Entregar resultados mensuráveis é uma das principais diferenças entre o marketing digital e o convencional. No entanto, fazer isso pode ser um grande desafio para inúmeros gerentes, pois existem uma série de termos e conhecimentos que escapam do entendimento das funções deles.
Quando esse serviço é prestado por uma empresa especializada, é comum ter dúvidas e inseguranças em relação ao que foi entregue. Neste artigo, vamos explicar o que são resultados mensuráveis e esclarecer para você como descobrir se a agência contratada está entregando eles com qualidade e eficiência. Confira!
O que são resultados mensuráveis?
Não precisa se assustar, não é nada muito complexo. Se você já interagiu o mínimo possível com campanhas de marketing e prospecção de leads de forma online, conseguirá entender o termo. De forma simples, podemos dizer que resultados mensuráveis são aqueles que podem ser acompanhados por meio de métricas e dados.
Mensurar essas informações é indispensável para o sucesso de diversas campanhas. Permite uma melhor tomada de decisão, pois as análises são feitas com base em números, e não em percepções pessoais. Sem falar que isso leva à escala de resultados e/ou à redução de custos, dependendo do cenário.
Apesar de simples, não dá para negar que esse processo leva tempo e requer uma certa habilidade analítica. Pode ser que você pergunte: “Mas o que acontece se eu não fizer isso?”. Bem, geralmente as consequências são decisões erradas, ou estagnação das estratégias da empresa. Ambas são bem ruins para seu negócio e consequentemente suas campanhas se tornarão mais caras e com alto índice de retrabalho.
Muitos clientes só percebem que estão no caminho certo quando comprovamos. Outros, por serem os contratantes, ameaçam tomar decisões erradas, e nós como agência conseguimos direcionar com base nas métricas. Às vezes, isso pode ser difícil, mas nossos profissionais possuem anos de experiência e expertise necessária para contornar esse problema.
Como descobrir se minha agência atual está entregando o que preciso?
Essa é uma dúvida frequente de diversos gestores, mas, para esclarecê-la, precisamos antes entender o papel da agência. Ela é a responsável por mensurar os resultados que sua empresa precisa, pois é a detentora do conhecimento necessário para isso. Ela analisa os dados e conduz os canais disponíveis em direção às melhores estratégias por meio de capacidade analítica, informação, expertise e conhecimentos práticos.
Mas e se a agência não tiver todos os dados? Se ela não os tiver, eles devem ser solicitados ao banco de dados da empresa, relatórios de outros processos e informações internas providenciadas pelos profissionais do setor.
Mesmo que não tenha esses dados proprietários, a agência deve conduzir o processo ao estruturar a mensuração por meio de relatórios e dashboards claros. Dessa forma, é possível analisar, comparar resultados e criar gráficos e alertas, destacando os principais pontos de controle e melhoria.
O que analisar para verificar se isso está acontecendo?
É possível verificar se a agência está entregando resultados mensuráveis por meio de algumas métricas de performance. O que ela fornece a você? Como ela faz isso? Se o resultado é bom ou não, isso é assunto para outra análise. As principais métricas que a contratada precisa entregar são:
- CPL (Cost per Lead): é o custo de cada lead adquirido por uma campanha;
- CPA (Cost per Action): também chamado de custo por aquisição. É basicamente o valor médio gasto por venda ou transação;
- CAC (Customer Acquisition Cost): é o custo de cada cliente e serve para a empresa contratante medir o quanto está gastando para conquistar cada um deles;
- LTV (Life time Value): é o valor que cada lead retorna ao longo do tempo. É uma métrica importante para avaliar o valor viável da aquisição de cada cliente (CAC);
- Ticket médio: é um indicador de desempenho que indica o valor médio das vendas de um período;
- ROAS (Return on advertising spend): é uma métrica que deve ser trabalhada em cima das suas campanhas de anúncios patrocinados;
- Taxa de conversão: é uma métrica que serve para definir o quanto a audiência da empresa em determinada mídia está convertendo.
É preciso também tomar cuidado quando a agência contratada entrega apenas métricas básicas, como número de curtidas, compartilhamentos e alcance, sem qualquer relação com outros fatores.
Existem muitas métricas relevantes, mas também existem aquelas que chamamos de métricas de vaidade. Elas fazem bem ao ego, apenas. Um bom exemplo desse tipo de situação é quando a agência entrega para o cliente apenas a quantidade de cliques do anúncio, e não o CPL (Cust per Lead), ou seja, o valor de cada lead adquirido.
O conteúdo pode ter tido um bom desempenho devido ao horário publicado, a arte pode ter sido visualmente chamativa, ou ter captado a atenção da forma correta, etc. Porém, quantos desses leads foram qualificados? Quanto de receita essa campanha trouxe? Qual foi o ROAS? Eis a diferença que separa uma métrica de vaidade das métricas de qualidade.
As métricas de vaidade são importantes? Sim, são, mas apenas quando cruzadas com outros dados. Entrar na camada da performance das estratégias do seu negócio é fundamental. É um dos principais papéis de uma agência. Se a sua empresa apenas entrega a você métricas superficiais, talvez seja a hora de repensar esse contrato.
Como a DDWB entrega resultados?
Em geral, uma agência pode estruturar as planilhas de controle e os reports para transformar dados em informações. Cabe a empresa especializada em marketing digital contratada solicitar ao cliente tudo aquilo que não tiver acesso por meio de suas próprias forças.
Aqui na DDWB enviamos relatórios semanais, mensais, apresentações de quarter e um dashboard exclusivamente criado para nossos clientes com as principais métricas a serem analisadas.
Essas informações são reunidas de uma forma simples e prática. Por meio de gráficos que facilitam a absorção do conteúdo, os contratantes conseguem visualizar as informações necessárias para tomar decisões e otimizar suas estratégias de forma eficiente. Fazemos de tudo para otimizar a experiência dos nossos clientes e, até então, nossos métodos têm alcançado ótimos resultados.
Neste artigo, esclarecemos o que são resultados mensuráveis e como descobrir se a sua agência contratada está entregando eles da forma correta. Também explicamos como nós, da DDWB, entregamos resultados eficientes para nossos clientes.
Agora que você já sabe como identificar uma agência parceira para fazer sua empresa crescer, que tal entrar em contato com nosso time de atendimento por um de nossos canais? Além do formulário de contato no site e telefone (11) 4750-1227, também estamos disponíveis no Whatsapp pelo número (11) 96571-7482!