E-mail marketing para restaurantes: saiba como usar essa estratégia

13 de dezembro de 2019
PUBLICADO EM blog
13 de dezembro de 2019 Marcelo Rama

Com a popularização das redes sociais, houve quem achasse que o e-mail morreria — assim como profetizaram o fim dos correios com a chegada da internet. Porém, esse canal de comunicação tem se fortalecido e é cada vez mais essencial para campanhas empresariais.

O e-mail marketing para restaurantes, bares e pubs, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia para impulsionar o seu negócio. Pensando nisso, neste texto, explicaremos como ele funciona e quais são os benefícios oferecidos para o seu estabelecimento, além de mostrarmos algumas dicas práticas para você implementá-lo.

Aproveite essa estratégia de marketing para restaurantes e destaque o seu negócio da concorrência, oferecendo um canal de relacionamento que envolve e fideliza o público. Boa leitura!

O que é e-mail marketing?

Basicamente, essa estratégia consiste no envio de e-mails com diversas finalidades, desde a divulgação e o fortalecimento da sua marca, até campanhas de vendas ou de fidelização do cliente. Porém, é preciso seguir algumas normas, como o disparo das mensagens apenas para as pessoas que aceitaram receber suas comunicações — lembre-se de que comprar listas de e-mails é uma prática ilegal!

Além disso, as chances de resultados com o disparo para contatos que não conhecem a sua marca são muito pequenas, pois as pessoas não sabem quem está enviando a mensagem ou o assunto. Imagine que você receba um e-mail de promoções imperdíveis de bolas e tacos de golfe, mas nunca se interessou pelo esporte — as chances de marcar a mensagem como spam são grandes, não é mesmo?

Por isso, quando falamos de e-mail marketing, é indispensável pensar na geração de leads — os dados de pessoas que entram em contato com a sua empresa, demonstrando interesse em manter relacionamento. Talvez você não tenha uma lista e esteja pensando que essa estratégia não se encaixa para o seu restaurante. Porém, fique tranquilo: seus contatos vão até você todos os dias!

Como funciona essa técnica?

Para desenvolver campanhas de sucesso com o e-mail marketing, o primeiro ponto é determinar um objetivo, montando um planejamento com metas, prazos e outras ações que serão complementares para você alcançar os resultados desejados.

É importante que a empresa tenha:

  • um e-mail personalizado @domíniopersonalizado.com;
  • uma ferramenta de e-mail marketing, como Mailchimp, e-goi ou Leadlovers — algumas delas contam com versões gratuitas para um limite de contatos ou disparos de mensagens por mês;
  • um plano para aproveitar ao máximo a automação de marketing que essa ferramenta oferece.

Por que usar e-mail marketing para restaurantes?

Os motivos que levam um bar ou restaurante a usar essa estratégia podem ser muitos. O principal deles está ligado ao fato de as pessoas estarem conectadas constantemente e, com a popularização dos smartphones, gostarem de usar a tecnologia como meio de encontrar o que precisam e se relacionar com marcas que se identificam.

Não estamos falando apenas de comida: quando você oferece uma programação cultural e cria conteúdos consistentes com o perfil do seu público, isso serve como técnica para fortalecer a marca, gerar visibilidade e se destacar da concorrência.

O e-mail marketing direcionado para restaurantes, pubs e bares permite que você:

  • tenha um canal de relacionamento direto com o público, no qual você é dono da lista;
  • entenda as preferências e o comportamento do seu consumidor;
  • fortaleça o posicionamento da empresa e amplie o alcance da marca;
  • trabalhe a fidelização dos clientes, explorando programas como os de indicação de amigos;
  • use uma ferramenta com excelente custo-benefício e fácil de monitorar, acompanhando métricas relevantes para o seu negócio.

De que forma implementar as campanhas de e-mail marketing?

O nicho da alimentação é um segmento de mercado com grande demanda e bastante concorrência. Uma estratégia de e-mail marketing funciona de maneira muito positiva, pois você fortalece os vínculos com o público em momentos que ele não está pensando em comida — o que é extremamente valioso no momento da escolha.

A seguir, confira algumas dicas para usar a tecnologia a favor do seu restaurante ou bar.

Construa sua lista de e-mails

Como dissemos, comprar listas de e-mail não é uma boa prática. Então, como conseguir e manter leads na sua base de contatos? O primeiro passo é fazer um levantamento de todos os canais de contato com o público que você tem — estabelecimento físico, redes sociais, site etc. Depois, é preciso pensar em uma forma de coletar esses dados.

Em geral, as pessoas não se importam em compartilhar seu e-mail para receber conteúdos relevantes. Entretanto, esse convite fica muito mais irresistível quando vem com algo em troca. Algumas opções que você pode usar para cadastrar os prospects e consumidores na sua lista são:

  • dar cupons de descontos;
  • oferecer um material rico, como e-book ou vídeo-aula exclusiva, com receitas do restaurante que a pessoa possa fazer em casa;
  • criar promoções ou sorteios;
  • distribuir brindes.

Defina os tipos de e-mail

Na estratégia de marketing, existem 3 tipos de e-mail diferentes.

  • Promocional: apresenta promoções e preços, e tem um apelo para as vendas;
  • Transacional: serve para confirmar determinada transação — como inclusão na lista de e-mail, boas-vindas, reserva no restaurante ou compra por delivery;
  • Relacional: serve para fortalecer o relacionamento entre a empresa e a audiência, oferecendo conteúdos relevantes e entregando brindes e materiais ricos.

Para uma campanha bem-sucedida, é importante que você trabalhe com todos os modelos de e-mail, sendo que o relacional deve ser em maior quantidade que os outros.

Estabeleça a frequência de envio

Ninguém quer a sua caixa de e-mails lotada por causa de apenas uma empresa. Porém, se você envia um e-mail para a sua lista e não aparece mais, isso não vai gerar uma relação de valor.

Por isso, é importante observar quais são os dias da semana que seus disparos têm maior taxa de abertura e de cliques. Depois, é só montar um calendário de envios, definindo a periodicidade (que pode ser semanal ou quinzenal).

Segmente sua base de dados

Você oferece almoço executivo durante a semana, tem uma programação de happy hour e conta com um cardápio especial aos sábados e domingos? Então, provavelmente seus clientes de cada uma dessas programações são bem diferentes.

Se você conseguir separá-los de acordo com as preferências de cada um, segmentando a sua lista, é possível criar mensagens ainda mais direcionadas, personalizando a sua comunicação.

Alinhe a comunicação com a persona

Qual é o interesse do seu público? O tipo de linguagem, assunto escolhido e até mesmo layout dos seus e-mails precisam atender a um único ideal: conseguir se conectar com a audiência.

Por isso, é importante parar um pouco e refletir sobre quem é esse cliente ideal e adaptar a sua comunicação para ele, criando assuntos e textos chamativos e direcionados.

Saiba ouvir o seu público

Por fim, o e-mail marketing não é apenas uma ferramenta de disparo de mensagens: ele serve também para entender mais sobre a sua audiência, além de ser um canal de comunicação com o cliente.

Responda às mensagens que a empresa receber e analise o desempenho das suas campanhas para entender mais sobre o público. Lembre-se de que você pode criar quiz e enquetes para descobrir os gostos do consumidor.

Como vimos, uma campanha de e-mail marketing para restaurante bem implementada traz resultados positivos para o seu comércio. Se quiser garantir uma alta performance com excelente custo-benefício, uma boa oportunidade é contar com uma agência especializada nesse assunto. Assim, utilizará as estratégias mais atualizadas, que funcionem para o seu negócio e convertam novos clientes.

Se você gostou deste texto e quiser mais informações, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em conversar sobre as soluções de sucesso para o seu estabelecimento!

, , ,