Entenda como as tecnologias Martech e Adtech impactam a publicidade

4 de novembro de 2019
PUBLICADO EM blog
4 de novembro de 2019 Marcelo Rama

A competitividade de mercado se tornou maior com o passar dos anos e aqueles que buscam expandir a sua presença em ambientes diferentes se destacam e conquistam novos espaços. Com a evolução da tecnologia e com a grande presença dos usuários no mundo digital, a forma de se fazer negócios também sofreu alterações.

Novas técnicas de atração, engajamento, vendas e fidelização de clientes surgiram e aqueles que perceberam tais mudanças conquistaram e vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado. Há uma grande expansão no número de empresas dentro dos mesmos segmentos de atuação, com preços competitivos e, em alguns casos, qualidades similares ou até mesmo superiores.

Ter sua marca na memória do seu público de atração deixou de ser uma qualidade e passou a ser uma necessidade ainda mais urgente. O comportamento do consumidor mudou consideravelmente após o crescimento exponencial das redes sociais. Empresários, gestores e profissionais do mundo das atuantes, por meio da comunicação digital, precisam estar atentos às novas tendências e práticas para garantir seu lugar ao sol.

As principais estratégias de Marketing Digital praticadas atualmente são a Martech e a Adtech, sendo uma o complemento da outra, embora possam ser executadas separadamente. Por isso, nesta matéria, trouxemos algumas características e vantagens da utilização de ambas e como elas podem ajudar a sua empresa a ter mais presença no ambiente digital e a importância de se preparar ainda mais para as mudanças que estão por vir. Acompanhe!

O que é Martech?

O termo Martech vem da junção das palavras Marketing e Technology, caracterizando uma especialidade que envolve conhecimento em ambas áreas. É conhecida por muitos da área de comunicação e marketing que atuam diretamente ou indiretamente com Marketing Digital, por meio de estratégias diferenciadas na busca e fidelização de clientes.

A prática do Martech envolve a aplicação de conhecimentos em programação, banco de dados e raciocínio lógico na prática do Marketing Digital, utilizando-se das ferramentas e automação disponíveis na interação entre os setores responsáveis ou por meio de um profissional que atue em ambas áreas.

Dessa forma, o funcionamento das plataformas, aplicativos e sites se baseia no comportamento humano como consumidor e facilitam a interação entre usuário e sistema, gerando mais facilidade na funcionalidade e acesso e aumentando engajamento do cliente com a plataforma.

O que é Adtech?

O termo Adtech vem da junção das palavras Advertising e Technology, prática que envolve a busca por novos clientes por meio da propaganda direta. A estratégia de Adtech se baseia na propagação da marca e suas ofertas em plataformas terceirizadas, com foco na busca por cliques e acessos por meio de anúncios.

Os espaços são geralmente comercializados em redes sociais, páginas que disponibilizam espaços de publicidade e ferramentas de busca online, como Google, Yahoo e Bing. A aplicação da estratégia de Adtech consiste em, inicialmente, firmar um maior reconhecimento de marca no mercado por meio de propagandas em mídias específicas.

As plataformas de divulgação oferecem filtros que podem ser utilizados na criação dos anúncios, auxiliando na segmentação e no alcance do público de interesse de forma mais eficiente e com gastos mais inteligentes.

Dessa forma, os especialistas passam a ter um maior controle das operações de publicidade, investimentos e conhecimento sobre quais metodologias e mídias dão retornos mais rentáveis à empresa.

Quais são as características da Martech e da Adtech?

A prática da Martech utiliza da própria infraestrutura e práticas tecnológicas para aprimorar sua estratégia de marketing. O site oficial da empresa, por exemplo, pode apresentar canais de engajamento e coleta de informações dos clientes que serão de extrema importância na utilização para o Marketing Digital.

Acompanhe a seguir alguns exemplos de ferramentas e funcionalidades da Martech:

  • um painel que ofereça, por exemplo, orçamentos de Marketing Digital online, no qual o cliente descreva sua necessidade, prazos e qual seu ramo de atuação, é uma ferramenta utilizada na prática da Martech, além de servir como fonte rica de captação de dados para a prospecção e alcance de novos patamares;
  • otimização do site por meio do código fonte, com atualizações mais responsivas e automação nos processos que facilitem a utilização e aumentem as chances de engajamento com o cliente;
  • codificação das plataformas para mobile friendly ou desenvolvimento de aplicativos para os aparelhos nos sistemas operacionais mais comuns no mercado;
  • a utilização de chatbots messenger no atendimento ao cliente agiliza o procedimento de solução de problemas e prestação de auxílio nas dúvidas que o consumidor possa ter — além de facilitar a interação, direciona o atendimento ao setor responsável evitando desgastes e perdas de tempo.

A Adtech, por sua vez, se utiliza de plataformas e funcionalidades de sistemas terceiros para alcançar seus clientes, como Facebook, Google, YouTube e Instagram. As plataformas disponibilizam as ferramentas que permitem a filtragem das propagandas por meio de configurações específicas para cada tipo de público. Alguns exemplos de ferramentas utilizadas na prática da Adtech são:

  • Google Ads: lançado em 2000, foi a primeira empresa a negociar anúncios online por meio de sua plataforma — em 2003, lançou o AdSense, plataforma que apresenta dados mais concretos de comportamento de consumidores e ajudou a otimizar a performance dos anúncios;
  • Facebook Ads: a rede social foi lançada em 2004 nos EUA e anos depois se tornou um dos canais de contato com clientes mais famosos e mais frequentes do mundo — recentemente, teve seu código de funcionamento alterado, buscando um foco mais familiar nas interações da rede, dificultando o alcance dos anúncios e tornando mais complexo e trabalhoso o trabalho dos anunciantes da plataforma;
  • Instagram Ads: recentemente comprada pelo Facebook, se tornou uma das plataformas mais movimentadas no quesito de anúncios — despertou uma nova tendência comercial por meio de influenciadores digitais e divulgação de produtos em lojas online;
  • YouTube: criado em 2006, se tornou a plataforma de vídeos mais famosa do mundo e revolucionou o mercado por meio da produção de conteúdo em vídeo, além de propagandas pagas a produtores de conteúdo, canais patrocinados e de marcas que se posicionam por meio da plataforma;
  • LinkedIn: conhecida por ser uma das redes sociais profissionais mais influentes mundialmente, transformou a forma de busca e oferta de empregos, divulgação de cursos, marketing de conteúdo e páginas institucionais — conta ainda com uma nova ferramenta chamada Linkedin Live, que permite realizar videoconferências e streaming de palestras, cursos, auditorias, seminários etc.

Quais as principais diferenças entre a Martech e a Adtech?

O mundo digital revolucionou e continua revolucionando as formas de se fazer negócios em diversos espectros e embora ambas as práticas, Martech e Adtech, tenham os mesmos objetivos, suas práticas apresentam características bem distintas. Veja!

Ferramentas de Automação

A prática da Martech se baseia na utilização de ferramentas de automação tecnológica para a melhor eficiência da utilização do Marketing Digital. Ferramentas de gestão de processos, e-mail marketing, análise de funil de vendas, qualificação de leads, entre outros, permitem que os responsáveis façam investimentos mais rentáveis e tenham retornos mais concretos de suas apostas.

Os profissionais responsáveis pela aplicação da estratégia utilizam seus conhecimentos em TI e Marketing para otimizar a forma de busca por clientes e estudar de forma mais assertiva o perfil de consumidor, tanto de seus clientes de base quanto prospectos.

Mídia e SEO

A Adtech foca na propaganda direta dos produtos ou serviços ofertados, utilizando-se de canais terceirizados, como redes sociais, portais interativos, portais de notícias, vídeos e até mesmo musicais. As plataformas utilizadas fornecem dados relativos ao acesso, quantidade de cliques, tempo de estadia na página, bem como informações relevantes de filtro, como raio geográfico de acesso, média de idade, sexo biológico e em casos de concretização de venda ou assinatura, o contato direto dos clientes.

O Martech também pode utilizar de ferramentas de Adtech em sua estratégia, entretanto, a extensão e qualidade dos dados coletados dão insights mais específicos da estratégia utilizada e possibilita que os especialistas realizem ações de marketing mais aprimoradas.

Análise de dados

A Martech apresenta uma forma de operação mais robusta que analisa como a estratégia foi executada, os resultados recebidos por meio da implementação de seus sistemas de automação e traça novos caminhos por meio das conclusões obtidas. A Adtech, por sua vez, utiliza de dados obtidos pelos cookies das plataformas de terceiros, utilizadas para a divulgação dos produtos.

Histórico consumidor

Na utilização da Martech como estratégia de Marketing Digital, os dados recebidos permitem que a empresa faça um filtro do comportamento de seus consumidores e leads, possibilitando aos especialistas um contato mais assertivo de acordo com a qualificação de seus leads.

A Adtech, entretanto, não fornece dados concretos dos visitantes não convertidos e antigos consumidores, o que torna o trabalho menos eficiente. A empresa trata todos os visitantes e leads como se estivessem em seu primeiro acesso. Tal deficiência impede que, especialmente, em casos de leads qualificados, haja uma abordagem mais específica que possa alavancar a taxa de conversão e concretização de vendas.

Inovação

As ferramentas tecnológicas, em suas mais diversas aplicabilidades, se tornaram peça chave no funcionamento e expansão do mercado digital mundo afora. Na prática da Martech, a cada nova ferramenta e funcionalidade desenvolvida, novas formas de se fazer negócio são descobertas e as possibilidades se tornam cada vez mais amplas.

A Adtech ainda se apresenta limitada quando a operação demanda um procedimento mais detalhado e complexo, embora as ferramentas de análises de dados também tenham apresentado avanços nas leituras dos insights coletados.

Retargeting

A prática do Retargeting consiste na análise comportamental daqueles clientes que, inicialmente, demonstram interesse nos produtos ou serviços ofertados, mas não concluíram a compra. A prática, mais eficaz na utilização da Martech por conta da consistência dos dados coletados, permite que a empresa entre contato de forma indireta por meio de anúncios semelhantes ou notificações, buscando conquistar o cliente.

Na Adtech a prática se torna menos eficaz, visto que os dados coletados são fornecidos por mídias terceirizadas e as informações de contato e estágio do cliente podem não ser tão consistentes e relevantes.

Cobertura

Enquanto a prática da Adtech se apresenta mais enxuta, utiliza espaços pagos de publicidade, obtendo informações mais básicas sobre a presença da empresa no mundo digital, a Martech trabalha com um escopo bastante amplo.

A prática trabalha desde o relacionamento com o cliente, plataformas de gestão, design, SEO e até mesmo a prática da Adetch na sua estratégia de desenvolvimento, engajamento e crescimento no mercado digital.

Modus operandi

Na Martech, a prática do Marketing Digital consiste em um estudo de posicionamento e valorização de marca. O procedimento consiste desde a estratégia, conteúdo e produtos ofertados, preços trabalhados, distribuição, atendimento pós venda, suporte ao cliente e, em alguns casos, até mesmo o engajamento com a comunidade.

A Adtech, por sua vez, apresenta um processo focado na oferta, números e concretização de vendas, tornando a empresa conhecida e quais são suas ofertas por meio de publicidade e propaganda em veículos de terceiros.

Qual a importância da Martech e da Adtech?

Com um mundo cada vez mais digital, a importância de uma presença no mundo virtual se tornou cada vez mais necessária. Ambas as práticas, Martech e Adtech, demonstram novas formas de atingir novos clientes e têm apontado retornos satisfatoriamente positivos.

Martech

Segundo pesquisa anual feita pela Resultados Digitais e pela Rock Content em 2018, quase 70% das empresas já utilizam ferramentas de automação de marketing para otimizar sua presença no mundo virtual. Além disso, essas empresas, em comparação com as que não se beneficiaram das ferramentas, geraram 4,3 vezes mais leads no processo de qualificação e segmentação de público.

A taxa de conversão de visitantes para leads também apresenta uma diferença considerável de 57% para empresas que trabalham com automação de marketing por meio de ferramentas tecnológicas.

Adtech

Segundo pesquisa realizada pela NuvemShop, 21% das vendas online ocorreram por meio de redes sociais. Há estimativa de crescimento que gira na casa dos 16% até o fim do ano de 2019, chegando a um faturamento de quase oitenta bilhões de reais.

A busca por produtos e serviços por meio de plataformas e redes sociais cresceu nos últimos anos e o alcance das empresas por meio de seus anúncios cresceu significativamente. Segundo a pesquisa, quase 50% dos e-commerces notaram um aumento no número de visitas e concretização de vendas por meio da utilização das redes.

O Instagram, por exemplo, representou quase 60% das transações comerciais em redes sociais no período analisado, com o Facebook atingindo a marca dos 37%. A prática do Adtech favorece bastante o contato entre produtos, serviços e consumidores, visto que sua aparição, em muitos casos, aparece de forma randômica na linha do tempo dos usuários.

Os algoritmos utilizados no desenvolvimento das plataformas e nas análises de bancos de dados permitem que o código absorva informações de busca dos clientes sincronizados às redes sociais e selecione anúncios relevantes, gerando uma qualificação maior nos leads e um aumento no número de vendas.

Como aplicar as tecnologias de Martech e Adtech?

A utilização de ambas estratégias é bem-quista no mercado, considerando que no Brasil, segundo pesquisa da Webshoppers, o número de compras online por meio do e-commerce no varejo brasileiro subiu 12%, atingindo cento e onze milhões de pedidos num valor de faturamento próximo aos quarenta e oito bilhões de reais.

As práticas devem ser aplicadas por especialistas, sejam eles internos ou empresas terceiras que forneçam tais tipos de serviços. No caso da Martech, como mencionado, a prática é voltada para processos de automação tecnológicos que tornem a prática do Marketing Digital mais eficiente.

Para o sucesso de sua aplicação, é necessário a presença de profissionais qualificados em ambas áreas de TI e Marketing ou a junção de atuantes de ambos os setores para o desenvolvimento e acompanhamento dos processos e resultados.

A história não muda muito quando se trata de Adtech. Embora não seja necessária a presença de um profissional de TI com amplo conhecimento de banco de dados, por exemplo, é necessário que os responsáveis pela execução, sejam internos ou terceiros, tenham noção do funcionamento das ferramentas digitais de propaganda e quais as melhores formas de realizar publicidade em plataformas gratuitas e pagas.

Um conhecimento breve de programação pode auxiliar na compreensão da escolha de palavras-chave, quais plataformas utilizar e quais filtros poderão apresentar mais resultados e previsões mais concretas em um período de tempo menor.

Qual das duas tecnologias escolher?

A escolha da estratégia vai de acordo com a posição mercadológica da empresa no espectro digital. É importante realizar uma análise estrutural que garanta não somente a presença da empresa de forma eficiente no mundo virtual, mas a qualificação dos profissionais que atuarão diretamente com o processo, o atendimento e todo o sistema que funcionará por trás do ambiente de contato com os clientes.

Na escolha pela estratégia de Martech, a empresa utilizará de mídias próprias para desenvolver o marketing de atração, gerando mais visitantes, convertendo-os em leads e concretizando de vendas. É uma prática geralmente escolhida por empresas que já têm canais digitais consistentes e funcionais, bem como equipes profissionais atuantes que consigam otimizar os processos e melhorar os resultados.

Na utilização do ADtech como prática de marketing, as empresas utilizam de mídias de terceiros para a divulgação de seus produtos, podendo linkar para suas próprias lojas virtuais ou utilizando de outros sistemas para o alcance e concretização de vendas.

É importante lembrar que uma empresa que opte pela prática de Martech poderá se beneficiar de anúncios em plataformas de terceiros, prática da Adtech. O grande diferencial se dá na forma como a estratégia de marketing acontecerá e quais práticas estarão envolvidas em todo o processo, desde a análise de banco de dados, qualificação de leads, automação de processos e até mesmo o atendimento ao cliente.

Como uma ajuda especializada pode ser útil?

Embora as práticas de Marketing Digital tenham se tornado muito comuns no segmento de vendas online, é comum ver empresas investindo cifras altas em propaganda e softwares que prometem alavancar os números de vendas e engajamento. Será que a prática é tão simples assim? Agências e profissionais realmente capacitados trabalham diariamente em análises de dados e desenvolvimento de estratégias que possam gerar frutos mais concretos.

Uma simples presença no mundo virtual não garante o retorno e sucesso da divulgação de produtos e serviços, porém, a prática por meio de estudos e análises aponta qual deve ser o caminho mais produtivo a se tomar e quais técnicas devem ser utilizadas para que o investimento seja eficiente e traga os retornos esperados pelos clientes.

A presença de um ou mais especialistas no planejamento e execução de ambas estratégias é essencial para um outcome positivo. Além disso, como ambas as práticas, embora possam ser utilizadas em conjunto, apresentam formas distintas de operação, somente um profissional realmente qualificado poderá identificar qual será a mais objetiva e indicada para cada empresa, etapas de virtualização e análise dos retornos obtidos.

O mercado digital cresceu consideravelmente nos últimos anos e a perspectiva continua sendo de aumento. A presença das empresas no mundo digital pode alavancar as vendas e auxiliar, inclusive, as vendas offline. Segundo pesquisa realizada pelo SPC e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quase metade dos consumidores das lojas físicas tradicionais realizaram buscas online previamente.

A ideia de competição tem caído por terra, considerando que a coexistência dos mercados impulsiona as vendas em ambos ambientes e aumenta a competitividade entre as empresas. Tal cenário indica que a utilização das práticas do Adtech é ainda uma das fontes geradoras de vendas eficazes no mercado digital.

As cifras de receita no Brasil já batem a casa dos sessenta bilhões de reais e somente no primeiro trimestre de 2019 apresentaram um crescimento de 23% comparado ao ano anterior. É importante, porém, que a presença das empresas no cenário de e-commerce seja feita de forma inteligente e consistente.

Segundo pesquisa da Forrester Research, encomendada pela Google, em 2021 mais de 30% das vendas do varejo terão a participação da internet em algum estágio de decisão de compra do consumidor, seja por meio de anúncios, buscas, pesquisas de preço ou atendimento.

A prática indica que o cenário apresentará uma coexistência favorável para ambos mercados, porém aqueles que não se habituarem aos novos modos de atendimento e comércio acabarão ficando para trás.

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