Palavras Chave

Categorias

Nenhum Resultado

Ver todos os Resultados
MATERIAIS
MATERIAIS

Saiba como criar um script de vendas incrível

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
  • 22 novembro 2021

Convencer os clientes a comprar determinado produto ou serviço não pode ser uma tarefa padronizada. É preciso conhecer os desejos e interesses de cada consumidor e quais benefícios são mais valorizados por ele. É justamente para isso que serve o script de vendas.

O script de vendas garante que a equipe comercial esteja suficientemente preparada para lidar com os clientes, que costumam ter dúvidas e reações variadas, para as quais o vendedor deve estar preparado.

Afinal, é bem provável que você já tenha se incomodado com a abordagem de um vendedor. Assim, o objetivo do script de vendas é prepará-lo para evitar esse tipo de situação. Quer saber como? Continue a leitura.

O que é script de vendas?

Como você notou, o script de vendas atua como um apoio para que um vendedor saiba quais passos seguir ao abordar um lead — clientes em potencial, mas ainda precisa de incentivos extras para se transformar em consumidores de fato.

Se passou pela sua cabeça que o script de vendas pode tirar a naturalidade das vendas e afastar os clientes, saiba que a ideia não é segui-lo à risca e isso também não é incentivado. Afinal, o andamento da abordagem pode caminhar por rumos diferentes, conforme as reações do lead.

De todo modo, os scripts de vendas servem de apoio para evitar que ocorra um ‘’branco’’ durante a interação, seja por nervosismo, despreparo ou qualquer outro motivo. Isto é, você já preparou um roteiro para apresentar um trabalho em público e evitar situações como a descrita?

A lógica do script funciona de modo similar: não é preciso decorar o conteúdo, mas permitir que ele guie a interação.

Por que é importante utilizar script de vendas?

Pense novamente no exemplo citado. Já aconteceu de você nem precisar conferir o roteiro de apresentação, mas ter desenvolvido esse material foi útil da mesma maneira? Isso mostra alguns dos benefícios que o script de vendas pode proporcionar. Entenda mais a seguir.

Desenvolve confiança

Caso o nervosismo ao abordar clientes — comum em vendedores iniciantes — cause não apenas um frio na barriga, mas também o medo de não ter ideia do que dizer, principalmente quando o consumidor faz alguma objeção, saber que é possível contar com o script de vendas minimiza o modo e desenvolve confiança.

Otimiza as habilidades de vendas

Não importa o nível de experiência do vendedor: sempre é possível e recomendado otimizar as habilidades de vendas. Isso porque, os hábitos dos consumidores estão sempre mudando e é preciso acompanhá-los.

Sendo assim, contar com scripts de vendas é benéfico para que esses profissionais se preparem melhor para os diferentes desafios, redobrem a atenção com pontos específicos da abordagem — que sem o script poderiam passar despercebidos — e tenham mais chances de sucesso nas vendas.

Mantenha o foco na abordagem

Entre as principais mudanças de comportamento dos consumidores podemos mencionar a crescente impaciência e falta de tempo para prestar atenção nas informações, principalmente em publicidade e vendas.

Por isso, é indispensável que os vendedores reconheçam isso e saibam ser objetivos na abordagem. Nesse sentido, o script de vendas contribui por direcionar o profissional na conversa e evitar que se perca, o que exige ainda mais tempo de conversa para que ele retome o foco.

Relembre aspectos importantes

É natural que ao longo da conversa com o cliente o vendedor deixe passar alguns pontos importantes por esquecimento. Para evitar esse tipo de situação, existe o script de vendas, que contribui para relembrar os pontos chaves da abordagem e que podem ser definitivos para decisão de compra.

Após ler todos os benefícios, é possível que ainda assim você tenha pensado que conta com vendedores natos e capazes de se adaptar bem a essas situações. Porém, se eles saírem em algum momento da sua empresa?

É importante ter os scripts de vendas para evitar que a ausência dos seus talentos prejudique as vendas. Isso porque, além de servir como um guia para os vendedores iniciantes e que a princípio, não são vistos como um talento nato, possam ter as suas aptidões comerciais avaliadas, ao saber seguir o roteiro.

Como criar um script de vendas por telefone?

Depois de conhecer a importância do script de vendas, é hora de descobrir como criar um eficiente para abordagens comerciais por telefone.

Levante informações sobre o seu público-alvo

Dificilmente os leads terão interesse em continuar a ligação com alguém que não gere interesse para os seus desejos e necessidades. Logo, o mais recomendado é levantar informações sobre o seu público-alvo para entendê-los profundamente e conseguir chamar a atenção durante a ligação.

A partir disso, resuma essas informações no script de vendas para servir como um guia e utilizá-las em alguma eventualidade.

Escolha o formato do script de vendas

O melhor formato do script de vendas depende do perfil da sua empresa e das preferências dos vendedores, o que torna recomendado consultá-los para tomar a decisão. Algumas opções possíveis desse material são:

  • texto impresso ou digital;
  • áudio ou vídeo;
  • infográfico com as etapas;
  • desenhado impresso ou digital;
  • etc.

Mantenha o foco no lead

Ao abordar o cliente, lembre-se de focar em que é possível ajudá-lo e modere um pouco o falatório sobre a empresa ou qualquer outro assunto que não diga respeito-lhe ou ao seu problema. Assim, caso o lead tenha interesse, ele pode fazer perguntas sobre a empresa posteriormente.

Busque ser direto

Conforme mencionado, o consumidor atual está cada vez mais apressado. Quando se trata de abordagens por telefone, em que se dificulta fazer outras demandas em simultâneo do que por SMS, e-mail etc., a pressa só tende a se intensificar.

Por essa razão, é indispensável ser direto e objetivo na abordagem. Além dessa recomendação, é válido pesquisar bem o mercado, definir os processos comerciais, criar modelos diferentes etc.

Então, conseguiu entender como o script de vendas pode ser útil no seu negócio? Ao incluir esse material no seu dia a dia, é possível otimizar as vendas e o andamento da sua equipe comercial.

O nosso post foi útil para você? Aproveite a visita para curtir a nossa página no Facebook. Assim você acompanha nossas atualizações de conteúdo!

Assine Nossa Newsletter

Receba gratuitamente nossos artigos semanalmente

Você também pode gostar

O que é Inbound marketing

Inbound marketing é uma técnica que busca atrair clientes através de conteúdo que eles consideram…

  • 17 de julho de 2024

O que é Mídia performance

Mídia performance é uma estratégia de marketing digital focada em resultados quantificáveis e otimização constante. …

  • 16 de julho de 2024

Como escolher uma agência Google Ads?

No cenário atual de marketing digital, escolher uma agência que vai além da simples gestão…

  • 15 de julho de 2024

R. Funchal, 538 – 2º andar
Vila Olímpia – São Paulo, SP
CEP: 04551-060

Telefone: (11) 4750-1482 | (11) 4750-1482 Atendimento por telefone: 08h-19h de Segunda a Sexta-feira.
Facebook-f Instagram Twitter Linkedin-in
DDWB Agência de Marketing Digital | CNPJ: 07.481.844/0001-40