Para que uma loja online aumente seu faturamento e se desenvolva cada vez mais, é fundamental investir em algumas estratégias, como vender na Black Friday. Para que essa ação seja feita de maneira correta e traga benefícios reais para a empresa, é preciso pensar em um planejamento prévio.
Algumas práticas para aumentar o fluxo de clientes e vender mais durante esse período precisam estar nesse planejamento. A presença da loja no ambiente mobile, o cuidado com a preparação do estoque e o investimento em divulgação estão entre as principais ações.
Neste post, vamos mostrar dicas para você aprender a vender mais na Black Friday. Confira!
Esteja presente no mobile
A estratégia de fazer com que o seu negócio esteja presente no ambiente mobile não é importante apenas na Black Friday, mas em qualquer período. Com o desenvolvimento das novas tecnologias, é possível fazer praticamente tudo por meio de seus dispositivos móveis, desde pagamento de contas de banco até compras em lojas virtuais.
Por isso, é fundamental que você se certifique de que a sua plataforma é responsiva. Segundo um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2018, cerca de 58% dos consumidores pretendiam fazer suas compras na Black Friday.
É essencial que o seu negócio apresente uma boa comunicação visual para computadores e dispositivos móveis. O aumento do uso de celulares e tablets para compras em lojas virtuais se destaca nos últimos anos. Por isso, é importante que a sua loja online também apresente uma boa visualização no formato para telas menores.
Prepare o estoque
A organização do estoque é uma das estratégias mais importantes no período de vendas na Black Friday por diversos fatores. Nessa época, o aumento no número de clientes e vendas aumenta consideravelmente e é preciso que a sua loja virtual esteja preparada para a alta demanda para não causar uma grande insatisfação nos consumidores.
Uma das primeiras ações é se planejar para que o estoque não seja insuficiente. Imagine o nível de insatisfação dos clientes ao acessarem o seu e-commerce e não ter o determinado produto disponível. Deixar os consumidores frustrados não é uma boa estratégia de captação e muito menos de fidelização. É preciso se planejar!
Faça a integração dos processos
Durante qualquer período em que as vendas aumentam de maneira considerável, é essencial que todos os setores da loja virtual estejam em perfeita sintonia. A comunicação entre as áreas precisa ser feita muito bem para não haver erros e motivar qualquer insatisfação dos clientes. Essa integração dos processos é uma estratégia que os gestores precisam investir.
Isso pode ser feito por meio de plataformas e aplicativos que integram todas as informações, com o objetivo de organizar as ações. No momento em que algum produto acabar no estoque, por exemplo, essa informação já precisa ser enviada para o setor comercial e de marketing para que a venda e divulgação dele sejam interrompidas.
Reforce o site
Imagine que a sua loja virtual realizou toda a divulgação de maneira correta, conseguiu engajar e atrair centenas de consumidores e, no dia da Black Friday, o seu site apresenta lentidão para carregar as páginas e dá diversos erros. Não seria uma experiência interessante para o cliente, não é mesmo?
Aproveite o período antes da Black Friday para realizar testes. Além de investir em um design responsivo para que o seu site possa ser acessado com mais facilidade em todas as plataformas, verifique se o seu servidor consegue suportar a alta demanda durante o dia das vendas em promoção. Planeje-se para reforçar o seu site quanto antes!
Invista em divulgação
Investir em divulgação é uma das estratégias mais importantes para o e-commerce que quer vender mais na Black Friday. Tenha em mente que, nesse período, as vendas das outras lojas vão aumentar e elas investirão pesado para captar todos os consumidores possíveis. Por isso, é preciso se planejar para que a sua marca apareça ainda mais.
Não adianta ter produtos e promoções de ótima qualidade, se as pessoas não sabem absolutamente nada sobre a sua marca e essas ações. Por isso, um dos primeiros passos é identificar quem é a sua persona e seu público-alvo. Essa estratégia vai fazer com que o seu negócio possa realizar uma divulgação mais personalizada e direta.
Outro passo para fazer uma boa divulgação é pensar nos canais de comunicação que vão conseguir alcançar o seu público-alvo. Busque realizar ações nas redes sociais, e-mail marketing e anúncios na internet. Há também formas de divulgação offline que podem atingir determinados públicos, como cartazes, flyers e folders.
Diversifique os meios de pagamento
Muito antes da Black Friday chegar, as pessoas já começam a ficar de olho nos preços dos produtos que pretendem comprar. Por isso, além de preços realmente acessíveis, é fundamental que a sua loja virtual facilite todos os processos de compra dos consumidores, desde um site fácil de ser navegado até maiores opções nos meios de pagamento.
Uma das maneiras de se fidelizar e conquistar os clientes é oferecer um bom atendimento e melhores condições para eles realizarem as compras. Disponibilize pagamentos por meio de cartões de crédito que aceitam o maior número de bandeiras compatíveis, boletos, QR Code e links.
Ofereça descontos reais
A Black Friday começou a fazer sucesso no Brasil em 2010. Contudo, o período chegou a ser motivo de chacotas por causa de supostos descontos que não eram reais. Algumas lojas, com o objetivo de enganar seus clientes, aumentavam os preços dos produtos semanas antes e, com a chegada da Black Friday, diminuíam para os valores normais.
Por isso, caso queira fidelizar e conquistar novos clientes para a sua marca, ofereça descontos que sejam reais. Planeje-se para que a sua loja virtual não tenha prejuízo e proporcione vantagens para seus consumidores. Colocar o seu planejamento em um papel e pensar em todas as estratégias para beneficiar ambos os lados é essencial.
A organização e o planejamento são fatores fundamentais para o sucesso de uma loja virtual. Para saber como vender na Black Friday é preciso seguir algumas estratégias. Identifique o seu público-alvo e invista em uma divulgação personalizada. Esteja presente no ambiente mobile, tenha muita atenção com o estoque, integre os processos, reforce o seu site, ofereça descontos reais e diversifique os meios de pagamento.
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