é porque vivemos em uma sociedade que usa as redes sociais e smartphones 24 horas por dia que as pessoas deixaram de realizar chamadas telefônicas.
Percebe-se que é justamente essa massificação e virtualização dos relacionamentos digitais que levam muitas pessoas a buscarem métodos de interação mais pessoais, como o contato telefônico.
O motivo é simples: todo mundo já se irritou com um atendimento insatisfatório em algum momento da vida. Provavelmente, isso aconteceu devido a uma estratégia de CRM focada em automatização e padronização de respostas não muito eficaz. O cliente termina o chamado ainda com dúvidas, insatisfeito e sem a certeza se resolverá, ou não, o problema.
Por vezes, esses processos ficam distantes, impessoais e até mesmo artificiais demais, e o pior, sua empresa se torna facilmente esquecida. No caso de campanhas de vendas, por exemplo, o contato telefônico ajuda a trazer mais segurança para o cliente. É a proximidade, mesmo que não seja olho no olho, que irá sanar as dúvidas e quebrar barreiras durante a venda.
Mas agora, você deve estar se perguntando, apenas por isso? O que minha empresa ganha ao utilizar uma ferramenta de rastreamento de chamadas telefônicas tão complexa? A seguir, vamos apresentar alguns benefícios que o Call Tracking pode trazer para sua empresa.
Facilita a análise de desempenho
A verdade é que as empresas que não sabem analisar o desempenho de suas estratégias, ou não se preocupam em fazer isso, perdem grandes oportunidades de crescimento. Não adianta atirar para todos os lados e esperar que alguma estratégia alcance seu objetivo, muito menos ficar no escuro sobre os caminhos e indicadores que trouxeram o cliente até você.
Ao utilizar o Call Tracking é possível saber qual estratégia trouxe mais resultados, focar no que realmente importa e deixar de gastar dinheiro e tempo em abordagens pouco produtivas. A partir dos dados fornecidos será possível descobrir, por exemplo, se foi a campanha de anúncios patrocinados ou as ações no PDV (ponto de venda) que trouxeram resultados mais significativos.
Permite identificar as melhores estratégias
O Call Tracking fornece diversos dados para auxiliar na tomada de decisões, motivo pelo qual é considerado o Analytics das ligações telefônicas. Esses dados são fundamentais para descobrir as melhores estratégias, assim como também para identificar as ações que dão pouco retorno e precisam ser reestruturadas.
Reduz custo de aquisição
Não só identificar as melhores estratégicas, o Call Tracking pode servir também para ajudar sua equipe a reduzir custos de aquisição. A análise do histórico de chamadas e das mídias de origem pode ajudar os gestores a entender o que precisa ser mudado, ou mesmo descontinuado, reduzindo assim o custo de aquisição do cliente.
Dentre outros benefícios gerados a partir dos dados fornecidos pelo sistema estão: melhora significativa do atendimento, qualificação contínua da equipe de vendas e identificação de novas oportunidades. Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço, entre elas, NVoip, PhoneTrack e MobCall, esta última emprega inteligência artificial na análise das ligações.
Aqui na DDWB somos especialistas em resultados. Somos certificados pelo Google como Partner Premier Stars e possuímos parcerias com os principais líderes no mercado brasileiro no segmento de marketing. Nossa equipe tem a expertise necessária para atender sua empresa em diversas frentes, inclusive durante a implantação da sua estratégia de Call Tracking.
Neste artigo, explicamos o que é a ferramenta estratégica de mensuração e metrificação de chamadas telefônicas chamada Call Tracking. Explicamos como ela funciona, e como aplicá-la em sua empresa. Citamos também algumas ferramentas disponíveis no Brasil e você descobriu como a DDWB pode ajudar a alcançar seus objetivos de marketing e vendas.
Agora que já sabe os benefícios e vantagens que o Call Tracking pode trazer para sua empresa, que tal entrar em contato conosco. Oferecemos apoio e os melhores profissionais para que sua empresa se destaque.