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Entenda agora como funciona o CRM integrado ao Whatsapp

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  • 16 maio 2022

Faz tempo que o WhatsApp não é apenas um aplicativo de troca de mensagens para manter relações e tornou-se uma ferramenta de trabalho. Prova disso foram as atualizações da plataforma para recebimento de pagamentos. E, ainda, a sua versão Business, utilizada por 72% dos pequenos empreendedores, segundo o Sebrae. Outra novidade é o uso do CRM integrado ao WhatsApp.

Você já ouviu falar? Trata-se de um recurso destinado a facilitar as vendas das empresas. Ele é útil ao fornecer informações automáticas para o contato, facilita a captura de leads, organiza o cadastro deles e muito mais. Desse modo, é possível tirar um melhor proveito do WhatsApp e ter um aumento nas vendas. 

Contudo, para se beneficiar com o CRM integrado ao WhatsApp, é preciso entender mais sobre seus benefícios e como utilizá-lo. Por isso, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é o CRM integrado ao WhatsApp?

CRM é uma sigla do inglês que traduzida para o nosso idioma quer dizer gestão de relacionamento com o cliente. Na prática, trata-se de um sistema que facilita o gerenciamento de todos contatos efetuados entre um cliente e uma empresa. 

Desse modo, as informações sobre ele são armazenadas em um só lugar. Isso contribui no desenvolvimento de uma relação mais sólida e uma melhor experiência de compra. Então, imagine os benefícios do CRM integrado ao WhatsApp, já que se trata de uma plataforma muito utilizada por consumidores e negócios. 

Qual é a importância do CRM integrado ao WhatsApp? 

Como visto ao longo do último tópico, a integração do CRM ao WhatsApp oferece inúmeros benefícios às empresas. Isso porque o consumidor atual, o 5.0, tem um perfil ainda mais exigente. Assim, as chances de conversão podem diminuir se você não conseguir efetuar o pós-venda ou acompanhar o histórico das mensagens. 

Da mesma maneira, é mais difícil e lento para os negócios se relacionarem com clientes sem contar com o CRM. Afinal, esse sistema auxilia no gerenciamento dos contatos, aumenta a produtividade e simplifica processos que antes seriam manuais. 

Em outras palavras, existem benefícios mútuos no CRM integrado ao WhatsApp. Tudo isso é possível graças aos recursos disponíveis, como: 

  • respostas automáticas; 
  • catálogo on-line; 
  • listas de dias e horários de atendimento; 
  • registro do histórico das conversas;
  • possibilita o uso de chatbots para facilitar a comunicação;
  • categoriza os clientes conformes as necessidades, como cliente novo, pedido completo e mais;
  • manter respostas padrões armazenadas para perguntas frequentes;
  • etc. 

Quais são os benefícios do CRM integrado ao WhatsApp?

Diante da importância e dos recursos apresentados, fica nítido que o CRM integrado ao WhatsApp oferece inúmeros benefícios. Saiba mais sobre eles!

Facilita a captura de leads

O lead consiste em um potencial cliente e, para que ele se torne um, é necessário otimizar o relacionamento. Isto é, a empresa deve entender o que eles buscam e efetuar o contato período, conforme o estágio de funil. Esse objetivo pode ser atingido com auxílio do CRM integrado ao WhatsApp, já que ele registra o histórico das interações.

E ainda conta com respostas automáticas e chatbots, que facilitam a comunicação. Considere também que a captura de lead é otimizada quando ele tem uma boa impressão da empresa. Isso é possível com atendimento rápido e otimizado.

Torna o atendimento mais rápido 

A integração das informações, a partir do CRM integrado ao WhatsApp, torna a comunicação mais rápida. Isso porque é mais fácil analisar as oportunidades de venda em cada estágio do funil. Consequentemente, as chances de concretização da compra também são elevadas.

Possibilita a escalabilidade no atendimento

A centralização das mensagens e a rapidez no atendimento permitem que mais clientes sejam atendidos. Esse benefício fica ainda maior se o CRM integrado ao WhatsApp for associado a um chatbot. Esse recurso agiliza o suporte ao cliente e fica disponível para ele 24 horas e durante os 7 dias da semana.

Organiza o cadastro de clientes

Informações de contato desorganizadas no WhatsApp dificultam o acompanhamento no pós-venda e qualidade no atendimento. Assim, é possível que muitos consumidores fiquem sem resposta ou sem a devida atenção, devido ao grande fluxo de mensagens. Por outro lado, o CRM integrado ao WhatsApp tem efeito contrário, o que otimiza a relação.

Eleva as vendas

A otimização no atendimento ao cliente pelo WhatsApp aumenta as chances das vendas serem concretizadas. Isso porque as oportunidades de venda devem ser melhor aproveitadas e a chances de perdas dela diminuída. Afinal, é possível elevar a produtividade e automatizar o processo.

Integra as redes sociais

O WhatsApp pode ser o aplicativo de conversa preferido de muitas pessoas. Ainda assim, outros canais, como Messenger do Facebook, por exemplo, também podem ser utilizados pelo público. Seja como for, o CRM integrado ao WhatsApp possibilita que todas as mensagens sejam centralizadas na mesma plataforma. Logo, a qualidade do suporte é otimizada.

Como integrar o CRM ao WhatsApp?

Após acompanhar os benefícios do CRM integrado ao WhatsApp é o momento de descobrir como colocar isso em prática. Acompanhe a seguir algumas dicas e saiba como tirar o melhor proveito da estratégia:

  • não exagere na periodicidade das mensagens — ter intervalo de tempo entre uma mensagem em outra pode tornar o atendimento mais efetivo, além de evitar problemas jurídicos com a LGPD;
  • invista em chatbots no WhatsApp — o chatbot pode automatizar a comunicação pela plataforma e tornar o atendimento mais rápido;
  • preencha os dados de contato no CRM — atualize os dados de contato (como referências, reclamações etc.) para facilitar a análise e o suporte do público;
  • use o e-mail para facilitar o contato do cliente — nem sempre o WhatsApp salva todas as interações do cliente, por isso, use o e-mail para armazenar conversas e contatos.

Então, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre o CRM integrado ao WhatsApp? Como visto, colocar essa ferramenta em prática pode otimizar o atendimento ao cliente, aumentar as oportunidades de vendas e os leads. Por isso, é válido incluí-la na sua estratégia empresarial.

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