Para quem trabalha com Marketing Digital, as plataformas disponíveis para promover e divulgar uma empresa são cada vez mais diversas e eficientes para atrair o público certo para uma página ou um site, por exemplo. Uma estratégia, porém, é obrigatória para qualquer negócio que queira fortalecer a sua presença digital: publicidade no Google.
Afinal, como ignorar a relevância de um canal que domina o mercado de mecanismos de busca em todo o mundo e tem uma participação superior aos 90%? Portanto, a sua empresa precisa estar presente no Google por inúmeros motivos! De forma a facilitar o trabalho de geração de leads ou mesmo aumentar a autoridade e relevância da sua marca.
Que tal, então, saber quais são as formas de anúncios disponíveis para fazer publicidade no Google? Você como investir em ações nessa plataforma pode ser importante para o sucesso do seu negócio? Continue a leitura deste artigo para saber tudo sobre o tema e entender como tirar o máximo dessa estratégia. Confira!
Qual a importância de estar presente no Google?
Qualquer empresa que tenha como objetivo aumentar o número de clientes e vendas precisa, sem dúvidas, desenvolver ações online que fortaleçam a presença digital da sua marca, certo? Dentro desse cenário, fazer publicidade no Google é um ponto obrigatório para melhorar o desempenho das suas ações de Marketing e obter mais resultados.
Além de ser o líder disparado entre os mecanismos de busca em todo o mundo — superando Bing e Yahoo com folgas —, o Google é extremamente relevante entre os usuários brasileiros. O domínio no mercado ultrapassa os 97%, tornando, assim, o local ideal para fazer com que o nome da sua empresa seja lembrado pelos consumidores.
Afinal, se tem uma coisa importante nos dias de hoje — especialmente para quem administra lojas virtuais — é ter uma presença digital relevante. Não adianta oferecer o melhor preço ou os produtos com mais qualidade se, na prática, o seu público-alvo não é impactado pelas suas estratégias e ações de comunicação.
Dentro desse cenário, é preciso investir em ações nos canais certos e que possam gerar engajamento entre a sua marca e consumidores em potencial. Redes sociais, estratégia de e-mail marketing e, é claro, estar presente em um dos canais mais populares no Brasil, certo? Por isso, é fundamental fazer publicidade no Google.
Muito além de mídia paga
O lado positivo dessa plataforma é que você pode encontrar os canais exatos para fazer isso: orgânico ou pago, vídeos ou e-mails, enfim, as opções são as mais variadas para que você impacte quem realmente pode se tornar cliente da sua empresa. No geral, é comum focarmos nas formas de tráfego orgânico, o que é importante, mas não deve ser exclusivo.
Uma dessas formas pode ser por meio do Marketing de Conteúdo, fazendo com que o seu site seja um dos primeiros a aparecer aos olhos dos consumidores, por exemplo, especialmente com um trabalho eficiente de SEO (Search Engine Optimization) sendo colocado em prática. Afinal, aparecer entre os primeiros resultados é sempre importante.
Mas o Google é muito mais do que o mecanismo de busca e as possibilidades de gerar tráfego orgânico para as suas páginas. Uma estratégia realmente completa de Marketing pensa na melhor abordagem e investe sempre em mais de uma possibilidade para atrair possíveis interessados em consumirem determinada marca.
Fazer publicidade no Google é, portanto, uma forma de aproveitar o orçamento disponível para o Marketing da melhor forma possível. Para corroborar essa ideia, separamos alguns dos principais e mais relevantes números do Google no Brasil e no mundo, que justificam os investimentos nessas plataformas. Confira:
- 100 bilhões de pesquisas no Google são realizadas ao mês em todo o mundo;
- Brasil está entre os 5 maiores mercados que consomem produtos do Google, como busca ou Android;
- 94% de todo o tráfego de pesquisa de celulares e tablets vem do Google;
- 99,22% das buscas em smartphones no Brasil são feitas no Google;
- 2º país com mais tempo de vídeo assistido no YouTube.
Faça as contas: são cerca de 120 milhões de brasileiros conectados à internet, fazendo buscas, lendo artigos, procurando conteúdos e soluções para suas dúvidas, e a maioria utiliza alguma das plataformas do Google em seu dia a dia. Como ignorar essas estatísticas? Os benefícios de fazer publicidade no Google, porém, são ainda maiores.
Quais são as vantagens de anunciar no buscador?
Garantir que a sua marca tenha uma posição de destaque dentro do principal buscador do mundo e do Brasil é fundamental, certo? Mas quais são as outras vantagens para o seu negócio ao fazer publicidade no Google? Para tirar essas dúvidas, listamos os principais benefícios de anunciar em suas plataformas. Confira!
Anúncios precisos com a segmentação
Uma das mudanças no comportamento do consumidor devido aos avanços tecnológicos e a transformação digital é a maior exigência por conteúdos que realmente sejam do seu interesse. Ou seja, que sejam úteis para o que ele procura e/ou precisa. Nesse cenário, o grande desafio para as empresas é conseguir segmentar melhor suas ações de comunicação.
Ao fazer publicidade no Google em alguma das plataformas de anúncio, você pode segmentar ainda mais as suas campanhas, direcionando a mensagem para quem realmente pode se interessar pelo que você tem a oferecer. Afinal, qual o sentido para um e-commerce de roupas femininas gastar com anúncios para o público masculino? Zero.
A maior segmentação tem como principal benefício o ganho em precisão para os seus anúncios, o que pode significar, por exemplo, uma taxa maior de conversão ou número de cliques. Priorizando que a mensagem chegue ao usuário certo, portanto, você potencializa as chances da sua empresa se destacar dentro do segmento de atuação.
Afinal, de nada adianta promover a sua marca para um público que não consome os seus produtos e/ou serviços, certo? As ferramentas de anúncios no Google permitem que você crie as suas campanhas com maior precisão e eficiência, utilizando recursos como palavra-chave, idade ou mesmo geolocalização para segmentar suas ações.
Melhor aproveitamento do orçamento
Com a criação de anúncios mais precisos, a tendência é que os resultados obtidos sejam melhores e mais satisfatórios, o que, na prática, representa um aproveitamento mais inteligente e eficiente dos recursos disponíveis. Em tempos de ampla concorrência, cada detalhe pode fazer a diferença e é melhor utilizar o orçamento de forma precisa.
Com o tempo, a sua equipe de Marketing vai começar a identificar padrões e situações que funcionam melhor e aquelas que não geram os resultados esperados. Assim, é possível priorizar somente as campanhas que realmente podem melhorar o desempenho do seu e-commerce como um todo, seja atraindo mais clientes ou aumentando as vendas.
Portanto, se você quer ser mais produtivo e aproveitar melhor o seu orçamento, fazer publicidade no Google pode ser o caminho mais indicado. Além das possibilidades de segmentação, existem plataformas que facilitam o controle dos custos, escolhendo um modelo de negócio que seja mais útil para os cofres da sua empresa.
Quer pagar apenas pelo número de cliques nos seus anúncios? Ou quer limitar um valor para o gasto em determinado dia ou horário? Também é possível pagar por resultados, de forma que você só gaste quando uma venda é convertida, por exemplo. Assim, você tem um maior controle sobre os seus gastos e recursos.
Fortalece a presença digital mais rapidamente
Apesar de já termos falado sobre o assunto mais acima, é sempre importante lembrar: é fundamental estar presente nos canais utilizados pelos usuários para que a sua marca seja relevante. Como os números não mentem, garantir que as suas páginas apareçam no Google é uma etapa fundamental para o sucesso online do seu e-commerce.
Garantir que o usuário encontre o seu site passa diretamente pelo trabalho de anúncios no Google. Afinal, por mais eficiente que seja a estratégia de Marketing de Conteúdo para a geração de tráfego orgânico, esse é um trabalho que tem o seu foco na construção de uma reputação a médio e longo prazo.
Com investimentos em publicidade no Google, você consegue acelerar esse processo de construção de uma reputação, colocando a sua marca em destaque mais rapidamente e, melhor, sem perder a precisão. Dessa forma, você garante que o prazo para apresentar resultados efetivos aos seus superiores seja acelerado.
Tarefas e plataformas automatizadas
Para quem trabalha com Marketing, uma das grandes dificuldades é conseguir administrar um grande número de tarefas e responsabilidades dentro do seu horário de trabalho. O problema costuma se traduzir em um desempenho abaixo do esperado pela falta de tempo para atender todas as demandas do setor, certo?
A notícia boa é que existem inúmeras ferramentas para facilitar e automatizar algumas tarefas, garantindo eficiência na execução e, mais importante, tempo para realizar outras atividades. As plataformas do Google que você pode anunciar, por exemplo, são algumas delas, facilitando ao máximo a sua rotina de trabalho.
Todas as informações são fáceis de serem checadas ou alteradas, por exemplo, para uma melhor performance das suas campanhas. Em um só lugar você consegue visualizar os investimentos feitos e os resultados de cada ação, além da possibilidade de gerar relatórios completos sobre o desempenho das estratégias adotadas.
Assim como a ideia do Google é tornar a experiência de quem faz uma busca ainda melhor, o objetivo é o mesmo quando falamos das suas plataformas de anúncios. Ou seja, você vai contar com todas as ferramentas necessárias para realizar o seu trabalho de forma estratégica e eficiente, sempre buscando o melhor desempenho possível das suas ações.
Acompanhamento próximo e preciso do seu desempenho
Outro desafio muito comum para os profissionais da área é a dificuldade em mensurar os resultados das suas ações online. Ao fazer publicidade no Google, isso não vai ser mais um problema para o seu planejamento. Afinal, as métricas de Marketing Digital são parte fundamental da sua rotina de trabalho.
Não basta definir uma estratégia, investir os recursos e simplesmente esperar que os resultados apareçam, certo? Por isso, esses indicadores de desempenho são fundamentais para que você saiba exatamente qual é o desempenho de cada uma das campanhas executadas, o que precisa melhorar e aquilo que está funcionando corretamente.
Como falamos acima, o Google preza pela experiência do usuário e não é diferente para os seus anunciantes, fornecendo o máximo de informações possíveis para você saber se os objetivos e metas estipulados estão, de fato, sendo alcançados. Relatórios, gráficos e painéis são pensados para que você tenha o maior número possível de dados úteis.
Custo médio de cada campanha, taxa de cliques, tempo de permanência, enfim, diversos indicadores são fornecidos pelo Google para que você torne as suas campanhas mais eficientes. Dessa forma, fica mais fácil identificar — com embasamento técnico — o sucesso das suas ações e quais são os pontos a serem aprimorados.
O CPA (Custo por Resultado), por exemplo, também pode fornecer uma imagem mais clara da efetividade das suas campanhas. Outro indicador importante para medir os lucros obtidos com os seus anúncios em mídia é o ROAS (Return on Advertising Spend), ou seja, o que você ganhou com determinada campanha.
Quais são as melhores formas de fazer publicidade no Google?
Chegamos, então, à parte que mais interessa: quais são as melhores formas de fazer publicidade no Google? Para que você encontre a opção que melhor se adequa ao seu planejamento estratégico, perfil do público-alvo ou objetivos da empresa, separamos uma lista com as principais plataformas para fazer anúncios no Google. Confira!
Campanhas de pesquisa
O carro-chefe entre as possibilidades de publicidade é, sem dúvidas, as campanhas de pesquisa. A plataforma funciona de forma simples: os anúncios são veiculados em formato de links patrocinados na hora de algum usuário fazer uma busca sobre determinada palavra-chave. Ou seja, a sua mensagem vai aparecer no mesmo espaço destinado para os resultados orgânicos. Chamamos isso de campanha de pesquisa.
A ideia é tornar o anúncio menos invasivo para o usuário e, é claro, fazendo algum sentido para quem está visualizando aquela mensagem. Por isso, é muito importante a escolha das palavras-chave certas. Ou seja, o endereço da sua página vai aparecer na hora que o usuário estiver procurando alguma coisa relacionada ao que você oferece.
Toda vez que alguém realiza uma busca, o Google faz um leilão entre os anunciantes que compraram aquela palavra-chave para quem aparece. Além da verba destinada de cada empresa para fazer a oferta, o buscador também avalia o Índice de Qualidade do anúncio, considerando sua relevância e a experiência do usuário na landing page, por exemplo.
Sendo assim, o Google privilegia não só quem pode pagar, mas também quem garante uma experiência satisfatória ao usuário. Com um modelo de cobrança CPC (Custo por Clique), você só vai investir aquilo que gerou alguma espécie de resultado, ou seja, que levou um usuário para a sua página e, assim, potencializou as chances de conversão.
Campanhas de Remarketing
Dentro do Google Ads, você ainda pode utilizar o remarketing — que, nesse caso, funciona como uma estratégia de retargeting — para se aproximar daqueles usuários que já demonstraram algum tipo de interesse nos produtos da sua loja. Assim, você volta a se comunicar com esse consumidor em potencial, tentando convencê-lo a fazer alguma ação.
O formato de cobrança é similar ao Google Ads, com o diferencial de que você está focando em um usuário com mais chances de fechar uma venda. Ou seja, a campanha vai ser ainda mais segmentada e personalizada, exatamente o que os usuários procuram nos dias de hoje e que pode melhorar o desempenho das suas ações.
Google Shopping
Quantas vezes antes de fazer uma compra você não fez uma pesquisa no Google para encontrar o melhor preço? Essa é uma ação muito comum e, para facilitar essa comparação, o Google Shopping foi criado. Nessa plataforma, você pode anunciar o seu produto para que ele apareça quando uma busca sobre determinados atributos aconteça.
Ou seja, no Google Shopping, os resultados da busca não são apenas relacionados à escolha da palavra-chave, mas também às características do produto, para que o resultado da busca seja o mais próximo possível do que o usuário pesquisou. O sistema de cobrança é o mesmo do Google Ads, sendo cobrado apenas pelo número de cliques.
O controle das suas campanhas no Google Shopping pode ser feito por meio da plataforma do Ads. Ou seja, tudo integrado para facilitar a sua rotina. O melhor? Por conta do seu formato mais atrativo — com a exibição de fotos e preços —, a taxa de conversão pode ser 130% mais alta do que em campanhas tradicionais.
Google Rede Display
Além de oferecer espaços nos resultados das buscas, outra opção de anúncio interessante é o Google Rede Display. A partir de uma lista de sites parceiros, é possível exibir as suas campanhas em outros canais, segmentando ainda mais a sua estratégia. Algumas empresas cedem espaços em suas páginas para receber publicidade vinda do Google Ads.
Não à toa, 95% dos sites no Brasil estão associados à Rede Display. Mas além da segmentação — já que você pode anunciar em páginas populares entre as suas personas, por exemplo —, outra vantagem é a diversidade de formatos de anúncio. Tudo isso contribui para um aumento da precisão e eficiência das suas campanhas.
Muito popular, esse formato se assemelha aos anúncios tradicionais em jornais, por exemplo, já que a sua campanha vai aparecer para o usuário em outra página. Enquanto ele lê notícias sobre o seu time de futebol, vai ser impactado por um anúncio da sua loja virtual oferecendo a camisa do clube. O foco é segmentar ainda mais as suas ações.
Anúncios no YouTube
Os vídeos estão se tornando um formato cada vez mais popular entre os usuários e o YouTube é um reflexo disso. São quase dois bilhões de usuários na plataforma e o Brasil é o segundo país com mais horas de vídeos assistidas. Por isso, 51,9% dos profissionais da área apontam os vídeos como ideais para ter um ROI mais alto.
Também utilizando a plataforma do Google Ads como base, você vai definir o seu orçamento e, mais importante, o público-alvo a ser atingido. Opção muito similar à Rede Display e que garante uma maior segmentação das suas ações, potencializando as chances de sucesso e de forma rápida.
A estratégia de anunciar no YouTube pode ser extremamente eficiente para quem busca resultados mais rápidos, como em uma campanha para vender na Black Friday. Afinal, você vai contar com segmentação e um enorme público em potencial para ser impactado pela sua mensagem, ideal para quem busca por resultados ágeis.
Google Meu negócio
Outra possibilidade de publicidade no Google e que pode ser extremamente importante é o Google Meu Negócio. Afinal, nem toda publicidade precisa ser paga, certo? De forma gratuita, é possível interagir e passar todas as informações relevantes sobre o seu negócio para os consumidores. E o melhor, de forma simples e acessível para todos.
Além de oferecer uma maior interação com quem já consome a sua marca, é possível fortalecer a presença digital. Além de popularizar a sua marca e, ainda mais importante, passar mais credibilidade para clientes em potencial. Ao pesquisar o nome da sua loja virtual no Google, o usuário vai ter acesso aos dados mais importantes da sua empresa.
Qual o melhor momento para iniciar a publicidade no Google?
Uma pergunta muito comum quando a possibilidade de fazer publicidade no Google é avaliada é o momento ideal para começar os investimentos. A resposta, porém, é muito simples: agora. Afinal, cada minuto que passa são milhares de usuários e potenciais compradores sendo impactados por anúncios dos seus principais concorrentes.
Sim, produzir conteúdo relevante para um blog é importante, assim como fortalecer a presença da sua marca nas redes sociais. Porém, anunciar no Google vai gerar um impacto mais rápido no desempenho do setor de Marketing, fornecendo retornos a curto prazo e de forma eficiente e segmentada.
Sendo assim, é fundamental começar a anunciar nas principais plataformas do Google o mais rápido possível. Isso garante que a sua empresa tenha a presença digital necessária para se destacar aos olhos dos consumidores em relação aos concorrentes. Além disso, você começa a aproveitar melhor os recursos disponíveis para a área de Marketing.
Fazer publicidade no Google é, portanto, uma estratégia que precisa estar presente no plano de Marketing de qualquer empresa. Seja para fazer anúncios online ou produzir conteúdos em vídeo que melhor atendam às preferências e o perfil do seu público, o Google oferece todos esses recursos e a sua marca precisa se destacar na plataforma.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona e a importância da publicidade no Google. Então, que tal se aprofundar ainda mais nesse assunto e garantir os melhores resultados para a sua empresa? Para ajudar você nessa tarefa, preparamos um e-book com as melhores estratégias para anunciar no Google. É só baixar!