Entenda como motivar equipe de vendas e descubra como isso impacta seu negócio!

6 de setembro de 2021
PUBLICADO EM blog
6 de setembro de 2021 Marcelo Rama

Motivar a equipe de vendas não serve apenas para aumentar as entradas no seu empreendimento: essa estratégia também fortalece a imagem e o posicionamento da marca, além de alinhar a cultura da empresa. Para isso, é fundamental melhorar o clima organizacional, promovendo um ambiente de trabalho amigável, oferecendo autonomia e liberdade para que os membros da equipe se expressem com clareza.

Neste artigo, apresentaremos os principais pontos a que você deve ter atenção para garantir engajamento, motivação e ótimos resultados com seu time de vendas. Tenha insights sobre as melhores estratégias e aumente o fechamento de negócios. Boa leitura!

Ofereça um salário associado à produtividade

Quando pensamos no time de vendas, é comum imaginarmos um time naturalmente engajado e pronto para buscar os melhores resultados para a sua empresa, mas nem sempre isso está alinhado à realidade. Por isso, é comum buscar soluções para otimizar as taxas de conversão, e um dos principais pontos de ação estará relacionado ao time de vendas.

Assim, uma das estratégias mais atrativas para motivar essa área é o pagamento de comissões de vendas. Existem várias formas de ajustar a comissão, mas o fundamental é:

  • explicar se o formato de pagamento será salário mais comissão ou apenas comissão;
  • ter clareza no modelo de comissão. Por exemplo, existe comissão por venda, por faturamento e por margem de lucro, sendo cada uma delas interessante conforme seu modelo de negócios, mas é fundamental que o funcionário saiba sobre qual valor é o comissionamento;
  • oferecer escalonamento também é uma excelente oportunidade de incentivar seus vendedores a produzirem mais.

Cultive um bom ambiente de trabalho e impulsione o time

O trabalho de um vendedor normalmente envolve muita pressão. Ele é a ponte entre sua empresa e o público, sendo comum receber pedidos de descontos de um lado e de resultados do outro.

Por isso, o ambiente de trabalho reflete diretamente na motivação desse profissional. Além de uma estrutura adequada, com boa iluminação, ventilação, decoração e temperatura adequadas, também é importante observar outros pontos.

É fundamental estimular boas práticas entre os colegas de trabalho, mostrar a seriedade da empresa e o quanto ela se preocupa e valoriza seus colaboradores. Uma ação simples que tem forte impacto nesse sentido é o desenvolvimento de campanhas de comunicação interna que reforçam a importância de um ambiente saudável no trabalho, além de motivar boas práticas e alta produtividade.

Flexibilize o trabalho para motivar a equipe de vendas

Coordenar uma equipe de vendas no home office é um grande desafio. Apesar disso, esse modelo de trabalho é essencial — não apenas no período de isolamento por causa da pandemia de Covid-19, mas também com a normalização do trabalho no escritório. Esse modelo conta com muitas vantagens, mas precisa ser implementado com cautela.

A tendência é que os vendedores tenham maior engajamento e produtividade por trabalharem de casa ou de outro lugar que seja mais confortável, porém isso gera desvantagens também. Caso o colaborador não tenha perfil e não esteja preparado, ele tende a confundir o período de trabalho com sua agenda pessoal.

Então, se sua empresa decidir por essa possibilidade para o time de vendas, é igualmente importante acompanhar de perto o desempenho individual dos colaboradores. O trabalho remoto é uma tendência que deve crescer muito nos próximos anos, por isso vale entender como fazer para que a gestão das equipes virtuais seja mais eficaz e acreditar nos resultados.

Promova treinamentos e capacitações para sua equipe

Talvez uma das estratégias com a qual a gestão do time de vendas está mais familiarizada são os treinamentos. Vale destacar que essa ação ajuda a motivar a equipe, além de alinhar o time com o propósito e os objetivos da empresa. Normalmente as capacitações e os treinamentos se esbarram em questões relacionadas ao investimento de tempo e dinheiro.

Com a transformação digital, é possível desenvolver treinamentos à distância, usando plataformas virtuais. Dessa forma, mesmo com várias filiais, a empresa reúne sua equipe de vendas. Outra opção é criar cursos gravados para treinamentos específicos, garantindo o maior aproveitamento dos colaboradores.

Valorize os talentos e as conquistas do time de vendas

A rotatividade de funcionários é um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas. Além dos valores relativos à demissão e à contratação de um novo colaborador, também existe outras questões que comprometem o desenvolvimento da função, como a adequação à cultura empresarial e a operação da forma estabelecida.

Assim, é preciso que o novo membro do time passe por treinamentos e adaptações, o que custa tempo e dinheiro. Apenas pensando nesse motivo, a valorização dos colaboradores para aumentar a retenção de talentos já se torna fundamental.

Entretanto, a valorização de talentos também é importante para motivar os vendedores. Eles percebem o reconhecimento da empresa, além de visualizarem seu crescimento dentro do negócio, unindo o útil ao agradável.

Estabeleça metas claras para motivar a equipe de vendas

As metas claras são fundamentais para ter uma visão do negócio, otimizar a gestão de pessoas e alinhar o trabalho. Além disso, é um dos estímulos para que os vendedores se orientem em direção à melhoria do trabalho, alcançando os objetivos estabelecidos.

Para isso, defina o período para alcançar a meta, além da frequência para monitoramento dos resultados. É importante que as metas sejam realistas para estimular o engajamento dos vendedores. Se forem muito acima do histórico, isso gera frustração e desentendimentos; se forem abaixo da capacidade do time, causam acomodação e até mesmo desestimulação do impulsionamento das vendas.

Meça o desempenho individual e do setor de vendas

Por fim, é muito importante acompanhar os indicadores de vendas, descobrindo se a empresa está alcançando os resultados desejados. Além disso, é muito importante saber como anda o desempenho do time e de cada colaborador. Vale destacar que o objetivo não é apontar os defeitos dos vendedores. Tenha foco nas práticas e não nas pessoas.

Gostou de conhecer várias técnicas para motivar sua equipe de vendas? Esse é um time muito importante para a empresa, sendo fundamental se atentar para as tendências e as estratégias que garantem os melhores resultados com seu time. O engajamento dos colaboradores é uma das formas de fortalecer o posicionamento da marca e de transmitir seus valores para o público.

Se você gostou deste texto e quer ter acesso a mais materiais excelentes para otimizar seus resultados de marketing e vendas, então siga nossa página no Facebook e garanta os melhores conteúdos!