Google Maps agora mostra os pratos populares dos restaurantes: saiba mais!

28 de outubro de 2019
PUBLICADO EM blog
28 de outubro de 2019 Marcelo Rama

O Google Maps não para de nos surpreender. Se, até aqui, imaginávamos não ser possível aproveitar tantos recursos, desta vez chegou uma novidade capaz de alavancar o marketing para restaurante mundo afora. Qual é ela? Já contamos: a partir de agora, os usuários — do mundo inteiro — poderão conferir os pratos mais populares de cada estabelecimento.

O interessante disso é que esse recurso foi desenvolvido com base em uma série de questões importantíssimas, como avaliações de outros consumidores, fotos publicadas na plataforma e, até mesmo, feedbacks mais relevantes. Tudo isso, com um único objetivo: proporcionar mais praticidade à população e facilitar na hora da escolha de um novo local para realizar as refeições.

E você, como um bom especialista em marketing, deve estar imaginando as inúmeras possibilidades que essa ferramenta pode oferecer. Correto? Por isso, e para deixá-lo por dentro, decidimos criar um post exclusivo e repleto de informações sobre o assunto. É só continuar acompanhando a leitura para saber mais!

Tudo sobre o Google Maps

Se você é uma pessoa que faz bastante pesquisa na internet, é provável que já tenha acessado — pelo menos, uma única vez — o tal do Google Maps. Contudo, e ainda que essa ferramenta seja bastante utilizada, existem muitos usuários que desconhecem todas as suas funcionalidades. De acordo com alguns, a plataforma é um dos produtos mais incríveis já desenvolvidos pelo Google, o maior buscador gratuito da web.

Basicamente, o Maps, como também é chamado, oferece alguns recursos básicos, que permitem aos usuários encontrar endereços específicos, analisar as distâncias entre diferentes pontos e, até mesmo, verificar os mais diversos trajetos. Há ainda, as funcionalidades avançadas, que disponibilizam imagens de satélite e o famoso Street View, um mecanismo capaz de mostrar, com riqueza de detalhes, qualquer endereço do mundo. Bem bacana!

Mas é claro que não termina por aí. Para aqueles que possuem um smartphone Android, o programa também pode ser usado como um GPS 100% gratuito. Basta acessar a Play Store, baixar o app e aproveitar os benefícios.

O que tem de novo

O que ninguém estava imaginando é que o Google Maps fosse desenvolver mais uma funcionalidade incrível. Agora, os usuários terão a chance de conferir — mesmo sem sair de casa — quais são os pratos mais populares de determinados restaurantes. Para tanto, a plataforma se baseia nas fotos publicadas pelos usuários, bem como nas avaliações deixadas pelos consumidores.

O objetivo é fazer com que as pessoas consigam conhecer as comidas típicas de diversas regiões, principalmente, tratando-se de turistas que estão conhecendo novas culturas. Para que esse processo fique ainda mais prático, a ferramenta é responsável por traduzir a descrição do prato, quando o conteúdo estiver em uma língua diferente daquela praticada pelo leitor.

Fora os pratos mais populares, o algoritmo ainda consegue mostrar os drinks que fazem sucesso entre o público — sempre informando a faixa de preço dos itens em destaque. É uma maneira simples e bem acessível de alcançar a melhor experiência gastronômica possível, mesmo quando você pouco conhece a região.

Como a plataforma pode auxiliar no marketing para restaurantes

Que o novo recurso do Google Maps será capaz de proporcionar inúmeros benefícios ao nosso dia a dia, não temos dúvida. No entanto, você já imaginou como essa novidade poderá influenciar, de maneira positiva, o marketing para restaurantes? Isso mesmo! Usada por estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte, a plataforma se tornou um caminho interessante que os empresários encontraram para fazer publicidade digital e completamente gratuita.

Em um primeiro momento, muitos empreendedores e, até mesmo, gestores de marketing, acabam destinando recursos somente a links patrocinados, redes sociais e anúncios do YouTube, esquecendo-se de que o Maps também é uma excelente estratégia para fazer com que os usuários encontrem uma empresa com mais facilidade.

Isso porque, além de oferecer a possibilidade de anunciar o endereço de um restaurante e os melhores pratos, o Google Maps disponibiliza extensões para quem deseja inserir rotas de chegada ou botões de ligação direta — um recurso muito atrativo para os usuários de dispositivos móveis e com diferentes sistemas operacionais, como iOS e Android. Juntos, esses detalhes são excelentes para fazer com que uma empresa ganhe mais autoridade e visibilidade no universo online.

Mas não se engane. Se o recurso é importante para os estabelecimentos renomados no mercado, essa necessidade é ainda maior quando se trata de pequenos e médios negócios. Explicamos: uma vez presente na plataforma, o restaurante aparecerá nas buscas da mesma maneira que os demais concorrentes — desde que, é claro, exista uma boa otimização para os mecanismos de busca. Não deixe de considerar!

O passo a passo para usar a ferramenta

Gostou da ideia e quer aproveitar o recurso agora mesmo — para a sua empresa ou para uso pessoal? Tudo bem! A sua única missão será acessar o Google Maps, digitar o nome do restaurante na busca e navegar pelos dados disponibilizados.

Também é válido destacar que, além das receitas e drinks, a plataforma apresenta outras informações igualmente importantes sobre um estabelecimento. A seguir, mostramos as principais:

  • endereço do local;
  • horário de funcionamento;
  • telefones para contato;
  • questões sobre acessibilidade;
  • fotos internas e externas da propriedade.

Já os feedbacks e fotos publicadas pelos clientes contam com um espaço reservado na descrição. Esse detalhe, inclusive, permite que você possa deixar o seu comentário assim que frequentar o espaço.

Dica: tenha em mente que esse recurso só existe graças aos feedbacks publicados por outros usuários. Ou seja, se você quiser dar a sua contribuição, basta tirar uma foto do seu prato ou drink e dividir a experiência na plataforma. Não se esqueça de incluir o nome da receita para que os demais clientes consigam encontrá-la com facilidade.

E então, gostou de conhecer a novidade que está dominando o Google Maps e a rotina de quem trabalha com marketing para restaurantes? Esperamos que sim!

Agora que você já está por dentro do assunto, aproveite o momento para entender o que é e qual a importância do SEO local. É rápido e vale a pena!

, , ,