Se você pudesse ter reunido em uma única ferramenta diversas informações essenciais no marketing digital, como fechamento de vendas, atração de visitantes para um site e e-commerce, monitoramento das redes sociais e muito mais? Sim, isso é possível, basta que você saiba como usar RD Station, que é responsável por todas essas funcionalidades.
Ao unir em um só lugar dados importantes sobre os clientes e a performance de uma marca fica bem mais fácil gerir e organizar o planejamento para fazer campanhas melhores, nutrir leads, gerar oportunidades comerciais e muito mais. Não é à toa que o RD Station é a ferramenta de automação mais utilizada pelos brasileiros, de acordo com a Tech Trends.
Já percebeu que não conhecer e entender como usar RD Station pode ser um tiro no pé de quem trabalha com marketing digital? Então, continue conosco e saiba tudo sobre como aproveitar essa ferramenta!
O que é o RD Station?
Conforme mencionado, o RD Station é uma ferramenta de automação utilizada especialmente pelo setor de Marketing digital, e reúne em um só lugar os principais recursos necessários para o desenvolvimento de estratégias acertadas.
Em outras palavras, a partir do RD Station você pode monitorar as redes sociais e interações do seu público-alvo, disparar e-mail marketing, criar landing page e as demais ações que podem ser realizadas no mundo digital para conquistar mais clientes, aumentar o volume de vendas e o posicionamento de marca, tudo isso com base nas etapas do funil de vendas.
Afinal, é cada vez mais comum que as pessoas pesquisem na internet antes de partir para as compras, e a paralisação do comércio junto do isolamento social exigido pela pandemia do coronavírus só intensificou esse hábito: pesquisas do Podium mostram que mais de 93% dos consumidores são influenciados pelo que acompanham online.
E ainda, outro estudo, dessa vez do Benchmark, mostrou que mais de 70% dos interessados por um produto ou serviço oferecido ainda não estão prontos para a compra, o que exige o respeito pela marca as etapas do funil de vendas, cujo processo e entendimento é auxiliado pelo RD Station.
Para que serve o RD Station?
Como você pôde perceber, o RD Station tem como principal objetivo otimizar as estratégias digitais de uma marca, já que a presença no meio digital é mais complexa do que muita imaginam e existe concorrência até com perfis pessoais e que não tem nenhuma relação com o seu segmento.
Isso porque, essas outras postagens podem chamar mais atenção do que a de uma marca, e sem atenção as demais estratégias da empresa podem ir por água abaixo. Sendo assim, é preciso garantir que o seu site tenha um bom posicionamento no Google para facilitar a busca dos usuários, realize otimizações de página (SEO), ofereça um Painel de Palavras-chave, invista em anúncios nas mídias digitais para que seja visto e notado etc.
Isso é muito mais fácil e possível com auxílio do RD Station. Assim, o seu público pode encontrar seus produtos e serviços no meio digital de forma mais fácil.
Planejamento
Ao compreender as etapas de funil dos leads, o planejamento pode ser realizado com maior propriedade, além dos diferentes recursos que a ferramenta oferece para apoiar essa etapa e conseguir desenvolver a melhor estratégia para gerar resultados e alcançar as metas no meio digital.
E ainda, saiba que a ferramenta permite que toda a equipe de marketing digital fique por dentro do planejamento e até mesmo haja a distribuição de prazos e tarefas.
Converter visitantes em leads
Digamos que o seu site seja a fachada de casa, quanto mais bonita, mais os visitantes se sentirão atraídos para observar e dependendo do nível de interesse (o que chamamos da fase de funil de vendas), de entrar para conhecer a parte interior de casa.
Ter tráfego, que são os visitantes, é interessante para tornar o site mais popular, mas apenas isso não é suficiente para que você tenha lucros, o seu objetivo deve fazer com que essas pessoas queiram conhecer o interior da casa e consumam algo de lá, o que chamaremos de comprar algo. Essa jornada é auxiliada pelo RD Station.
Nutrição e relacionamento com seus leads
Como foi dito, para que os visitantes cheguem ao processo final da etapa de funil é necessário passar por uma jornada, cujo tempo de percurso varia para cada pessoa. À medida que elas transitam por essa jornada são deixadas pegadas pela residência, seja por formulários ou e-mails, que geram as informações valiosas para que você tenha estratégias mais acertadas para a pessoa certa, no momento certo.
Essas informações formam uma base de leads, que são gerenciadas e segmentadas pelo RD Station, o que otimiza e muito o tempo e a produtividade da equipe de marketing digital.
Quais são os benefícios do RD Station?
Vamos por parte: você já entendeu o que é a ferramenta RD Station? Enxergou que o meio online é fundamental na influência do consumo e que nem todos os consumidores estão preparados para comprar logo de cara, precisando passar por uma jornada? É dentro desse contexto que a RD Station vai ajudar o seu negócio. Abaixo você acompanha os benefícios dessa ferramenta.
Torna as estratégias de marketing digital mais produtiva
Ao utilizar várias ferramentas de marketing digital, como uma para monitoramento das redes sociais, outra para disparos do e-mail marketing e assim por diante, é natural que algumas informações se percam pelo caminho. Sem contar que dessa forma o processo fica mais lento e menos prático. Então, não seria melhor ter uma ferramenta tudo-em-um, como é o caso do RD Station?
Cria campanhas melhores
Ao aprender como usar RD Station nas funcionalidades já mencionadas é possível otimizar as campanhas criadas para conversão e atração de clientes. Afinal, existem modelos de e-mails e landing pages, alguns dos meios de interação com os clientes, para diferentes objetivos e segmentos. Você só precisa se adaptar de acordo com suas intenções.
Constrói jornada de vendas personalizada
Errar no timing na hora de anunciar os produtos e serviços de forma mais direta é um dos maiores pecados que uma marca pode cometer, já que isso atrapalha a jornada de vendas de cada um e pode afastar os consumidores. Por esse motivo, o RD Station é construído para enviar as mensagens certas e na hora certa, respeitando o tempo de cada um.
Lembra quando falamos que nem todos os interessados por um produto ou serviço estão prontos para a compra? Então, respeitar isso pode aumentar a produtividade e eficácia das estratégias digitais de marketing para startup, além de aumentar as chances de conversão.
Encontre as melhores oportunidades
Parte indispensável do sucesso de uma estratégia digital é saber exatamente para quem divulgar os produtos ou serviços, caso contrário, a marca atua como quem atira para todos os lados e sorte dela se conseguir atingir alguém interessado.
Diferentemente disso é a possibilidade de mirar em um público-alvo específico, a partir de informações coletadas por meio de formulários, redes sociais etc., e com isso, ter maiores chances de quem recebeu a sua campanha de venda sejam pessoas realmente dispostas a consumir, o que otimiza o tempo e recursos investidos.
Comprove suas ações
Se você trabalha com marketing digital, possivelmente já enxerga e compra a importância dessa área para otimizar os resultados de uma marca. Ainda assim, lidamos com um público que pode ser descrente desses benefícios, o que dificulta a confiança no investimento e a valorização financeira do trabalho realizado.
A partir da RD Station você pode comprovar de modo simples e em uma única ferramenta como as ações implementadas no marketing digital resultaram de forma positiva. Vamos combinar que assim é bem melhor do que reunir uma série de ações isoladas para entender os efeitos de cada uma, até para quem foi responsável pela execução e planejamento delas, não é mesmo?
Como usar o RD Station para atrair leads?
O menu da plataforma conta com 4 funcionalidades já mencionadas que são indispensáveis para atrair leads: formulação de palavras-chave, otimização de páginas e ferramentas para blogs e postagens em mídias sociais.
Cada uma delas tem um desempenho diferente: a postagem em mídias sociais permite a criação de posts para as diferentes redes sociais, comparação da performance de cada post, visualização por meio de calendários e até mesmo o gerenciamento de postagens patrocinadas no Facebook Ads.
Como a definição das melhores palavras-chave são indispensáveis para ajudar no melhor posicionamento de um site nas buscas do Google, o RD Station também monitora isso a partir de critérios de concorrência, volume de buscas, posição no ranking etc.
A otimização de SEO complementa as funcionalidades acima ao mostrar a pontuação do seu site de acordo com as palavras-chave e oferece insights que ajudam no melhor posicionamento da página para atrair visitas orgânicas.
Como usar o RD Station para converter leads?
Agora que você já entendeu como o RD Station ajuda a diferenciar clientes em potencial dos que não devem receber atenção, é hora de avaliar o comportamento dos leads com a sua empresa para posteriormente definir o critério de avanço na jornada de compra e as ações indicadas para cada caso.
Essa avaliação pode ser possibilitada por meio do menu Converter da ferramenta, que cria landing pages para trocar dados dos usuários por algo, que pode ser um conteúdo educativo, como ebooks. A partir disso, a plataforma permite a exportação de dados e monitoria dos resultados.
Por exemplo, as interações clássicas que podem indicar um cliente em potencial e avanço na jornada de compras:
- visitar determinadas páginas;
- engajar com os e-mails e fluxos de automação;
- realizar downloads de conteúdos e materiais fornecidos pela empresa.
Dentro dessas interações ainda é possível realizar um destrinchamento maior em outras camadas e que deve ter um tipo de estratégia diferente para conversão:
- topo do funil (fase de conscientização das necessidades): ebook de atração para as soluções e benefícios que sua empresa oferece;
- meio do funil (fase de consideração das necessidades): ebook de os serviços e produtos oferecidos pela sua marca podem ser úteis para o consumidor;
- fundo do funil (fase final do processo de venda): pediu para conversar com um vendedor.
Como usar o RD Station para se relacionar com seus leads?
Monitoramento de mídias sociais
Se relacionar com os leads envolve garantir o posicionamento digital da marca, o que inclui não apenas a presença, mas uma produção de conteúdo adequada e de acordo com o público-alvo nas mídias digitais, e-mail marketing etc. Isso é feito desde a programação mensal de postagens pela ferramenta de automação a gerenciamento de anúncios para melhorar a divulgação dos posts etc.
Afinal de contas, se o meio digital influencia nas compras, como mostram as pesquisas mencionadas acima, é preciso se relacionar com os leads também nesses espaços. As redes sociais são exemplos disso, já que se tornam cada vez mais populares e reúnem um grande número de usuários, o que torna o ambiente propício para construir e fortalecer um relacionamento.
Tenha em mente que, mesmo que a preferência do seu público seja por compras físicas, o meio digital é uma maneira de estender a relação entre marca e cliente para que o contato entre vocês não se resuma a uma simples compra e a empresa permaneça na mente e nas prioridades do consumidor. Assim, a funcionalidade do RD Station de monitoramento de mídias sociais oferece um mural com menções e interações.
Base de Leads
Nesse sentido, tem mais vantagens na construção do relacionamento as marcas que conhecem bem o perfil e interesse dos leads, além de entender e separar a etapa de funil de vendas de cada um. Com o RD Station é possível ter acesso ao histórico completo de cada lead e realizar segmentações para garantir que haja interações específicas para cada um deles, de acordo com que tiver relevância.
Lead Scoring
Além disso, uma da das funcionalidades do RD Station é o Lead Scoring, que ajuda a identificar e fechar vendas por meio de uma técnica que estabelece critérios pré-estabelecidos por você para qualificar quem está mais preparado, tendo maior potencial de compra e priorizando esse grupo de forma automática ou manual.
Como você pode imaginar, essa classificação e critérios não são definidos de forma aleatória, com base em achismos e muito menos a partir de uma bola de cristal: no mundo dos negócios é preciso trabalhar com certezas e embasamentos. O
RD Station torna este processo que poderia ser complexo em algo muito mais seguro e simples, ao reunir dados sobre o perfil e interesses do público em um só lugar e proporcionar insights mais poderosos para determinar o que será feito a partir das informações coletadas.
Segmentação de leads
Após obter as notas dos leads eles devem ser tratados de forma personalizada e agrupados de acordo com características que tenham em comum, sejam dados pessoais, conversões, tags etc.:
- Leads com potencial para se tornar cliente: são os que apresentem um bom perfil e interesse e devem receber propostas mais diretas quanto as vendas;
- Leds com potencial para se tornar cliente, mas ainda pouco interessados: utilize a automação do RD Station para alimentá-los com mais conteúdos de nutrição sobre um determinado assunto para que ele se prepare para a compra;
- Leads com perfil ruim, mas muito interesse: é o caso de pessoas que não se encaixam nas personas construídas para a sua marca, mas, ainda assim, sentem desejo em consumir. A recomendação é que você não gaste tanto recursos para esses leads, apenas venda;
- Leads com perfil ruim e pouco interesse: a regra é parecida com a anterior, mas é muito importante que você nem desperdice recursos tentando vender e focar em outros com maior potencial de compra.
Lead Tracking
É possível monitorar esses comportamentos para saber exatamente que tipo de interação utilizar ao entrar em contato com seu público por meio do Lead Tracking, uma das funcionalidades do RD Station.
O Lead Tracking monitora as páginas do seu site e interage com os leads de forma personalizada, de acordo com os critérios estabelecidos e com as etapas de funil de cada um. A partir disso, uma série de medidas automatizadas podem ser geradas para levar essas pessoas a serem convertidas.
Automação de marketing
Nessa função você pode criar fluxos, acompanhar quantos leads estão em cada fluxo e a performance de cada um deles. Tudo isso pode ser visualizado e editado por meio de um editor visual.
E-mail marketing
O e-mail marketing é o espaço em que os responsáveis devem analisar taxas de clique e abertura, realizar agendamento etc. Assim como na criação de landing page, essa etapa permite a personalização de cabeçalhos, templates temáticos e até a inclusão de botões.
Como usar o RD Station para analisar suas estratégias?
Todas as ações pensadas para otimizar o espaço digital ficam registradas no RD Station, que conta com um dashboard em que é possível analisar os resultados, desempenhos das campanhas e comparar com as metas.
Até porque, essa é a única maneira de se certificar que as ações definidas estão indo na direção correta e que o investimento está valendo a pena, o que é importante tanto para motivar e tornar o desempenho do tempo mais produtivo, quanto para mostrar aos clientes que você gerencia o retorno do trabalho.
Análise de Canais
Por exemplo, na parte de Análise de Canais você tem acesso aos canais digitais que tiverem melhores resultados com os visitantes de acordo com o objetivo pré-estabelecido. Quer dizer, o objetivo era levá-los a fazer download de determinado conteúdo? Fornecer o contato para falar com os vendedores? A plataforma vai mostrar a eficiência das ações em cada um desses espaços digitais.
Marketing BI
E ainda, existe um setor específico, o Marketing BI (Business Intelligence), que mostra informações indispensáveis para a tomada de decisões, planejamento e análise do retorno sobre o investimento, como sazonalidade, segmentação por canal, tamanho do ciclo de vendas.
Com isso, se os resultados obtidos forem abaixo do esperado, é o momento de levantar os pontos positivos e negativos da ação ou campanha para concentrar os esforços em novas ações, em que o marketing digital seja mais eficiente, por meio do RD Station.
Relatórios
O melhor de tudo é que esses resultados podem ser recebidos em forma de relatórios diários e semanais, para que você se mantenha sempre por dentro do assunto, e até mesmo seja notificado quando houver uma nova geração de lead ou conversão.
Que tal uma recomendação? Realizar testes A/B para entender as preferências do seu público também é uma maneira de ter resultados mais acertados.
Como realizar uma boa estratégia de e-mail marketing?
Ao criar e-mail marketing estratégico recomendado que você estabeleça padrões de modelos que serão utilizados. Normalmente, o próprio RD Station conta com uma arquitetura de layout pronta, mas é possível alterar elementos do design de acordo com a temática do assunto em questão, alguma data comemorativa ou simplesmente manter a identidade visual coerente com sua marca, com ajuda do editor drag & drop.
Ao contar com modelos padronizados existe a opção de duplicar o recurso, editando apenas alguns detalhes, e facilitando na hora do disparo de e-mails, por menor que seja a frequência estabelecida de envios. Feito isso, as ações de nutrição e relacionamento com os leads podem ser automatizadas com o recurso de Automação de Marketing.
Outras recomendações de estratégia de-mail marketing variam de acordo com o formato escolhido e com as ocasiões específicas em que eles devem ser utilizados, que podem ser newsletter, avisos úteis, cartões comemorativos, ativações etc.
Por exemplo, o e-mail para clientes inativos pode conter uma oferta interessante, de acordo com as características do público e a periodicidade adequada. É importante que essa relevância fique explícita já no assunto do e-mail. Outras dicas para otimizar a prática é perguntar para o próprio lead quais assuntos ela gostaria de receber, fazer anúncios segmentados etc.
Então, conseguiu entender como usar RD Station e como contar com essa ferramenta pode otimizar os resultados do marketing digital? Além das inúmeras funcionalidades oferecidas a plataforma tem um ótimo custo-benefício.
Gostou do nosso post e de saber como usar RD Station? Compartilhe em suas redes sociais e permite que outras pessoas aprendam mais sobre o assunto!