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Conteúdo evergreen: saiba o que é, como desenvolver e quais os benefícios

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  • 6 junho 2022

Na produção de conteúdo para web existem os formatos evergreen e os sazonais. Você sabe qual é a diferença entre eles? O primeiro consiste em uma produção duradoura e que não tem data de validade, embora precise de atualizações periódicas.

Enquanto isso, conteúdos sazonais, como o próprio nome sugere, só fazem sentido em um período específico. Por exemplo, uma produção para web sobre como aumentar as vendas com estratégias de marketing digital é do tipo evergreen.

Por outro lado, falar de como alcançar esse objetivo no Dia das Mães é considerado sazonal. Percebeu a diferença? Não pense que uma é mais relevante do que a outra. Ambas têm a sua importância e, para decidir qual é a melhor opção, deve-se conhecer o objetivo do conteúdo.

O nosso foco é apresentar mais informações sobre o evergreen para você utilizar essa estratégia com mais eficácia. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é um conteúdo evergreen?

Como foi possível notar, os conteúdos evergreen são duradouros e não têm data de validade, por mais que precisem de atualizações. Assim, as informações sobre um assunto não se tornam obsoletas rapidamente, sabe?

Em outras palavras, é como se eles se mantivessem ‘’verdes’’ e adequados para a leitora do público. Inclusive, o termo evergreen faz referência às folhas verdes dos pinheiros. Para entender melhor, conferir outro exemplo pode ajudar.

Produzir um conteúdo sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 é evergreen. Todavia, uma publicação que fala sobre o número de contaminados por essa doença em um período específico ou a quantidade de vacinados é sazonal.

Entendeu a diferença? Ambos são fundamentais para informar o público. Porém, eles fazem isso a partir de estratégias e objetivos diferentes. O desafio é conseguir produzir conteúdos que se mantenham relevantes em longo prazo, diante da explosão de informações atualmente.

Qual é a importância de um conteúdo evergreen?

Você já entendeu do que se trata um conteúdo evergreen. Agora é o momento de se aprofundar na importância desse tipo de produção. Confira a seguir!

Aumento da autoridade de uma marca

Páginas web que produzem conteúdos perenes podem ser constantemente consultadas sempre que uma dúvida surgir. Ao fazer isso, o leitor sinaliza para os algoritmos do Google que o site tem autoridade no conteúdo produzido.

Outro ponto positivo do conteúdo evergreen é que outras plataformas podem linkar essa publicação como material de referência. Assim, as pessoas podem conhecer a sua page web a partir de outros sites. Além disso, essa linkagem também favorece o SEO do Google e contribui para a visibilidade.

Ajuda na geração dos leads

Conteúdos evergreen, como visto, são mais densos e válidos para longo prazo. Diante disso, existe uma maior probabilidade deles satisfazerem as buscas do público. Assim, é mais fácil fazer com que essas pessoas sejam convertidas em leads e, posteriormente, se tornem clientes.

Além disso, considere que, ao passar autoridade com conteúdo evergreen, a tendência é que o leitor continue por dentro das atualizações. Essa nutrição permite que o público percorra diferentes estágios de funil de vendas até se tornar lead.

Eleva o tráfego orgânico

Existem duas formas de levar tráfego para uma página web: a paga e a gratuita. Essa última também é chamada tráfego orgânico e pode ocorrer especialmente quando uma publicação é naturalmente produzida conforme os mecanismos de otimização SEO.

Assim, os algoritmos do Google enxergam a postagem como relevante, com base na intenção de busca do cliente, e favorecem a visibilidade dela. Isso ocorre principalmente quando um site fica nas primeiras posições do buscador da internet.

Logo, o conteúdo produzido ganha mais relevância sem precisar investir dinheiro diretamente nisso. Inclusive, pesquisas mostram que mais de 600 milhões de dispositivos usam bloqueadores de anúncio. Então, é possível dizer que, em alguns casos, existe mais espaço para produções orgânicas do que pagas.

Como escrever um conteúdo evergreen?

Após entender a importância de um conteúdo evergreen, é natural se perguntar como atingir esse objetivo. Listamos algumas dicas nesse sentido. Confira!

Defina os tópicos a serem abordados

Você já reparou que existem conteúdos perenes e outros sazonais, cada um com a sua relevância. Contudo, se o seu objetivo é produzir no formato evergreen, é preciso definir tópicos com base nas necessidades dos clientes.

Para facilitar esse processo, é válido buscar temas populares nos seus concorrentes e perguntar diretamente para o público o que eles almejam. Também é recomendado analisar conteúdos com temáticas populares dentro do seu negócio, mas que deixou a desejar na escrita e otimização de SEO. Assim, o seu dever é superar essa produção.

Faça pesquisas

É necessário realizar pesquisas aprofundadas em torno de uma temática para produzir conteúdos sempre verdes. Afinal, entre os objetivos desse formato, existe a maior autoridade e a geração de lead. Logo, é preciso produzir informações relevantes e alinhadas com o público.

Por exemplo, utilizar dados ou referências de fontes confiáveis contribuem para mostrar a expertise de uma página web. Assim, a sua pesquisa pode ser útil nesse sentido. Todavia, certifique-se de utilizar tais informações periodicamente para que elas não se tornem obsoletas.

Pense na comunicação visual

A comunicação visual também é fundamental na produção de conteúdo evergreen. Isso porque as imagens contribuem para contextualizar o texto, ajudam na escaneabilidade e no respiro da leitura. Então, escolha cuidadosamente as representações visuais de uma postagem.

Isto é, se a temática falar de um tutorial, por exemplo, é mais fácil satisfazer a dúvida do público com diversas imagens do processo. Outra opção é considerar criar os próprios designs, caso a sua empresa tenha orçamento disponível para isso.

Crie conteúdo alinhado com a marca

Todo conteúdo precisa mostrar a voz da sua marca e com o evergreen isso não seria diferente. Seguir essa recomendação contribui para que a audiência reconheça a personalidade da empresa e gere mais visitas e fidelização para o portal.

Conseguiu entender a importância e como criar conteúdo evergreen? Isso pode ocorrer com a escolha de temas atemporais, alinhados às fases do funil, persona e voz da marca. Como benefícios, a empresa ganha mais autoridade, tráfego orgânico, fidelização do público e muito mais.

A nossa postagem foi útil para sanar suas dúvidas sobre conteúdo evergreen? Curta a nossa página no Facebook e continue por dentro das atualizações!

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