Se você tem o hábito de utilizar a internet, possivelmente já viu inúmeros vídeos de dancinhas e brincadeiras que viralizam no TikTok. O sucesso da rede foi tão grande que o Mark Zuckerberg introduziu uma ferramenta muito semelhante no Instagram, o Reels. Diante desse sucesso, existe o TikTok Ads, voltado para a criação de anúncios.
O TikTok Ads é uma plataforma de anúncios existente dentro do próprio aplicativo, com a finalidade de atingir públicos mais segmentados e redobrar as chances de interações e conversação. Funciona de modo semelhante a criação de anúncios do Instagram e Facebook.
Para aproveitar o buzz gerado por essa rede social e ajudar os seus anúncios a terem um melhor desempenho, preparamos este post que fala sobre os benefícios e como usar o TikTok Ads. Continue conosco!
O que é o TikTok Ads?
Conforme mencionado, o TikTok Ads é uma plataforma voltada para anúncios, o que torna o investimento ideal para empresas que desejam impulsionar sua comunicação em uma rede social de alto potencial e com públicos diversificados.
De acordo com pesquisas da Sensor Tower, 40% dos usuários são jovens entre 16 e 24 anos. Ainda assim, adultos entre 35 e 55 passam a utilizar cada vez mais essa rede. Assim, os conteúdos compartilhados são diversificados, o que inclui desde entretenimento até dicas e informações profissionais de diferentes áreas.
Desse modo, é possível ampliar e otimizar a mensagem enviada por meio de anúncios no TikTok de forma similar ao que é feito com o Instagram, Youtube ou Twitter. Mas existe uma diferença interessante: os vídeos patrocinados não podem ser pulados, como ocorre no Youtube.
Mas para não chatear o usuário e evitar que pessoas desalinhadas com marca anunciante fique presa nos anúncios por não conseguir pular, o que prejudicaria a experiência com a marca e com o próprio TikTok, é necessário caprichar bastante na hora da segmentação, como você vai entender melhor mais à frente.
Por que usar o TikTok Ads?
Como dito, o TikTok Ads ajuda a otimizar os resultados dos seus anúncios. Sendo assim, se a plataforma apresenta crescimento e alto potencial de viralização — de uma maneira que nem sempre as demais redes sociais são capazes —, por que não surfar nessa onda e aproveitar os benefícios trazidos?
Se ainda assim, você não se convenceu de como o TikTok Ads pode ser útil na sua estratégia de marketing, saiba que a produção e consumo de vídeos rápidos só cresce. De acordo com levantamentos da Content Trends, o vídeo se torna o formato de vídeo mais consumido, acima de posts nas redes sociais e blog posts.
Moral da história: não abra mão de outros formatos de conteúdo, mas ignorar o que mais faz sucesso atualmente pode ser um tiro no pé. Não é à toa que o Instagram, que se popularizou como uma rede social de compartilhamento de fotos, se volta para a produção de vídeos.
Quais são os diferenciais do TikTok Ads?
A finalidade do TikTok Ads é criar anúncios e banners para impulsionar uma campanha. Para isso, os diferenciais da plataforma são:
- programação de dias e horários de exibição dos anúncios;
- anúncios de acordo com os desejos e preferências dos usuários;
- alta capacidade de viralização de conteúdo;
- impedimento de rolagem do feed sem antes terminar de assistir toda a publicidade.
Como usar o TikTok Ads?
Anteriormente, falamos pra você que uma estratégia bem feita no TikTok Ads precisa, entre outras ações, não chatear o usuário. Agora, falaremos como atingir esse e outros objetivos importantes.
Primeiro passo
Crie a conta na rede social para ter acesso ao gerenciador de anúncios. Nesse processo, selecione o idioma — o português ainda não é disponível, mas é possível selecionar outros mais usuais, como português ou espanhol — e objetivo da criação do perfil: uso pessoal ou profissional.
Insira seus dados pessoais e informações sobre o seu negócio, como o que deseja promover e a área de atuação. Feito isso, é necessário aguardar o contato de suporte da plataforma para aprovação do perfil, que é criado gratuitamente.
Segundo passo
Após a liberação do perfil pelo suporte do TikTok, você já pode criar os anúncios dentro do TikTok Ads. Basta clicar inicialmente em ‘’Campaign tab’’ e depois em ‘’Create’’.
Os processos seguintes são semelhantes às demais redes sociais e envolvem a escolha do nome e do objetivo da campanha, além do orçamento liberado mensal ou diariamente.
Terceiro passo
Este é o momento de escolher o local de publicação dos anúncios, que pode ser o feed ou story, e o público que receberá a campanha.
A segmentação também segue o estilo de outras redes sociais e é recomendado o preenchimento das informações mais completas e alinhadas com a realidade o possível. Isso inclui idade, interesses, gênero, localização etc.
Após a segmentação, é necessário partir para a escolha da forma de pagamento, data de fim e início do anúncio. O TikTok permite que o valor do orçamento seja dividido pelo número de dias em que a campanha é exibida ou que em dias específicos ocorre um maior gasto.
Quarto passo
É o momento de escolher a meta da campanha, que pode ser impressões, cliques ou conversão. Além disso, também é preciso definir o nome e o formato do vídeo a ser anunciado — 1:1, horizontal ou vertical. O sucesso da campanha depende muito do alinhamento dessas respostas com o desejo e interesse do seu público.
Para ajudar na configuração das metas, o TikTok Ads fornece ferramentas com templates personalizáveis com facilidade, é o caso do Video Creator Kit.
Quais as vantagens de usar o TikTok Ads?
Ao longo do artigo, citamos inúmeros benefícios que o investimento no TikTok Ads pode proporcionar para o seu negócio, mas ainda não acabamos. Acompanhe outras vantagens desse tipo de anúncio:
- devido a alta popularidade, é possível atingir grandes audiências;
- os algoritmos da plataforma favorecem a entrega do conteúdo;
- alta segmentação do público, que se torna mais qualificado;
- etc.
Conseguiu entender melhor sobre o TikTok Ads? Ignorar essa tendência que só demonstra maiores possibilidades de crescimento é ignorar um espaço com potencial alcance de público e consequentemente, maior chances de venda e sucesso nas campanhas.
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