O SEMrush começou como um recurso simples de pesquisa de palavras-chave e agora é umas das ferramentas preferidas dos profissionais de marketing em todo o mundo. Quer você deseje ser encontrado por busca orgânica ou pesquisa paga, ela é a solução para aumentar o tráfego no seu site.
Existem várias maneiras de usar o sistema para impulsionar os esforços de SEO (Otimização de sites) e marketing de conteúdo, como veremos a seguir. Continue a leitura para saber o que é SEMrush, como ele extrai dados, qual a importância, passo a passo para começar e os principais benefícios para o seu negócio.
O que é o SEMrush?
É uma ferramenta de SEO definitiva que ajuda você a ganhar os insights mais profundos sobre sua concorrência, identifica as principais palavras-chave orgânicas e pagas, permite fazer análises de backlinks e muito mais.
O software é um grande aliado na prática de campanhas de SEO, pay-per-click (PPC), mídia social e marketing de conteúdo. Com ele, é possível identificar as tendências que ocorrem em seu nicho de mercado.
É desenvolvido especialmente para pessoas que precisam de assistência com marketing digital, mas é útil também para profissionais. Se você tem experiência limitada na área vai se beneficiar com a facilidade de compreender o SEO.
Como o SEMrush extrai dados?
O Semrush extrai dados de duas maneiras. A primeira é por meio da barra de pesquisa. Se digitar a URL de um site nesse local, terá acesso a relatórios sobre o domínio e verá as seleções de palavras-chave.
Dá para pesquisar seus concorrentes e encontrar maneiras valiosas de competir com eles.
A segunda é por projeto. Os projetos SEMrush coletam dados de fora de seu banco de dados. Eles analisam a visibilidade do seu site e mostram como a sua empresa compete com a concorrência.
Qual a importância dessa ferramenta?
Existem inúmeras vantagens que comprovam a importância de usar o SEMrush. Observe.
Entender o desempenho do site
Uma campanha normal de SEO leva um bom tempo para mostrar resultados. É comum ficar se perguntando se as otimizações estão funcionando ou não. Por outro lado, o SEMrush dá uma visão geral do desempenho das campanhas.
O sistema informa tudo sobre o desempenho do seu site. Quer saber quanto gera de tráfego orgânico ou pago? Ele aponta. Mostra se está aumentando ou diminuindo, como as palavras-chave são classificadas etc.
Além disso, diz se a sua classificação está melhor ou pior para palavras-chave. É uma informação importante para otimizar a campanha e manter ou melhorar as classificações.
Encontrar palavras-chave valiosas
A seleção de palavras-chave é parte integrante do SEO. Isso porque, quando as pessoas pesquisam, as usam para encontrar resultados relevantes. Com o SEMrush dá para encontrar palavras valiosas para sua campanha.
Basta fazer uma simples busca. As palavras-chave de cauda longa (com três ou mais nomes) geralmente são melhores porque geram leads mais relevantes para o negócio.
A ferramenta também identifica as palavras-chave que seus concorrentes estão usando. Isso fornece informações importantes sobre as palavras que a sua empresa ignorou.
Entender a concorrência
Boa parte da estratégia de marketing gira em torno do monitoramento da concorrência, inclusive durante uma campanha de SEO. Isso acontece porque diversas marcas concorrem com as mesmas palavras-chave, portanto, é útil saber quais palavras elas desejam.
O SEMrush mostra o que seus concorrentes estão fazendo. Isso o ajudará a melhorar sua campanha de SEO para que possa superá-los. Aproveite para aprender com eles, pois provavelmente usam palavras-chave que estão gerando tráfego com sucesso. Use-as para melhorar seu conteúdo e gerar resultados mais impactantes.
Manter o tráfego existente
Quando você conquista tráfego valioso, sua próxima meta deve se esforçar para mantê-lo engajados e interessados, certo? O SEMrush rastreia certos locais, monitora as posições de palavras-chave, se conecta ao Google Analytics e muito mais para manter seu público satisfeito.
Ganhar backlinks importantes
Os backlinks são links seus publicados no site de outra pessoa. Ao mesmo tempo, as empresas direcionam certas palavras para o seu conteúdo. Os backlinks dão mais credibilidade para o site, pois são rastreáveis pelo algoritmo do Google.
O SEMrush permite localizar onde, exatamente, é possível ganhar backlinks, se ainda não os tiver obtido de um site de autoridade em particular. Também é uma ótima maneira de ver quais backlinks seus concorrentes conquistam, bem como usar essas informações para criar uma estratégia melhor para o seu negócio.
Passo a passo para usar o SemRush
Confira as principais dicas para colocar em prática com essa ferramenta incrível.
Encontre palavras-chave de cauda longa
Se você opera em um nicho com forte concorrência, será difícil dominar os resultados de pesquisa se sua estratégia de conteúdo for construída em torno de palavras-chave de alto volume e competição. Então, comece com palavras de baixa concorrência, mas com grande potencial de tráfego.
A Keyword Magic Tool no SEMrush é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave fácil de usar que fornece todas as palavras-chave de que precisa para construir uma campanha eficaz de SEO ou PPC. Com essa ferramenta, dá para gerar toneladas de palavras-chave de cauda longa para suas palavras-chave originais.
Faça login no painel do SEMrush e siga esta sequência: análise de palavras-chave e ferramenta mágica de palavras-chave. Digite a palavra-chave e clique em “Pesquisar”. A partir daí, a ferramenta vai gerar uma lista de palavras-chave relacionadas.
Para cada uma, o sistema mostra as principais métricas, como: volume, dificuldade da palavra-chave, CPC (Custo por Clique) e concorrência. No lado esquerdo da página de resultados ficam os grupos de palavras-chave para as palavras originais. Eles são úteis para encontrar combinações de cauda longa com exatamente as mesmas palavras-chave que as pessoas procuram.
Identifique oportunidades de conteúdo
A análise da concorrência é um dos elementos mais importantes de uma campanha de marketing de sucesso. O SEMrush tem um acervo enorme de recursos que fornecem insights dos sites de seus concorrentes. Primeiro, identifique as páginas de melhor desempenho deles.
Depois, selecione “Visão geral do domínio” no menu suspenso e insira o domínio do concorrente. Na página de resultados, clique em “Pesquisa orgânica” e navegue até “Páginas”. Aqui, você encontrará as páginas de melhor desempenho e a porcentagem de tráfego orgânico que cada uma gera.
Depois de encontrar a página que deseja segmentar, clique no número da palavra-chave para revelar a quantidade total de palavras para as quais a página está classificada nos 100 principais resultados de pesquisa do Google. Dessa forma, você conhece as palavras-chave que foram boas na estratégia de outras marcas e começa a elaborar seus próximos conteúdos melhor.
Rastreie as classificações de palavras-chave
Uma forma de aparecer no topo dos buscadores é rastrear as posições dos mecanismos de pesquisa para as palavras-chave mais importantes. No SEMrush, localize-as com a ferramenta de rastreamento de posição.
Isso facilita a adição de todas as palavras-chave que deseja classificar e encontrar as posições em qualquer local ou dispositivo. Na opção “Rastreamento de posição”, clique em “Configuração”. Adicione sua localização, selecione o dispositivo (desktop, celular ou tablet), digite os domínios dos concorrentes e, finalmente, uma lista de palavras-chave para as quais deseja classificar.
Recupere seus backlinks perdidos
Imagina o desgaste de trabalhar para backlinks de qualidade e depois vê-los desaparecendo sem aviso prévio? Graças a uma ferramenta como o SEMrush, dá para recuperar os backlinks perdidos. Na página de resultados em “Insira seu domínio”, vá até a guia Backlinks para obter uma visão detalhada do perfil do link.
Selecione “backlinks perdidos”, adicione o filtro “Seguir” e classifique por “Pontuação de confiança em ordem decrescente”. Assim, você encontrará backlinks perdidos de domínios confiáveis, também conhecidos como de alta autoridade.
Identifique os principais concorrentes orgânicos
Para superar a concorrência nos resultados de pesquisa, é importante descobrir quem você está enfrentando. Para identificar seus concorrentes orgânicos, vá até a opção “Insira seu domínio”.
Depois de preencher, clique na guia “Concorrentes” para ver uma lista de domínios que competem com o seu nos principais resultados de pesquisa orgânica do Google. Eles são classificados por nível de competição, que se baseia na análise do número de palavras-chave que dois domínios compartilham.
Identifique e corrija erros críticos de SEO
Para executar uma auditoria no site e reparar erros críticos rapidamente, clique no botão “Configurar” em “Auditoria do site” para abrir uma nova janela de configurações. Insira todos os detalhes e clique em “Iniciar auditoria do site”.
Aguarde alguns segundos enquanto o SEMrush rastreia seu site e gera um relatório sobre todos os erros que precisam ser corrigidos para receber uma pontuação de integridade mais alta.
A pontuação total de integridade do site é baseada na proporção de problemas encontrados em relação ao número de verificações realizadas.
Descubra as estratégias de anúncios de seus concorrentes
A maioria das pessoas usa o SEMrush para obter insights de SEO. Mas também é uma ferramenta de publicidade incrivelmente poderosa, pois fornece dados sobre o uso de anúncios gráficos online por um domínio.
Em “Publicidade gráfica”, digite o domínio e em “Explorar agora”. O software emitirá um relatório de publicidade gráfica com uma visão geral das táticas do seu concorrente.
Identifique backlinks tóxicos e rejeite-os
Além de adquirir novos backlinks, é importante se livrar dos que estão prejudicando o site. Para fazer isso, é preciso enviar um arquivo de texto informando os domínios tóxicos para a ferramenta “Rejeitar links do Google”.
O relatório “Rejeitar” na ferramenta de auditoria de backlink da SEMrush ajuda você a preparar um arquivo com todos os backlinks tóxicos que deseja remover do seu site.
Otimize o conteúdo existente
O SEO Content Template é um recurso do SEMrush que ajuda a criar conteúdo amigável para SEO. Ele fornece um modelo de recomendações com base nas suas palavras-chave comparando com os insights das 10 principais páginas de classificação do Google.
As sugestões incluem:
- palavras relacionadas semanticamente;
- backlinks;
- legibilidade;
- comprimento do texto.
Siga as dicas do sistema para estruturar seu conteúdo de uma forma que supere seus 10 principais rivais nos mecanismos de busca.
Principais métricas
Existem várias métricas diferentes que são necessárias acompanhar para obter os resultados desejados de SEO. Entendê-las é crucial para derivar uma análise que ajude seu site a ter sucesso. Confira.
Tráfego orgânico
É claro que a métrica mais importante que você precisa impulsionar é o tráfego orgânico. Esse é o número de visitantes que seu site obtém espontaneamente dos mecanismos de pesquisa.
Isso é especialmente útil porque prova a força de sua segmentação e serve como uma boa métrica da estratégia de SEO. Além disso, os aumentos de pesquisa orgânica são uma ótima maneira de medir as classificações de palavras-chave e os níveis de visitantes não pagos que chegam de forma natural.
Ao medir seu tráfego orgânico, é bom observar o número de cliques e de onde os visitantes vêm. No painel é possível comparar os tráfegos pago e orgânico por meio da visão geral do domínio.
Ranking da palavra-chave
As classificações de palavras-chave são importantes, mas não contam toda a história. Em essência, o ideal é colocá-las no contexto de pesquisas relevantes, grupos-alvo e uma série de outras coisas.
Isso porque geram mais visibilidade e cliques, mesmo se a taxa de conversões depender de fatores externos. É melhor usar a ferramenta de rastreamento de posição do SEMrush e configurar seu site no sistema. Dependendo de suas necessidades, importe a lista de palavras-chave ou importe-as de uma campanha ou do Google Analytics.
As posições de palavras-chave devem ser contextualizadas ao longo do tempo, em vez de serem vistas como um único instantâneo no presente. Além disso, é interessante fazer uma análise de lacunas de palavras-chave em comparação com até 5 URLs concorrentes.
Visibilidade nos buscadores e métricas de posicionamento
A visibilidade exibe a tendência geral do potencial de tráfego do seu site. Da mesma forma, o tráfego estimado é um indicador do volume esperado de pesquisas orgânicas. É como ter uma visão geral do próprio progresso de SEO.
São boas estatísticas, mas devem ser complementadas com dados do Google Analytics e não apenas SEMrush sozinho. Para obter uma melhor compreensão do benefício, destaque as seções de distribuição de palavras-chave e classificações no SEMrush para obter uma visão geral mais completa de quantas palavras-chave classificou nas diferentes posições.
Taxa de cliques e taxa de rejeição
A taxa de cliques mostra a eficácia de suas tags de título e meta descrições para atrair a atenção dos usuários. Números baixos significam que é preciso otimizar meta descrições, títulos, URLs, imagens de SEO e adicionar snippets em destaque.
Outra métrica importante do SEMrush é a taxa de rejeição. Diferentes categorias de sites têm ideias variadas sobre o que é uma taxa de rejeição ruim. No entanto, a alta diminui sua classificação.
O Google percebe altas taxas de rejeição como um sinal de que o site não atende à intenção de pesquisa. Para melhorar os resultados, foque em usuários relevantes, melhore o conteúdo ou torne o layout do site mais atraente para o público-alvo.
Plug-ins como Yoast e o plugin WordPress do SEMrush são ótimos para melhorar a legibilidade e o SEO nas páginas. Eles fornecem métricas precisas sobre a estrutura, frases excessivamente prolixas e muito mais.
Autoridade do site ao longo do tempo
Todos os esforços de SEO precisam manter as coisas na perspectiva dos concorrentes e a autoridade do site é uma ótima medida para isso. Números baixos nessa métrica podem indicar baixo tráfego e classificações. Portanto, use as pontuações de autoridade de domínio e modifique sua estratégia de SEO para obter uma pontuação mais alta do que a dos concorrentes.
Os sites que levam tempo para criar autoridade, backlinks e obter tráfego orgânico consistentemente alto estarão, em sua maioria, na faixa de 40 a 60. Em geral, a métrica é bastante lenta em termos de movimento.
Vale a pena observar que flutuações na pontuação nem sempre são consequência das suas ações. A ação do concorrente também pode alterar essa lista. Então, antes de encontrar falhas em suas próprias práticas, examine outras.
Backlinks
Backlinks estão no topo em termos de medidas que o Google leva em conta. É por isso que é importante entender a ferramenta analítica de backlink do SEMrush e o que ela oferece.
Além do mais, tem algumas métricas bastante detalhadas, embora seja fácil de usar, e, portanto, é muito eficiente no desenvolvimento de análises. Em um nível básico, permite que você avalie o progresso da criação de links do seu site, identifique novos backlinks e descubra quando eles são excluídos.
Métricas relevantes que devem ser monitoradas:
- categorias mais comuns de domínios de link;
- nuvem de texto âncora;
- domínios de referência;
- tamanho do perfil do link ao longo do tempo.
É fundamental ter uma estratégia de marketing de conteúdo sólida, com postagens regulares e atrativas. Embora pareça óbvio, o conteúdo de qualidade mais abrangente obtém mais backlinks.
Tempo gasto na página
O tempo que os usuários passam na página é uma medida da intenção deles. Se estiverem procurando por algo específico e não encontrem, sairão sem converter.
Um número alto dessa métrica pode dar ao seu site uma posição menos desejável. Mas é relativo: um minuto pode ser bom ou ruim, dependendo do propósito da página. Esse intervalo de tempo seria muito curto para um artigo longo com muitas informações, mas seria ideal para uma página de compra com poucas informações.
Outra possibilidade é que sua UX não seja eficiente. Se houver um monte de anúncios confusos que desviam a atenção das conversões, isso é um problema. Pense em quais recursos fazem você sair de um site e, em seguida, evite essas armadilhas.
Taxa de conversão
O Google Analytics torna as conversões muito fáceis de rastrear ao definir metas personalizadas e as medidas de SEO do SEMrush também fornecem alguns indicadores relevantes. Ajuste essas metas de acordo com a finalidade do seu site e o que você deseja dos clientes ou visitantes.
Como saber se essa métrica está boa? O crescimento é sempre um bom indicador, mas também dá para usar a taxa de conversão média global do site com base em várias taxas de conversão do mercado como referência. Se está ficando para trás nessa métrica, há um monte de atitudes para tomar.
Como aproveitar os relatórios do SemRush?
A análise do relatório vai depender da métrica que você quer analisar. O SEMrush organiza os problemas técnicos do site em 3 categorias:
1. Erros (sinalizado de vermelho)
São os problemas de maior gravidade e, portanto, devem ser corrigidos imediatamente. Ex.: links quebrados, erros de sitemap, erros de robots.txt , problemas de conteúdo duplicado etc.
2. Avisos (sinalizado de laranja)
São falhas de gravidade média, como: títulos duplicados, tags H1, imagens que não contêm atributos alt, meta descrições ausentes e demais erros dessa natureza.
3. Avisos (sinalizado de azul)
São problemas menores, como: links externos que contêm atributos inexistentes, páginas bloqueadas para rastreamento, páginas órfãs em sitemaps etc.
Abaixo dos erros, avisos e notificações, o SEMRush mostra os três principais problemas de sua auditoria. Clique em qualquer um desses para ver a lista apresentada na guia “Problemas do relatório”. Você vai encontrar uma explicação detalhada de todos os problemas e as etapas que precisa realizar para corrigi-los.
Os erros têm um impacto maior na pontuação total de integridade do que os avisos, mas ambos devem ser resolvidos para melhorar a integridade de seu site. Portanto, execute uma auditoria semanal e corrija quaisquer problemas como e quando ocorrerem.
Benefícios de usar o SemRush
SEMrush oferece muitos benefícios para as empresas. Confira.
Monitora e gerencia facilmente suas classificações
Descubra rapidamente a visibilidade do seu site na web, quais são suas principais palavras-chave e sua posição em relação à concorrência. Não tem certeza de quem são seus concorrentes? SEMrush mostrará empresas semelhantes que os identifica.
Desenvolve campanhas PPC atraentes e criativas
Com o SEMrush é possível analisar os anúncios de seus concorrentes, criar textos de anúncio atraentes e atribuir seus anúncios recentes a um grupo de palavras-chave existente. Você também pode pesquisar ideias de palavras-chave, visualizar o volume e as tendências de pesquisa.
Leva o marketing de conteúdo ao próximo nível
SEMrush é ótimo para mostrar quais palavras-chave estão indo bem e trazendo tráfego para seu site e quais precisam ser melhoradas. O software fornece ideias para páginas específicas que precisam de otimização, incluindo conteúdo, estratégia, backlink, SEO técnico etc.
Cria relatórios simplificados
O SEMrush permite coletar dados e exportar resultados para relatórios em PDF ou planilhas do Excel fáceis de ler. Dá para personalizar de acordo com suas necessidades e compartilhar os arquivos por meio de um link rápido ou diretamente por e-mail.
Analisa e rastreia a eficácia da mídia social
O monitoramento do SEMrush acompanha sempre que sua marca é mencionada nas redes sociais. Isso ajuda a entender se há algum problema ou se existe alguma oportunidade de marketing de influenciador. O sistema também permite agendar publicações em várias plataformas.
Percebeu como o SEMrush é a ferramenta que faltava para complementar os seus esforços de marketing digital? Com ele é possível encontrar as melhores palavras-chave, identificar oportunidades de conteúdo, achar backlinks tóxicos, monitorar a estratégia do concorrente, otimizar o SEO e o conteúdo do site. Tudo isso resulta em sucesso nas vendas. Pense nisso!
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