A mídia de performance é uma das grandes possibilidades para as empresas explorarem como estratégia de marketing digital. Os anúncios criados são usados para gerar conversões em leads, vendas ou mesmo na expansão do conhecimento sobre a marca.
Como o próprio nome já diz, a mídia de performance está muito relacionada aos resultados entregues. Taxa de Cliques (CTR), Retorno sobre o Investimento (ROI) e Custo por Ação (CPA) são algumas das métricas usadas para controlar o desempenho. São tantas as opções para medir a performance de sua campanha publicitária que fica difícil definir as mais relevantes para uma empresa.
Se você também deseja entender mais sobre tal tipo de ação no marketing digital, seus benefícios e as melhores técnicas de aplicação, continue lendo este conteúdo!
O que é mídia de performance?
A mídia de performance é o serviço pago do mundo digital. São aqueles banners em outros blogs, os anúncios em alguns sites, os links patrocinados no Google e os posts patrocinados em redes sociais como Facebook ou Instagram, entre outras opções.
Certamente, trata-se da alternativa mais apropriada para gerar visibilidade a novas empresas, lançar produtos e conferir autoridade para as marcas que já estão no mercado. Seus resultados aparecem em um curto prazo e podem ser totalmente mensurados. Esse fato faz com que as metas de uma empresa sejam atingidas de acordo com parâmetros analisáveis em tempo real.
A mídia de performance pode ser utilizada em paralelo com ações de longo prazo, como a otimização do site para a busca orgânica (SEO). Usando ambas as estratégias, você consegue resultados em curto, médio e longo prazo.
Como funciona essa estratégia?
Quem configura a mídia de performance é a empresa. O interessante dessa opção é que ela serve para qualquer negócio, seja de grande porte, com um orçamento alto, ou um pequeno empreendimento, com orçamento limitado.
Na mídia de performance, o anunciante determina o valor por ação que está disposto a desembolsar e com o qual pode arcar. Se o objetivo é anunciar na rede de pesquisa do Google, por exemplo, é ele quem determina os valores a serem pagos pelos cliques nos anúncios.
Nesse formato de divulgação, há um tipo de leilão em que as empresas oferecem lances para as palavras-chave. O ranking de resultados é formado por um conjunto entre o lance e a relevância da página para a busca do usuário.
Objetivos e segmentação do público
O funcionamento da mídia de performance está diretamente relacionado aos objetivos de sua campanha de publicidade. O custo é dinâmico e varia de acordo com os resultados do anúncio. Para tanto, é necessário que a empresa em questão tenha um plano de marketing bem elaborado, com metas alcançáveis e expostas de maneira clara e concisa.
O público-alvo deve estar bem caracterizado com informações como: hábitos e costumes, formas de interação com a internet e, principalmente, tempo de jornada de compra. Esses hábitos mostrarão à marca quais são as preferências do seu potencial cliente.
Dessa forma, você saberá de que formas é possível convencer o público-alvo de que a sua empresa é a que oferece a melhor relação custo-benefício para aqueles produtos, auxiliando as pessoas no processo de decisão.
Além disso, conhecer os hábitos e costumes do seu público-alvo ajuda a direcionar melhor os seus investimentos. Por exemplo, se você faz uma pesquisa e observa que o seu público está mais concentrado no Facebook, essa será a rede social escolhida para receber o investimento, e não uma outra em que os potenciais clientes não são atuantes.
Tempo de jornada de compra e resultados
O tempo de jornada de compra é um indicador que leva em consideração todo o percurso de compra do cliente, desde os primeiros contatos com a marca até o fechamento do pedido.
Essa jornada passa por diferentes estratégias e caminhos. Uma pessoa pode ser primeiramente afetada por um anúncio na rede de pesquisa do Google, por exemplo, reconhecendo um problema e entrando no site da empresa.
Depois de certo tempo sem fechar uma compra, esse mesmo indivíduo pode ser impactado por uma postagem nas redes sociais, demonstrar novo interesse e se converter em uma página interna do site. Ao receber uma boa nutrição, aquele lead se transforma em cliente.
Então, o tempo de jornada leva todo esse período em consideração, destacando as estratégias de maior ou menor sucesso.
Quais são os tipos de mídia de performance?
Existem algumas opções de plataformas para a criação dos anúncios de performance. A seguir, veja quais são elas.
Google Adwords
O Google Adwords é a plataforma mais utilizada. Afinal, colocar determinada empresa em destaque no Google e nos sites parceiros é uma estratégia muito eficiente e requisitada pelas equipes de marketing. Dentro do Google Adwords, há diferentes tipos de anúncios, como: rede de pesquisa, rede de display, remarketing, vídeos e outros.
Todo o seu investimento na plataforma é mensurável, com indicadores que permitem avaliar o número de cliques, as impressões, as conversões e outros dados que se mostrem interessantes para que você comprove o retorno e a eficiência desse serviço.
Facebook Ads
O Facebook é a maior rede social do mundo, concentrando um enorme número de usuários e possíveis clientes para qualquer marca. Diante disso, captar leads em tal mídia se tornou muito interessante.
Dentro da rede, o Facebook Ads é a plataforma de criação dos anúncios. Nela, o usuário também paga de acordo com o resultado alcançado. O anunciante vai definir o público-alvo, criando segmentações demográficas, gostos e outras opções. É possível estabelecer o orçamento e limitar o tempo de exposição do anúncio.
O interessante do Facebook Ads é que você preenche os dados na ferramenta e determina o objetivo. A partir disso, a inteligência da rede social busca direcionar os anúncios para o público-alvo mais ideal e propenso a se identificar com a marca.
Instagram for Business
O Instagram é uma rede social que vem crescendo bastante em popularidade — não só em relação ao público final, mas também entre as empresas. Com o apelo para o visual, essa mídia é uma ótima oportunidade para apresentar os produtos, serviços e diferenciais de cada um.
Para atrair justamente o público empresarial, foi criada a plataforma Instagram for Business. Nela, o pagamento é feito a partir do tempo de exposição do anúncio e das conversões geradas.
Quais são as melhores práticas para buscar por bons resultados?
A mídia de performance mostra-se uma grande oportunidade de gerar resultados, mas é preciso seguir as melhores práticas para que isso ocorra. Acompanhe as principais abaixo!
Defina sua estratégia
O primeiro passo é definir bem a estratégia. Isso compreende saber realmente qual é o seu objetivo com aqueles anúncios, o orçamento de que você dispõe, quais são os melhores canais que devem ser explorados de acordo com as preferências do seu público e o tempo da campanha.
Além disso, certifique-se de acompanhar de perto a performance dos anúncios, não somente criando a campanha, mas analisando-a. Planeje suas ações!
Segmente bem seu público-alvo
Outro ponto fundamental é a segmentação do seu público-alvo. Se você criar um anúncio, definir um orçamento diário e não fizer uma boa segmentação, certamente seus cliques serão gastos rapidamente e com pessoas que não se interessam pelas soluções que são ofertadas.
Porém, exagerar nessa etapa também é ruim, uma vez que seu público pode se tornar tão segmentado a ponto de ficar limitado. O ideal é que você realmente defina as características das pessoas que são potenciais clientes, aqueles que têm interesse e condições de se tornarem clientes da marca.
Analise os resultados
Por fim, nunca se esqueça de analisar os resultados. Afinal, não há uma fórmula mágica para ter sucesso com o marketing digital. Cada empresa pode ser bem-sucedida com determinada estratégia, uma vez que o público de cada marca é diferente e reage de formas diversas.
Portanto, a dica é: sempre acompanhe o desempenho dos anúncios e faça testes para encontrar o que causa melhor impacto nos alvos e nos resultados.
Quais são as vantagens dessa estratégia para uma empresa?
A mídia de performance oferece várias vantagens para as empresas. Vamos ver algumas delas a seguir.
Capacidade de mensuração dos resultados
A capacidade de mensurar, especificamente e em tempo real, todo o caminho que o visitante percorre até que se torne cliente, realizando uma compra, é uma das principais vantagens da mídia de performance.
A eficiência do serviço advém justamente do direcionamento dos anúncios das empresas para o público-alvo ideal, no lugar certo (redes sociais, mecanismos de busca etc.) e no tempo correto — tanto o horário em que a persona mais acessa a internet quanto o estágio do funil de vendas em que ela se encontra.
Flexibilidade para qualquer orçamento
Outro ponto interessante é que os anúncios na mídia de performance são bastante democráticos, ou seja, podem atender a qualquer negócio. Como já dissemos, quem configura a verba que será aplicada nas plataformas é a própria empresa, o que permite um total controle do orçamento.
Além dos valores a serem pagos pela ação do usuário, como clique no anúncio, download de aplicativo, cadastro em formulários ou outros, a marca pode especificar o tempo de duração das campanhas e até o orçamento diário. Isso impede que a conta cobrada no final do mês ultrapasse aquilo que foi planejado.
Portanto, como vimos ao longo deste conteúdo, a mídia de performance é uma excelente estratégia dentro do marketing digital. Vários objetivos são possíveis para as marcas, desde o aumento nas vendas diretamente até o conhecimento sobre a empresa.
O grande segredo é manter o acompanhamento constante dos resultados e sempre fazer testes para validar as melhores ações. Tenha atenção a nossas dicas e veja como elas podem ajudar a alcançar suas metas. Analise também as melhores práticas, para que você não cometa erros capazes de prejudicar seriamente as estratégias seguidas.
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