Foi nos últimos anos que a área de marketing ganhou expansão e maior divulgação. Inclusive, muitas universidades fornecem cursos técnicos e Ensino Superior na área. Porém, muitas pessoas ainda têm a ideia de que o marketing não é uma área da empresa na qual se deve investir (ou, pelo menos, fazer um grande investimento). Neste post, vamos ensinar a elaborar uma estratégia de marketing digital eficiente e dar a essa área o devido cuidado e respeito.
Quando as coisas não vão bem em uma empresa, logo se pensa em cortar gastos em algumas áreas, não é mesmo? É natural que o dirigente queira determinar valores menores até que as vendas reajam. Porém, quando se pensa em corte de despesas, o marketing é logo afetado. É um dos setores que começam a receber menos investimento quando, na verdade, deveria estar a todo o vapor para que as vendas voltem a crescer.
A falta de conhecimento em marketing faz com que os dirigentes utilizem estratégias de SEO erradas e acabem cortando algo que é fundamental para o bem-estar e o sucesso da empresa. Depois dessa breve explicação sobre a importância do marketing, vamos nos deter ao assunto específico do nosso artigo: o orçamento de marketing digital.
O que é um orçamento de marketing digital?
Se você tem uma empresa, sabe a importância de efetuar um orçamento para cada setor — e com o marketing não é diferente. É muito importante ter um orçamento de marketing digital para que você possa visualizar todas as receitas e despesas da área.
Qual a importância do orçamento de marketing digital?
Ter um orçamento de marketing digital é importante para saber gerir os recursos da empresa. Você precisa ter certeza de que todos os recursos disponíveis estão sendo bem aplicados. Dessa forma, desperdícios serão evitados, assim como o fato de, muitas vezes, investir muito dinheiro em algo que não é necessário.
Sempre que temos um planejamento, inclusive para nossas contas pessoais, sabemos os recursos que temos disponíveis e onde vamos aplicá-los, evitando, na grande maioria das vezes, cair no vermelho. Um orçamento bem-feito traz segurança para você e para a sua empresa, pois será possível saber que está aplicando seu dinheiro de forma correta, não desperdiçando aquilo que foi tão difícil de ganhar.
Quais os benefícios de elaborar um orçamento de marketing digital?
O marketing digital é tão importante que faz com que uma área deixe de ser vista como geradora unicamente de custos e passe a se tornar fonte de receitas. Um orçamento de marketing definido previamente e bem estudado traz muitos benefícios às empresas.
Essa plataforma tem diversas ferramentas que vão fazer você se sobressair em meio aos concorrentes. Separamos algumas das vantagens de investir no marketing digital. Acompanhe!
Melhor comunicação com o público
É imprescindível ouvir o cliente. Preservar a imagem de uma marca está intimamente ligado a como o cliente se sente e o que ele tem a dizer. Por isso, a comunicação precisa ser direta, humana e acessível. De nada adianta estar presente em muitas plataformas (redes sociais, e-mail, telefone, SMS), mas não conseguir dar atenção aos clientes.
Ter um gerador de respostas prontas pode ser um tiro no pé quando falamos em comunicação com o cliente. Ele quer ser ouvido e, dessa forma, não será. Invista em uma interação genuína com seu público-alvo. Lembre-se de que um cliente satisfeito é impulsionador da sua marca, enquanto alguém que não está sendo ouvido pode disseminar negativamente a empresa.
Público-alvo certo
Definindo um orçamento de marketing digital, você terá muito mais chances de entregar o conteúdo para o público correto. Pode-se definir a persona de acordo com:
- informações geográficas (local);
- faixa etária;
- perfil econômico;
- gênero;
- preferências;
- necessidades.
Você pode, inclusive, realizar a hipersegmentação e gerar mais leads qualificados.
Entregar o conteúdo para o público-alvo correto é demasiado importante, pois de nada adianta ter o melhor conteúdo se você não estiver atingindo quem tem interesse por ele.
Controle em suas mãos
Diferentemente do marketing tradicional, no digital você pode controlar quase tudo. Existem muitos aplicativos que podem ajudar nessa mensuração, desde a quantidade de cliques e visualizações das suas campanhas, tempo de permanência do cliente na sua página e quantos visitantes se tornam leads até retorno de investimento (ROI), algo relativamente complicado de se fazer.
Menos custos e mais resultados
O marketing digital é muito mais flexível do que as mídias tradicionais, como rádio, televisão, revistas ou outdoors. Nas mídias online, você calcula o gasto de acordo com a sua receita. Haverá meses em que você poderá gastar mais com anúncios e, em outros, nem tanto. Flexibilidade é essencial, principalmente para pequenas e médias empresas.
Agora que você sabe o que é, qual a importância e os benefícios de um orçamento de marketing digital, vamos aprender como fazer, efetivamente, um orçamento anual. Você está pronto? Então vamos lá!
Como fazer um orçamento de marketing digital anual?
Na hora de fazer um orçamento de marketing digital, a parte mais importante é criar um plano que seja realista e atenda a todas as necessidades da sua empresa. De nada adianta elaborar um plano que não cumpra o que realmente a empresa precisa, apenas para estar bonito no papel. Lembre-se: você deve escrever a realidade para que o orçamento de marketing anual sirva como orientador dos seus recursos.
Se você nunca fez um orçamento de marketing digital anual, não se preocupe. Separamos alguns tópicos indispensáveis para você seguir e obter sucesso nessa empreitada.
Analise o histórico de vendas da empresa
Se você não tem conhecimento sobre as finanças da sua empresa, o primeiro passo é analisar o histórico de vendas. É preciso ter os números reais para criar um orçamento de marketing efetivo. Trabalhar com estimativas nunca é suficiente, além de poder levar você a gastar o que não tem.
Primeiramente, organize as receitas atuais. Saiba quanto dinheiro a empresa faz mensalmente e inclua as variações que possam, ocasionalmente, existir. Sabemos que a renda anual pode variar, mas quanto mais perto você trabalhar de valores reais mensais, mais próximo da realidade você chegará ao final do ano.
Como definir os objetivos e as metas para o ano?
Agora que você sabe o quanto de dinheiro tem disponível, vamos colocar no papel os objetivos e as metas para o ano. Organize onde você quer gastar o seu dinheiro levando em conta:
- qual o orçamento;
- as experiências prévias;
- onde você pretende alcançar o público-alvo.
Neste passo, você deve selecionar os canais que permitirão alcançar o público-alvo. Nós sabemos que, no marketing tradicional, basta lançar uma campanha no rádio ou televisão e esperar que o seu público seja atingido. Porém, no marketing digital não é tão simples assim. Você deve escolher a plataforma que esteja de acordo com a sua persona. Não entendeu? Vamos exemplificar.
Imagine que o seu público-alvo é composto por jovens, com idade entre 15 e 22 anos. Muito dificilmente você irá atingi-los enviando newsletter ou SMS. Você já sabe que o apelo principal estará nas redes sociais. Sendo assim, deve investir o seu dinheiro na plataforma onde eles estão: as mídias sociais. Nesse caso específico, Facebook Ads e Google Adwords são as melhores escolhas de investimento.
Apesar de você estar ciente do público-alvo da sua empresa, é importante, nesta etapa, reservar recursos para que sejam feitos os testes de canais. Se você não tem certeza de qual plataforma usar, o teste permitirá usar apenas uma pequena parte dos recursos para tomar a decisão.
Liste todos os gastos de marketing da empresa
Esse é um item básico de qualquer estratégia de marketing: fazer uma lista. É a hora do brainstorming. Coloque no papel ou em uma planilha digital todos os gastos que a sua empresa tem com marketing. Esqueça os custos e coloque tudo o que você precisa para atingir mais clientes.
Se você nunca fez um orçamento de marketing antes, citamos seis peças fundamentais para fazer a sua empresa decolar:
- busca de mercado;
- mídia de performance;
- comunicação interna;
- brindes personalizados (e que agreguem algo de útil à vida do cliente);
- tecnologia e softwares avançados;
- profissionais necessários.
Mas, e se a minha empresa não tiver como arcar com todos esses recursos? É por isso que existe o orçamento de marketing digital. Você coloca no papel tudo o que precisa e, aos poucos, vai avaliando o que pode ou não realizar; aquilo que é mais importante e o que pode ser deixado para mais adiante.
Utilize referências de anos anteriores
É muito difícil fazer um planejamento de marketing digital saindo do zero. Por isso, utilize as planilhas dos anos anteriores. Veja, junto com a sua equipe, onde o dinheiro foi bem aplicado, quais ferramentas foram utilizadas e o que poderia ser mudado. Dessa forma, você tem informações prévias que podem ajudar a criar uma estratégia de marketing digital de qualidade.
Se for a primeira vez que a empresa está fazendo um orçamento de marketing, lembre-se: para tudo na vida tem uma primeira vez. Não se assuste e não pule etapas. Obviamente você não terá as informações dos anos anteriores, mas não pense nisso como algo negativo. Faça o melhor que você puder, e, dessa forma, nos próximos anos você irá ter orçamentos prévios para se espelhar.
Trabalhe com uma margem de segurança
Todas as empresas trabalham com uma margem de segurança ou reserva de emergência — como o termo é mais conhecido no mundo corporativo. Na hora em que você estiver realizando o seu orçamento de marketing, deve reservar um valor para pendências que podem surgir ao longo do caminho.
Mesmo tendo passado por todas as etapas, tendo utilizado as planilhas dos anos anteriores e gastado bastante tempo na hora do brainstorming, sempre pode se esquecer de algo, ou novidades podem surgir ao longo do caminho. Tendo a margem de segurança, você não será pego desprevenido e não precisará realocar recursos.
Acompanhe e faça os devidos ajustes durante o ano
Muitos empreendedores definem o orçamento de marketing anual das suas empresas e o trancam em uma gaveta. Lembram uma vez ou outra de olhar para a planilha. Isso está errado! Você deve estar com o orçamento presente em sua mesa todos os dias. Deve acompanhá-lo para ver o que realmente está dando certo e o que pode ser mudado.
Para ter resultados positivos, faça anotações e ajustes constantemente. Se você não quiser modificar o plano atual, crie uma nova planilha com as informações e anexe. Isso ajudará muito para o próximo plano a ser feito. Você chegará à perfeição depois de trilhar um longo caminho. Tenha em mente que o mercado é volátil, por isso o primeiro plano nunca atingirá esse nível de excelência, e que muitas alterações vão surgir.
Conheça o seu público-alvo
Nós vamos reforçar esse assunto com você, tamanha a importância que ele tem para um orçamento de qualidade. Toda empresa tem um público-alvo, isso é indiscutível. Contudo, o que muitos empreendedores não sabem é que é preciso oferecer conteúdo voltado especificamente para esse público. O que acontece, atualmente, é que muitas empresas desejam gerar leads disparando conteúdo para todos os lados, sem um filtro específico. Além de errado, isso é desperdício de dinheiro e de tempo.
Se você ainda não tem um público-alvo, precisa defini-lo. Você conseguirá isso criando uma persona — representação fictícia do cliente ideal do seu negócio. Depois dessa etapa, você poderá gerar conteúdos específicos. Veja um exemplo de persona:
Luis Otávio, 26 anos, residente no bairro Petrópolis, renda mensal de R$ 3.500,00, usuário de redes sociais, frequentador assíduo de academia, adepto ao fisiculturismo, preocupado com a alimentação e com um estilo de vida saudável.
Se essa persona representa o seu público-alvo, como criar uma estratégia de marketing digital específica?
Você sabe que Luis Otávio é usuário das redes sociais, por isso, poste diariamente, em redes como Facebook e Instagram, informações sobre competições de fisiculturismo, dicas alimentares, vídeos sobre lifestyle. Impulsione essas publicações para que elas atinjam um maior número de clientes. Você pode também optar por distribuir panfletos em academias no bairro Petrópolis ou investir em outdoor no mesmo local.
Conseguiu perceber a importância de criar uma persona e selecionar um público-alvo? Ele vai definir quem são os seus clientes em potencial e onde você deve investir. Uma pesquisa de persona requer tempo e precisa ser feita com clientes reais. De nada adianta criar uma persona que não represente os visitantes do seu site. Portanto, a nossa dica é: invista nessa etapa do orçamento de marketing para poder economizar tempo e dinheiro depois.
Qual a importância de calcular o ROI?
Elencar metas, ter planos de ação, colocar em prática estratégias, reter leads e converter em compradores. Seguindo esses passos, você tem tudo para atingir o sucesso na sua estratégia de marketing digital. Nesse trabalho, calcular o ROI ajuda muito.
O Retorno Sobre o Investimento, conhecido como ROI, é um dos mais populares indicadores de performance. A sua principal função é avaliar como estão os investimentos conforme os objetivos que foram delimitados no orçamento.
O ROI pode estar presente em diversas etapas de uma estratégia de inbound marketing, desde blogs e e-mail marketing até mídias sociais. Mas como faço para calcular o ROI da minha marca?
O ROI é definido pelo cálculo do que você ganhou por meio da estratégia de marketing menos os valores que foram investidos para isso acontecer. Para calcular, use a fórmula:
valor obtido – total investido / total investido
Depois, multiplique o número final por 100. Ao final da conta, você saberá se os ganhos estão superando o investimento ou não. Um ROI negativo é um sinal vermelho e significa que você precisa alterar alguns pontos da estratégia. É hora de sentar novamente com a equipe e ver quais os pontos falhos.
Você pode calcular o ROI de tempos em tempos, mensal ou bimensalmente. Sempre que você calcular, anote na planilha o resultado e as mudanças que serão feitas.
Nas etapas de marketing, é comum esbarrar em algum ponto que não pode ser mensurado financeiramente (alimentação de blogs e redes sociais, por exemplo). Para isso, crie indicadores:
- abrangência da marca: número de novos visitantes ou novos seguidores;
- captura de leads: usuários que interagiram com a sua marca;
- conversão: visitantes que se tornaram leads.
Como potencializar resultados?
Separamos cinco dicas para potencializar os resultados e aumentar o ROI da sua empresa. Veja a seguir.
Tenha metas
Todos nós, em nossa vida pessoal, temos sonhos. Na vida profissional não é diferente. Tenha perspectivas para o seu negócio. Estabeleça metas de vendas a curto, médio e longo prazo. Tendo conhecimento desses pontos, aprimore as estratégias para atingir o seu objetivo. Nunca anule ou passe por cima de uma perspectiva. São elas que vão determinar até onde o seu negócio pode chegar.
Espere o tempo necessário
O tempo é a palavra-chave de um planejamento de mídia digital efetivo. Não se apresse e não busque por resultados instantâneos, porque eles não vão aparecer de hoje para amanhã. Muitas ações precisam de tempo para consolidação. Um blog não vai mostrar resultados na primeira semana. Muitas vezes, a primeira postagem impulsionada nas redes sociais não vai surtir os efeitos que você deseja.
Combine métricas
Não se baseie somente no ROI para saber se o seu planejamento de marketing digital está funcionando. É importante combinar métricas para chegar ao efeito esperado. Cruze resultados, volte para a planilha, agregue dados.
Fique de olho no mercado
Você sabe que precisa estar atento às tendências, conhecer o que os seus concorrentes estão produzindo e não pode deixar seus produtos obsoletos, não é mesmo? Saiba que com o marketing digital não é diferente.
Nas pesquisas voltadas especificamente ao marketing digital, outras empresas de mesmo tamanho e segmento são consultadas, criando, assim, um senso comum sobre o que deve ser feito na hora de investir. Isso vai ajudar muito se este é o primeiro ano em que você está fazendo um orçamento de marketing e não sabe por onde começar. Estando atento ao mercado, você vai estabelecer um orçamento com mais segurança.
Acompanhe os investimentos
Acompanhe diariamente os investimentos da sua empresa. O acompanhamento diário e atento possibilita antecipação a imprevistos e análise sobre o ritmo de investimentos. Dessa forma, você vai perceber para quais canais vai cada fatia da verba e quais meses são os de maior sobrecarga. Além disso, vai perceber oportunidades de realocação da receita e muito mais.
Se você não acompanha os seus investimentos, consequentemente não sabe quais deles estão dando certo. Você mesmo pode estar por dentro do assunto ou designar isso aos responsáveis pelo marketing. O importante é ter alguém sempre de olho.
Neste post, ensinamos como elaborar um orçamento de marketing digital eficiente. Você entendeu a importância de realizá-lo e os benefícios que ele traz. Você pode seguir o nosso passo a passo e criar o orçamento de marketing digital anual para a sua empresa tranquilamente.
Você não vai criar um orçamento de marketing digital simplesmente porque é legal ou divertido, você vai planejar a fim de saber onde investir o seu tempo e o seu dinheiro para obter mais e melhores resultados.
Criando um orçamento de marketing digital, você vai começar a vender mais e melhor. Se isso não acontecer, reveja as ações, contrate um apoio externo e consulte alguém experiente na área. Você deve fazer o que for possível para ser mais efetivo e obter um ROI maior. Quanto maior o seu ROI, maior a certeza de que você está no caminho certo.
Se você nunca planejou, comece devagar. Faça um bom brainstorming e coloque todas as ideias no papel. Lembre-se de ter calma e não querer adiantar o tempo necessário dos acontecimentos. Uma vez que você fizer o orçamento de marketing digital, você mesmo vai conferir os benefícios e perceber que não pode mais abrir mão disso. Dizem que tempo é dinheiro e, com um bom orçamento, você pode economizar os dois. Ótimo, não é?
Gostou das nossas explicações sobre orçamento de marketing digital? Está pronto para começar na sua empresa? Se você ficou com alguma dúvida ou quiser compartilhar alguma informação com a gente, entre em contato com a DDWB. Até a próxima!