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Entenda o que é a comunicação bidirecional e veja qual a sua importância!

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  • 13 junho 2022

Uma das grandes mudanças para o marketing, com o avanço da tecnologia e do ambiente digital, é fazer uso da comunicação bidirecional para criar estratégias de conteúdo interativo e estabelecer uma conexão com o público.

O marketing tradicional que conhecemos, com divulgações de outdoor, propagandas em televisão ou rádio, anúncios em revistas, faz uso de uma comunicação unidirecional, isto é, que se dirige ao consumidor e se encerra nele, sem oportunidade de interação ou resposta.

Com o avanço tecnológico e a popularização das estratégias de marketing digital, entramos em um cenário de possibilidades de interação com o cliente de maneira instantânea, no qual não faz mais sentido manter uma comunicação de mão única, sem estabelecer uma conversa com quem está do outro lado da tela.

Confira, neste conteúdo, um pouco mais sobre a importância da comunicação bidirecional e como aplicá-la no marketing digital.

O que é comunicação bidirecional e como ela funciona na prática?

Explicando de uma forma teórica, se a comunicação unidirecional funciona como um monólogo, onde o transmissor da mensagem é o único responsável pelo conteúdo, na comunicação bidirecional a mensagem transita em ambas as direções.

Já na visão prática, a comunicação bidirecional é uma conversa, um espaço de interação em que ambos os lados podem se comunicar, como é o caso das redes sociais, blogs e fóruns com comentários abertos, pesquisas de satisfação, entre outros recursos.

Por isso, a comunicação bidirecional é um recurso típico do marketing digital, já que no tradicional não temos a opção de resposta em tempo real. É possível fazer uma pesquisa de feedback sobre uma determinada campanha veiculada em uma revista, por exemplo, mas seria preciso mais tempo e investimento do que uma enquete no Instagram.

As vantagens desse tipo de comunicação na sua estratégia

Se a sua marca estiver propondo estratégias de marketing digital baseadas em conteúdos sem interação, talvez você não esteja fazendo o melhor uso dos recursos disponíveis. Afinal, estabelecer interações com o público é o primeiro passo para construir um bom relacionamento e conhecer melhor o seu cliente.

Veja algumas vantagens da comunicação bidirecional para a estratégia da sua marca:

Criar um relacionamento com o cliente

Por meio de um diálogo aberto, é possível se mostrar disponível, ajudar a tirar dúvidas dentro do processo de compra e até mesmo oferecer a melhor experiência de atendimento possível. Dessa forma, sua marca estabelece uma relação de confiança com o cliente ao longo do tempo.

Evitar crises

Uma das vantagens de se ter uma comunicação aberta e praticamente instantânea é a possibilidade de estar atento às críticas, reclamações ou mesmo crises entre o consumidor e a sua marca.

Assim, tão rápido quanto o problema apareceu, é possível resolvê-lo, ou mesmo mapear os pontos de melhoria para as demais ações da marca e evitar possíveis crises novas.

Humanizar a marca

Quanto mais fluído é o diálogo com o cliente, mais humana fica a marca. Isto porque um atendimento personalizado, uma estratégia de conteúdo interativo ou mesmo uma pesquisa de satisfação demonstram que há uma equipe por trás da marca, empenhada em trazer a melhor experiência para o cliente.

Conhecer melhor os clientes

Uma pesquisa de mercado para conhecer e definir personas pode ser um investimento muito alto para pequenas marcas, mas uma boa estratégia de comunicação pode aproximar os clientes e criar novas oportunidades para conhecê-los e implementar os aprendizados na estratégia de posicionamento digital, por exemplo.

Como aplicar no marketing digital

Caso você esteja se perguntando de quais formas a comunicação bidirecional pode ser implementada na sua estratégia de marketing digital, separamos alguns exemplos essenciais.

Experiências interativas

Questionários ou mesmo uma versão gamificada como um quiz, são exemplos de experiências interativas que estabelecem a comunicação bidirecional e estimulam o engajamento do público com a ação proposta.

Comentários em blogposts

Ativar os comentários em artigos de blog é um bom passo para criar um espaço de interação não só da marca com o público, como do público entre si.

Além disso, é uma estratégia que aproxima a marca e desenvolve o diálogo inicial para um relacionamento, com potencial de se tornar uma compra, já que o marketing de conteúdo, muitas vezes, elabora sua estratégia relacionada às etapas do funil de vendas.

Redes Sociais

Todas as redes sociais por si só já são ambientes naturais da comunicação bidirecional, pois permitem essa interação e diálogo de diversas formas, desde os comentários em publicações, respostas e reações ao story do Instagram à enquetes, duetos em vídeos do TikTok e até mesmo transmissões ao vivo.

Pesquisas de feedback

Como falamos anteriormente, a pesquisa de satisfação ou avaliação de feedback é um recurso mais prático e rápido no ambiente online, e também uma ação que envolve a comunicação bidirecional.

Com essa prática, é possível responder aos clientes insatisfeitos e oferecer uma melhor experiência em compras futuras, demonstrando transparência e comprometimento, além de conhecer melhor o público e entender os pontos a serem desenvolvidos na jornada de compra da sua marca.

Primeiros passos para implementar na sua estratégia

Você já viu que são muitas as possibilidades para a comunicação bidirecional dentro da sua estratégia de marketing digital. Por isso, não se preocupe, separamos alguns primeiros passos para você definir por onde começar a utilizar este recurso!

Veja, abaixo, 3 dicas para traçar a conexão entre comunicação bidirecional e a sua estratégia de marketing:

  1. inicie diálogos em suas publicações, faça perguntas que não podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”, assim você pode conseguir mais detalhes sobre o seu público e tornar a interação mais rica;
  2. não apague comentários negativos. Use a oportunidade para responder de forma prestativa e demonstrar confiança, desenvolvendo um relacionamento com a marca e criando novas possibilidades de compra no futuro (um pedido de desculpas, um atendimento personalizado e um cupom de desconto formam um ótimo combo);
  3. incentive o público a dar opiniões e mostre que as levou em consideração respondendo e incorporando-as nos próximos conteúdos;

Além de ser ótima para desenvolver o relacionamento com o público, a comunicação bidirecional também permite que você entenda melhor seus clientes e os pontos de melhoria da jornada de compra.

Dentro das estratégias de marketing digital, a comunicação bidirecional também estimula o engajamento e torna a marca mais humana ao se abrir para o diálogo.

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