Tecnologia para restaurantes: como usá-las para faturar mais?

26 de agosto de 2019
PUBLICADO EM blog
26 de agosto de 2019 Marcelo Rama

Em um mundo cada vez mais digital, é preciso ter em mente que um negócio precisa estar sempre atualizado e em evolução para se destacar no mercado. No ramo gastronômico isso não é diferente. A tecnologia para restaurantes é muito importante para facilitar o trabalho dos profissionais e melhorar a experiência do cliente no local.

O uso de novas tecnologias e ferramentas é fundamental para manter um estabelecimento inovador e atualizado. Com a melhora no atendimento e na experiência do consumidor, o negócio tem grandes chances de aumentar o faturamento e se destacar no mercado.

Neste post, vamos mostrar como usar as tecnologias para os restaurantes faturarem mais. Confira!

Serviço de reservas online

A grande função das novas tecnologias para restaurantes é facilitar o trabalho dos profissionais e, principalmente, melhorar a experiência dos consumidores. Quem nunca teve problemas ou perdeu muito tempo tentando fazer uma reserva por telefone? Com um serviço online essa tarefa fica muito mais fácil para os clientes e para a organização do negócio.

As reservas podem ser feitas por meio de um aplicativo ou site do estabelecimento. Essa tendência está começando a tomar conta de grande parte dos restaurantes que querem se manter atualizados no mercado gastronômico. No momento em que os consumidores acessam o serviço, conseguem saber se há vagas disponíveis e não perdem muito tempo.

Autoatendimento

Imagina chegar em um restaurante e fazer o pedido em menos de um minuto, sem ter que ficar esperando o garçom terminar de atender todos os outros clientes. Isso é possível com o serviço de autoatendimento. Vários estabelecimentos já estão começando a adotar essa tecnologia, principalmente os restaurantes de fast-food, como McDonald’s, Subway, entre outros.

O autoatendimento pode ser implantado por meio de aplicativos ou cardápios digitais, em que o cliente escolhe o que deseja consumir e o pedido vai diretamente para a cozinha. Esse software permite que a pessoa faça especificações em tempo real e possibilita que o garçom faça um atendimento mais personalizado. A otimização do processo é um dos fatores positivos do serviço.

Pagamentos via celular

Os smartphones estão cada vez mais evoluídos e são peças fundamentais no desenvolvimento de todos os mercados. Em grande parte dos restaurantes, as únicas maneiras de fazer o pagamento são por meio de cartões ou dinheiro. Porém, os estabelecimentos mais desenvolvidos e atualizados estão começando a aderir ao pagamento via dispositivos móveis.

Esse serviço permite que o cliente pague a conta sem utilizar os cartões de crédito ou débito. Basta aproximar o celular de uma maquininha e o pagamento é realizado na hora. Esse método é mais seguro e ainda possibilita que os consumidores não fiquem andando com seus cartões na carteira. Mesmo que ainda não seja tão acessível, é essencial se planejar para implantá-lo.

Cardápio e comanda eletrônica

Todo bar ou restaurante precisa ter um cardápio para que o cliente escolha o que vai consumir. No entanto, com o desenvolvimento das novas tecnologias, alguns estabelecimentos estão começando a deixar para trás o cardápio de papel e aderindo ao digital. Por meio de um QR code, é possível acessar todos os pratos e descrições detalhadas na tela do seu dispositivo móvel.

Além de facilitar a experiência do cliente na hora de sugerir algumas harmonizações e dicas de acompanhamento, o cardápio digital ainda é uma opção muito melhor quando pensamos no aspecto ambiental, já que não utiliza papel. Outro ponto positivo é a facilidade de atualizar os pratos, preços ou outros detalhes sem precisar produzir um cardápio novo.

Se o cardápio digital já ajuda os funcionários e os clientes, a comanda eletrônica é uma tendência que facilita ainda mais o trabalho dos garçons. Com ela, é possível anotar, registrar e controlar os pedidos das pessoas com simples toques na tela de um dispositivo. Além disso, ela permite que o profissional tenha acesso ao cardápio e outras informações do restaurante.

Aplicativos de delivery

O principal objetivo de implantar as tecnologias nos restaurantes é aumentar o número de clientes do estabelecimento e melhorar a experiência das pessoas. Por isso, é muito importante também pensar na comodidade dos consumidores ao investir em um aplicativo de delivery. Diversas ferramentas, como Uber Eats, iFood, entre outros, facilitam o modo como os clientes consomem atualmente.

Fazer com que o restaurante esteja presente nesses aplicativos é fundamental para auxiliar na divulgação da marca e, principalmente, tornar mais fácil o modo como a comida chega nas casas das pessoas. Alguns estabelecimentos, além de fazerem parcerias com essas ferramentas mais famosas, também investem em um aplicativo próprio ou serviços de delivery presentes no site.

Hotspot Wi-fi

É impossível tocar no assunto tecnologia e não mencionar a importância de ter um restaurante com uma boa internet, tanto para os próprios funcionários quanto para os clientes. O hotspot wi-fi pode ser definido como um lugar onde é possível acessar a internet sem a necessidade de fios, apenas com a liberação de uma senha pelo responsável pela conexão.

Para ter esse acesso à rede, grande parte dos hotspots wi-fi exigem que o cliente faça um cadastro, fornecendo o e-mail e nome. Com isso, basta apenas que a pessoa passe por esse processo uma vez para que tenha acesse automaticamente nas próximas vezes. A internet permite que os consumidores fiquem muito mais satisfeitos e tenha uma ótima experiência no local.

Além disso, ao realizar o cadastro no hotspot, o cliente ainda deixa suas informações disponíveis para o negócio, como nome, e-mail, entre outras. Essa é uma ótima maneira de planejar e criar estratégias de marketing em cima desses dados. Com um bom atendimento, acesso à internet e processos que facilitem a experiência do cliente, a fidelização fica ainda mais encaminhada.

Perceba então que a tecnologia para restaurantes é fundamental para que esses estabelecimentos evoluam e se desenvolvam. Os negócios que não acompanharem as tendências tecnológicas têm tudo para ficar para trás nesse mercado competitivo. Essas ferramentas, aplicativos e serviços digitais trazem uma satisfação aos consumidores e ainda um aumento no faturamento. Com a melhora da experiência e do atendimento, o número de clientes tende a crescer cada vez mais.

Percebeu a importância da tecnologia para os restaurantes e seus clientes? Então, continue navegando em nosso site e descubra por que usar chatbot messenger sua estratégia de inbound!