Tudo que você precisa saber sobre a plataforma VTEX

23 de agosto de 2021
PUBLICADO EM blog
23 de agosto de 2021 Marcelo Rama

Para ter um e-commerce de sucesso, é imprescindível que, além de todo o conhecimento necessário sobre as particularidades de um negócio online, você tenha meios de automatizar alguns processos e torná-los mais acessíveis para seu público.

Isso pode ser feito com o auxílio de uma ferramenta específica para lojas virtuais, como a plataforma VTEX. Nela, há todos os recursos necessários para cadastrar produtos, veicular gataways de pagamento e ERP, calcular frete, entre outras funcionalidades. Ou seja, ela faz com que o comerciante só precise se preocupar com a parte das vendas e, dessa forma, otimize seu tempo.

Se você quer aumentar as conversões em vendas, essa é uma ótima oportunidade de aprender novas dicas! Continue conosco para saber mais sobre essa plataforma e seus benefícios.

O que é a plataforma VTEX?

A VTEX é uma plataforma SaaS (Software as a Service) e é uma das maiores existentes no mercado quando se trata de ferramentas de e-commerce. É importante observar que a VTEX permite uma expansão das ofertas em diferentes canais e é perfeita para todos os tipos de públicos, seja ele B2B ou B2C.

Além das utilidades já citadas, vale lembrar que a plataforma é versátil e conta com a possibilidade de intervenção no código para implementação de novas funcionalidades. Tudo isso por meio de funcionalidades nativamente integradas, que simplificam ainda mais o processo.

Algumas das grandes marcas que confiam suas lojas virtuais à VTEX são:

  • Walmart;
  • Nokia;
  • Whirlpool;
  • Staples;
  • Sony;
  • L’oreal;
  • Coca-Cola;
  • McDonald’s;
  • C&A;
  • Nestlè;
  • Ambev.

Essas empresas criaram excelentes cases de sucesso utilizando a VTEX. Dessa forma, vemos a relevância da plataforma, que é 100% brasileira e foi fundada há mais de 20 anos.

Quem deve usar a plataforma?

A VTEX demanda um investimento um pouco maior em comparação com outras plataformas, com valor de mensalidade de R$2.750, além de comissionamento de 2,5% das vendas aprovadas. Por esse fato, ela é indicada para empresas experientes, ou seja, que já estão no mercado de vendas online há algum tempo. Isso porque os iniciantes, normalmente, não têm condições de fazer um investimento tão grande e começam com ferramentas mais simples.

Vale ressaltar que, ao investir em uma plataforma mais cara, mas que ao mesmo tempo tenha mais funcionalidades, você aumentará as chances de gerar vendas que superam esse novo custo. Ou seja, o custo-benefício é melhor do que se investisse em uma mais barata que não dá tanto retorno assim.

Como funciona a VTEX?

A plataforma é um Software as a Service, ou seja, Software como um Serviço. Sendo assim, pode ser contratada via painel (a hospedagem do site faz parte do pacote contratado).

Feitas as etapas de contratação e hospedagem, você gera um login e senha e, a partir deles, realiza as configurações necessárias para colocar o site em funcionamento: integração de CRM, ERP, logística, transportadora e muito mais. A VTEX é uma plataforma em que é possível integrar praticamente tudo que ajudará a alavancar as vendas.

Com relação ao suporte, ele funciona com abertura de tickets e são ágeis e técnicos. Entretanto, recomenda-se que sua empresa tenha uma agência parceira com experiência por trás dessa operação, para que sejam feitas as perguntas corretas, a fim de encurtar a resolução do problema.

Quais são as vantagens da plataforma VTEX?

Aqui, mostraremos os principais benefícios e diferenciais da VTEX, pontos que deixam mais claro o porquê de esse ser um investimento que tem retorno. Confira:

  • Personalização — a plataforma não tem limite para personalização da loja. Basicamente, não há nada que a plataforma não permita realizar.
  • SmartCheckout — permite que os clientes transacionem e façam sua primeira compra sem precisar de login e senha ou percorrer um longo caminho, o que facilita e aumenta a taxa de conversão do site, sem deixar de ser seguro;
  • Integração com Marketplaces — por meio de uma única interface, você pode integrar seu site com mais de 20 marketplaces, incluindo os maiores do Brasil, como Mercado Livre, Walmart, Buscapé e outros;
  • Pagamento seguro — a VTEX dispõe do PCI (Payment Card Industry Security Standards), uma certificação de segurança de pagamento que garante que as compras aconteçam sem problemas relacionados à questão de proteção das informações;
  • Testes A/B — apresenta muita facilidade para realização de melhorias e mudanças com testes A/B de conteúdo;
  • OMS Unificado — o Operation Management System (OMS) é uma moderna tecnologia que rastreia vendas em diferentes canais de venda, logística e fechamento de pedido;
  • Garantia de estabilidade — tem estrutura robusta que garante sua permanência em momentos de grandes picos de acesso, como em Black Fridays.

Caso sua empresa tenha uma loja física além da online, a plataforma também oferece algumas funcionalidades que integram as duas, como retirada em loja, acompanhamento do estoque da loja física, entre outras.

Como funciona a migração para essa plataforma?

Para aqueles que já têm uma loja virtual, já se estabilizaram no mercado e vão começar as atividades na plataforma VTEX, não será necessário cadastrar seus produtos manualmente na plataforma nova.

Isso porque é possível exportá-los em um arquivo tabulado e importá-los diretamente na VTEX. Para isso, siga os campos padrões sugeridos pelo sistema. Dessa forma, evita-se o trabalho manual que existiria se precisasse cadastrar eventualmente milhares de produtos.

Ao fazer esse processo, uma atenção especial deve ser dada aos:

  • históricos de dados registrados;
  • pedidos em andamento;
  • cadastros de usuários;
  • produtos cadastrados;
  • atualizações de estoque;
  • cupons de desconto que estejam em funcionamento.

Se você chegou a este ponto do texto, já deve ter percebido como a plataforma VTEX pode trazer benefícios a uma empresa que tem como foco o e-commerce. Isso se ela for gerenciada por uma equipe qualificada que saiba tirar o melhor proveito possível da ferramenta, utilizando todas suas funções de maneira estratégica.

Conte com a DDWB, somos uma agência especializada, pronta para auxiliar você no que for preciso. Não deixe de fazer esse investimento para melhorar a experiência de compra dos seus usuários e, assim, aumentar as vendas!

Restou alguma dúvida ou quer mais detalhes sobre a plataforma? Então, entre em contato conosco, estamos prontos para ajudar você!