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Contrato com uma agência de marketing: 9 detalhes importantíssimos

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  • 27 janeiro 2020

Como otimizar as estratégias de comunicação? Além de ações criativas e direcionadas para o público, ter o apoio de uma empresa especializada é um divisor de águas quando se trata de resultados aleatórios ou táticas certeiras. Uma dúvida recorrente é como fechar essa parceria? O contrato com uma agência de marketing é uma peça fundamental para garantir o sucesso desse trabalho.

É comum surgirem diversas dúvidas nessa hora — ou pior, não saber quais são os pontos que devem ser observados. Neste artigo, você descobre os tópicos que precisam de mais atenção antes de assinar o contrato com uma agência de marketing digital para garantir os melhores termos e assegurar uma parceria de sucesso. Boa leitura!

1. Entenda a importância do contrato com uma agência de marketing digital

Assim como a maioria das prestações de serviço, a celebração do fechamento do negócio acontece com um contrato. Seja para um serviço de telefonia, seja para contratar o Netflix, é preciso aceitar um contrato e termos do serviço. No caso da parceria com uma agência de marketing digital, já houve uma pesquisa sobre os serviços prestados, a análise do portfólio e uma boa conversa.

Esses vários contatos servem para diversas coisas. Na DDWB, um dos principais ativos desse relacionamento para o desenvolvimento do contrato é o alinhamento de expectativas.

Às vezes o cliente acha que já terá resultados muito expressivos no primeiro mês, outros entendem um pouco como funciona o processo. Mesmo assim, é importante que os resultados que propusemos entregar estejam de acordo com o esperado ou combinado.

Entre os apontamentos e desejos do cliente ou até promessas ditas pela agência de marketing, é preciso ter algo que documente tudo isso. Então, qual o motivo de contar com um contrato? Os principais pontos são:

  • detalhamento de tudo o que foi contratado;
  • garantia de preços e prazos;
  • apontamento objetivo dos direitos e deveres das duas partes, trazendo segurança e clareza para você e também para a agência de marketing digital;
  • gerenciamento das expectativas de ambas as partes.

2. Descubra quando fazer um contrato com a agência de marketing

Esse é um documento que garante o cumprimento do que foi prometido pelas partes. Sendo assim, é fundamental contar com o contrato para iniciar os trabalhos com uma agência de marketing. Pode ser que você conheça algum case de sucesso da agência e decida contratar o serviço para alcançar seus resultados, mas como atingir seus objetivos? O contrato é o mapa que conta como será percorrido esse caminho.

Talvez você precise de algo mais simples, como um banner para o site ou a produção de apenas um conteúdo, e não vê sentido nesse instrumento. Entretanto, é ele que garante — inclusive judicialmente — que tudo acontecerá de acordo com o seu planejamento de marketing, cumprindo com descrição, prazo e valor combinado.

3. Observe os principais pontos que devem constar no contrato

Os modelos de contrato de marketing digital podem variar muito, mas você deve estar atento ao objetivo principal dele: garantir o cumprimento do que for combinado. Por isso, existem alguns elementos que ajudam a entender se isso é contemplado com o documento que você recebe, por exemplo:

  • a descrição do tipo de contrato — fee mensal fixo (um valor fixo por mês), job (um projeto pontual), success fee (que observa também uma participação dos resultados);
  • descrição clara e objetiva do que será executado — como a quantidade de itens, frequência de publicação, regularidade da otimização de campanhas;
  • como acontecerá a dinâmica de produção e quais são os prazos para elaboração dos serviços;
  • orçamento estabelecido;
  • direitos e deveres do contratante e da agência.

4. Veja os cuidados essenciais para garantir o sucesso da parceria

A ideia de contratar uma empresa é impulsionar os resultados do marketing, atingindo os objetivos e oferecendo a melhor experiência para o público. O contrato deve ser uma ferramenta que assegura a relação saudável da parceria, por isso, fique atento quando:

  • surgirem dúvidas quanto a determinados itens que não foram acordados ou não estão claros;
  • o prazo no contrato for diferente do acordado (diferentemente da DDWB, que não trabalha com multas para rescisão, a maioria das agências conta com esse item, então é importante atentar a isso);
  • se o objeto do contrato e a descrição das atividades não forem aquelas combinadas, por exemplo, em um contrato para mídia de performance, em vez de campanhas de anúncios, são apresentadas ações de inbound marketing;
  • o valor ou a forma de pagamento não estiver em acordo com o combinado;
  • se a agência não assume a responsabilidade sobre os direitos autorais para o uso de imagens aplicadas no desenvolvimento das peças.

5. Faça contrato com uma agência de marketing digital especializada

Um dos pontos que costuma ser relevante quando alguém busca por serviços de marketing é o orçamento necessário. Entretanto, seria mais interessante pensar nesse valor como um investimento e se perguntar: qual opção pode me oferecer o melhor retorno, alguém que diz conseguir atender minhas solicitações ou uma agência de adwords com vários profissionais especializados e atualizados nas diversas estratégias de marketing?

Além disso, é fundamental que o diálogo seja claro e haja sintonia. Outro ponto relevante na hora de contratar é conferir os trabalhos que já foram realizados e como funciona o processo criativo.

6. Confira os diferenciais do contrato com a DDWB

Para deixar mais claro esse processo da contratação, vamos contar um pouco sobre como acontece aqui dentro da agência de marketing digital em SP. O primeiro ponto é a ausência de taxa de rescisão — nossos clientes costumam afirmar que damos a cara a tapa. Como acreditamos no que fazemos e focamos em resultado, não faz sentido prender nossos clientes pelo argumento de uma multa.

Com isso, surge outro diferencial importante: sempre nos dedicamos às contas que atendemos. Algumas agências têm a prática comum de deixar o cliente na geladeira nos 2 primeiros meses do contrato, pois é uma época em que a taxa de cancelamento é quase zero, reforçando o atendimento na época de renovação de contrato. Como não contamos com essa prática, desenvolvemos um trabalho sério com todos os nossos clientes.

Além disso, acreditamos no valor de cada cliente e não vemos sentido em cláusulas diferentes de acordo com o serviço contratado ou porte da empresa. Nosso foco está em 3 pontos muito importantes:

  1. estabelecer as obrigações das duas partes;
  2. apresentar exatamente o combinado, sem surpresas ou letras miúdas;
  3. alinhar as expectativas da parceria.

Gostou das nossas dicas e de entender como a DDWB percebe o contrato com uma agência de marketing? É importante saber o que analisar na hora de fechar negócio para que você possa garantir (e confiar) o desenvolvimento do trabalho. Afinal, essa é uma parceria muito importante que ajuda na elaboração de ações mais estratégicas, otimizando os investimentos em marketing.

7. Atente-se às mudanças: Google adwords vira google Ads

Para quem pensa em contratar uma agência de Google Adwords, saiba que desde 2018 o nome passou por reformulações passando a se chamar Google Ads: a mudança se deve aos demais canais que ganharam força como display e YouTube, além disso houve uma integração com o Google Marketing Platform para unir em uma única plataforma anúncios e análises.

8. Tenha em mente as vantagens que serão obtidas por meio do contrato

No início do artigo, comentamos um pouco da importância de se fazer um contrato com uma agência de marketing digital. Agora, detalharemos algumas vantagens que essa prática traz. Acompanhe!

Ajuda na previsão financeira

Com um contrato, as questões sobre pagamento e recebimento ficam bem definidas, assim, evita-se desentendimento de ambas as partes, já que, se houver descumprimento desse dever, haverá uma maneira de provar isso. Também impede que cobranças indevidas aconteçam. Então, os envolvidos no processo de contratação poderão se programar sem erro para pagar suas devidas contas nos dias corretos e não terão surpresas desagradáveis, pois saberão o valor certo que provirá dos serviços combinados.

Garante a segurança jurídica

Como citado brevemente no tópico anterior, ao elaborar um contrato, as pessoas que o assinam garantem cumprir certas obrigações, como foi o exemplo do pagamento. Assim, se qualquer um dos envolvidos — contratante ou contratado — tentar burlar o acordo, a outra parte poderá pedir ressarcimento, tendo a lei a seu favor e evitando prejuízos para sua empresa.

Essa segurança está também nos casos de descumprimento de prazos, cobranças impróprias, pagamento de multa por quebra de contrato, entre outros.

Fornece um maior controle sobre as entregas do projeto

Além de ter a segurança sobre as entregas, o contrato fornece um maior controle sobre elas, já que será estabelecido um cronograma, bem como as obrigações previstas de todos os envolvidos. Assim, o prazo de execução de cada etapa e tarefa do projeto estará bem claro e você conseguirá se organizar de acordo com as datas combinadas.

Também, será possível saber quem é o responsável por alguma tarefa que eventualmente não foi cumprida. Isso tudo gera um fluxo de trabalho mais controlado e com menos problemas.

Alinha as expectativas

Essa parte é muito importante para que não hajam frustrações durante a parceria. Isso porque o alinhamento de expectativas evita que uma das partes espere algo que não vai receber da outra. Sendo assim, no contrato, especifique tudo o máximo que conseguir. Dessa forma, as possibilidades de cobranças indevidas a você e, o mais importante, de insatisfações da sua parte serão eliminadas.

9. Saiba como funciona a elaboração do contrato e quais são os tipos

Para que um contrato seja eficaz, é preciso que ele tenha todas as informações e cláusulas necessárias. Além das que são do interesse da sua empresa ou específicas da realidade dela, é importante notar que existem algumas básicas, ou seja, que não podem faltar e que vão nortear e definir o destino da parceria em questão. Confira algumas dessas:

  • valor e forma de pagamento;
  • multa por atraso no pagamento ou por rescisão;
  • alteração nas cláusulas;
  • descrição dos serviços prestados;
  • prazo de vigência;
  • cronograma.

Entre os tipos de contrato, podemos citar:

  • o fee mensal, que estabelece um valor fixo por mês para o cumprimento de ações contínuas durante esse período de tempo;
  • o projeto pontual, que considera cada projeto de forma individual, ou seja, envolve as atividades de uma determinada ação;
  • o success fee, que tem como objetivo a obtenção de resultados e aborda o cumprimento das ações estabelecidas para atingi-los.

Agora você já entende melhor o porquê de fazer um contrato com uma agência de marketing digital. Não deixe de procurar uma agência especializada, bem-conceituada e com boa reputação no mercado como a DDWB. Assim, você evitará desperdícios no orçamento, pois será mais fácil que as ações tragam resultados certeiros, uma vez que haverá uma equipe focada nessa parte para você por meio de um serviço personalizado para sua empresa.

Se você quer saber mais sobre o processo de contratação de uma agência de marketing, entre em contato com a gente. Teremos grande prazer em esclarecer suas dúvidas e compartilhar nosso conhecimento nessa área!

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