Fotos para e-commerce: combinação que gera resultados!

31 de dezembro de 2018
PUBLICADO EM blog
31 de dezembro de 2018 Marcelo Rama

São inúmeros os fatores que influenciam a conquista de bons resultados em um comércio. Neste texto vamos tratar de um dos elementos essenciais para o crescimento das vendas: as fotos para e-commerce!

Uma das melhores estratégias para conseguir conquistar a atenção do cliente é utilizando recursos visuais, e numa loja virtual isso não é diferente. Em lojas físicas, as marcas valorizam suas vitrines e decorações; em um e-commerce, é preciso trabalhar com imagens.

Quer saber como conseguir melhorar as suas vendas? Continue a leitura e entenda como os retratos dos seus produtos vão ajudar na aquisição dos números desejados!

Como as fotos ajudam a descrever um produto?

As imagens ajudam os usuários na hora de formar uma opinião sobre o artigo anunciado. Elas são a melhor maneira de apresentar ao público as informações detalhadas na descrição do item.

Por meio das fotos, um consumidor consegue visualizar corretamente os detalhes sobre tamanho, cores, modelos. Isso tudo facilita a percepção do visitante a respeito do produto desejado, além de ser uma das melhores estratégias para despertar a sensação de desejo e necessidade sobre o anúncio publicado.

Quais as melhores dicas na hora de conseguir boas fotos para e-commerce?

Tirar um retrato parece ser uma tarefa simples e rápida, não é mesmo? Muitas empresas acreditam que incluir a imagem de um produto em seu comércio virtual significa apenas tocar a tela do celular e pronto, mas essa ideia está equivocada.

Existem algumas táticas para tirar boas fotos e conseguir publicar as melhores imagens dos seus produtos para os clientes!

Tire fotos de diferentes ângulos

O cliente deseja ter uma visão completa do produto que pretende adquirir. Sendo assim, na hora de registrar um item no seu e-commerce, confira se as imagens do artigo incluem diferentes posicionamentos, como frente, verso e laterais.

Prefira o fundo branco nas imagens

Nada de carregar fotos com fundo colorido, pessoas atrás e decoração suja ou bagunçada. A melhor estratégia para atrair a atenção do usuário é fazer com que o seu produto seja o centro das atenções, sem segundas distrações no retrato.

Além disso, o fundo branco nas imagens permite que a edição seja ainda mais eficiente e consiga expressar todos os detalhes que a marca deseja transmitir sobre o item anunciado.

Edite as fotos antes de publicar no e-commerce

Tratar as imagens é uma parte muito importante para garantir que o consumidor vai conseguir notar os detalhes mais evidenciados do produto a partir da edição. Com um programa de edição, os profissionais conseguem corrigir falhas, melhorar a iluminação e valorizar as cores do produto, atraindo os olhares do visitante ao acessar a sua página.

Tenha um estilo único

Imagine a vitrine de uma loja física. Todas as empresas buscam construir uma característica diferenciada em suas exposições, e com o e-commerce isso não é diferente. O que muda nesses casos é que esse estilo precisa ser evidenciado por meio das fotos.

Por isso, é importante manter um padrão nos ângulos e nas edições das imagens, fazendo com que o cliente tenha uma ideia de que todas as fotos foram tiradas no mesmo ambiente. Isso incentiva a lembrança da marca por meio da construção de um estilo diferente do que os consumidores encontram nos concorrentes.

Aproveite a luz natural

Esqueça a existência do flash! A iluminação do Sol é a melhor estratégia para transmitir a ideia de naturalidade do produto ao cliente. Contudo, é muito importante prestar atenção ao horário em que a foto é produzida, uma vez que as sombras podem ser um problema, principalmente se as imagens não passam por uma edição antes de serem publicadas.

Adote a estratégia de fotos 360º

Um dos recursos mais recentes na hora de utilizar fotos para e-commerce é a funcionalidade em 360º, que está começando a crescer no comércio eletrônico como forma de apresentar um produto de maneira mais precisa.

Infelizmente, nem todas as plataformas de e-commerce já oferecem essa ferramenta. Assim, é importante conferir se esse benefício já é uma opção para a sua empresa.

Priorize as imagens com qualidade

As fotografias são uma porta de entrada para o seu produto. Então, elas precisam ter qualidade boa, fazendo com que os detalhes estejam ainda mais destacados.

Alguns smartphones já são capazes de registrar imagens com definições boas o suficiente para um e-commerce. Contudo, para deixar o seu trabalho mais profissional, o ideal é contar com um equipamento fotográfico específico e, claro, um fotógrafo.

Qual é a melhor maneira de combinar a imagem com a palavra-chave?

Você sabia que as fotos também são um recurso importante para auxiliar no posicionamento do seu e-commerce nos mecanismos de busca como o Google? Sim, as estratégias de SEO, que incluem palavras-chave, também se aplicam para as imagens e elas são uma ótima possibilidade de alcançar melhores resultados!

Os mecanismos de busca veem uma imagem como um algoritmo e não conseguem interpretar essa mensagem a não ser que ela seja identificada. Por isso é importante identificar as suas fotos com duas informações essenciais:

  • título: pequeno texto que representa o que está presente na imagem. No caso de produtos, é importante incluir nome, tipo e modelo;
  • nome do arquivo: nem todo mundo tem o costume de renomear as fotos, contudo esse passo é essencial para um bom ranqueamento. É possível renomear a imagem com a mesma descrição do título.

Com essas duas informações na imagem publicada, a sua empresa avança no percurso para alcançar a posição zero do Google e ganhar ainda mais visibilidade entre o público-alvo.

Quais são os benefícios das fotos para um e-commerce?

Para finalizar, vamos apresentar as duas principais vantagens de que uma empresa pode usufruir ao trabalhar com imagens de qualidade em seu comércio eletrônico!

Aumenta a taxa de conversão

As fotos mexem com o fator psicológico dos usuários, conseguindo incentivar o desejo e proporcionar a sensação de necessidade de um produto em um visitante. Dessa forma, as chances de um consumidor ser atraído por uma imagem são muito maiores do que se essa mesma pessoa apenas tivesse contato com a descrição do item na sua página.

Aproxima a relação com os clientes

Com as fotos, os usuários conseguem começar a construir um relacionamento de confiança com a empresa, uma vez que o produto está disponível para visualização e construção de uma opinião a respeito do modelo e qualidade do item.

Essa possibilidade de visualizar o conteúdo anunciado é essencial para transmitir sinceridade, qualidade e eficiência ao consumidor.

Quer saber se as fotos para e-commerce realmente proporcionam tantos benefícios? Experimente colocar em prática as dicas que listamos no decorrer deste texto e comprove a melhoria dos seus números a curto, longo e médio prazo!

Gostou deste texto e quer melhorar ainda mais os resultados do e-commerce? Então, confira o nosso material sobre como trabalhar para conseguir mais interação com um marketplace!