Quem melhor do que um cliente satisfeito para dar boas referências sobre o seu restaurante? Provavelmente não há argumento de venda mais forte que esse. A boa notícia é que a transformação digital trouxe novas ferramentas para o marketing de indicação. Além de ajudar nas vendas e na conquista de novos clientes, existem outros benefícios como aumentar a sua visibilidade na web.
Descubra como usar essa estratégia de marketing para restaurante. Monte um plano para entender quais objetivos você pretende alcançar com o marketing de indicação e entenda quais ações podem ser combinadas para isso. Pense na sua persona, se coloque no lugar dela e observe se a abordagem usada faz sentido. O ideal é que seja algo extremamente vantajoso e, se possível, de dar água na boca. Boa leitura!
1. Crie recompensas ao gosto dos seus clientes
Assim como outras campanhas de marketing, ações com recompensas precisam ser de acordo com a sua segmentação de público. Algumas empresas têm usado grandes prêmios para serem sorteados entre as pessoas que indicam o restaurante. Contudo, além de não ser um benefício direto que seu cliente percebe, isso pode atrair pessoas focadas em promoções, que não trarão resultados a longo prazo.
Pense em algo de valor, mas fique de olho no ticket médio do seu restaurante. Alguém que tem uma linha mais popular, com pratos médios no valor de 20 reais, pode entregar uma recompensa diferente de um restaurante mais refinado, no qual os clientes costumam gastar, em média, 600 reais por noite ou almoço. Além disso, pense em programas nos quais a pessoa que indica e a que é indicada ganham. Por exemplo:
- uma sobremesa para as duas pessoas;
- a cada 5 amigos indicados, ganhe a sua refeição e eles terão 10% de desconto no prato principal.
2. Aposte no diferencial com o marketing de indicação
Um bom restaurante sabe que é preciso sair do arroz com feijão para despertar o paladar do cliente. Se até o Google Maps mostra o cardápio de destaque dos restaurantes, imagine qual é a expectativa de quem faz referência do seu estabelecimento para amigos e familiares? Faça um levantamento dos diferenciais que você oferece. Seria a qualidade dos ingredientes usados ou o happy hour?
Convide seus clientes a postar nas redes sociais fotos do que consideram mais relevante no seu restaurante. Crie uma hashtag para ser colocada junto da foto e ajudar a ser identificada. A recompensa pode acontecer de acordo com as reações (em outras palavras, o alcance) que a postagem conseguir. Você pode criar regras como: as X fotos mais curtidas ou comentadas ganham um desconto na próxima visita ao restaurante.
3. Aproveite o sabor de experiências diferenciadas
Você já ouviu falar no marketing de experiência? É quando a estratégia é montada para despertar algo dentro da pessoa. Uma das formas de montar ações assim, é explorando os sentidos do cliente (visão, audição, tato, olfato e paladar), essas dinâmicas costumam fortalecer o vínculo com a empresa.
Para sair do usual, o que você acha de ser mais divertido para o seu público trazer outras pessoas? Essa seria uma excelente oportunidade. Você pode criar jogos de degustação para quem levar um novo cliente. Pode ser uma adivinhação de temperos ou ingredientes usados nas preparações, se a pessoa acertar o que está comendo ou cheirando, ela ganha alguma recompensa.
4. Saiba o nível de lealdade dos seus clientes
Apesar de o inbound marketing focar em vendas, quem usa essa estratégia sabe que um dos diferenciais está em acompanhar o cliente após a compra para garantir a satisfação e, se tudo der certo, conseguir novos defensores da marca. Quanto maior a fidelidade do seu consumidor, maiores são as chances dele voltar ao seu restaurante e também de fazer indicações espontâneas.
Uma métrica de marketing que ajuda a entender em que situação sua empresa está é o NPS (Net Promoter Score). Para descobrir, basta perguntar: em uma escala de 0 a 10, o quanto a pessoa recomendaria o seu restaurante? Respostas de 0 a 6 apontam insatisfação, 7 e 8 representam pessoas neutras em relação à empresa e notas 9 e 10 são os defensores da marca.
Independentemente da campanha que você desejar usar, é importante entender esses resultados. Se a nota for muito baixa, talvez seja melhor descobrir primeiro quais são os motivos que levaram a essa nota e como é possível melhorar a situação.
5. Estimule seus clientes a indicarem seu restaurante
Alguma vez você já viu aqueles programas de satisfação muito usados em restaurantes, nos quais geralmente a cada 10 refeições a pessoa ganha uma? Você pode usar a tecnologia na sua estratégia, mas com um elemento deste tipo de campanha: a gamificação.
Crie uma estrutura lúdica, semelhante a um jogo. Use pontuações e contextualize a narrativa de acordo com a realidade do seu restaurante. Uma das ações que a campanha pode ter é justamente a indicação de novos clientes.
6. Crie formulários para coletar as indicações
Com o marketing digital é possível criar elementos para facilitar o sistema de indicação. Pense nos canais em que o seu restaurante está presente para usar como plataforma de indicações. Outra solução simples são os formulários (pode ser do próprio site do restaurante ou aqueles do Google Formulários, por exemplo).
Você pode enumerar os dados que são relevantes para o seu restaurante e coletar no preenchimento do formulário. O cliente divulga o link e os indicados preenchem o questionário, informando quem fez a indicação.
7. Incentive a participação do público em avaliações da web
Algumas redes sociais como o Yelp são próprias para divulgar a opinião de clientes em relação a estabelecimentos físicos. Além disso, existem outras plataformas como o Facebook e o Google que possibilitam ao usuário contar a sua experiência com uma empresa, dando também uma nota. Você pode estimular o público a deixar a avaliação, conseguindo a credibilidade da indicação mesmo para desconhecidos.
Como você viu, uma estratégia de marketing de indicação pode ser implementada de diversas formas. O fundamental é entender em quais aspectos seu restaurante se destaca, para ajudar a persona a ver os argumentos por essa perspectiva e convidar outras pessoas para conhecer o seu estabelecimento.
Se você gostou do texto, então aproveite e conte para a gente nos comentários abaixo, qual estratégia de marketing de indicação você acha mais impactante para um restaurante e por que motivo.