O planejamento e a execução de alguma campanha online são processos muito importantes. Porém, investir na análise do desempenho e na mensuração dos resultados dessa ação é fundamental. Nesse sentido, uma das métricas que agências utilizam para fazer essa análise é a taxa de conversão em vendas.
Afinal, após executar uma campanha online, é preciso identificar os pontos fortes e fracos da ação para pode realizar os ajustes necessários. No e-commerce, essas informações auxiliam durante o processo de criação do perfil do cliente e no aumento significante das vendas.
Neste post vamos mostrar o que é essa taxa de conversão, qual a importância desse indicador para o e-commerce e quais as melhores estratégias para o seu negócio. Confira!
O que é taxa de conversão de vendas?
Até o momento de o cliente realizar uma compra, há um longo processo que envolve a mensuração de resultados e a conquista desse público, por exemplo. Quando se trabalha com e-commerce, é fundamental analisar algumas taxas de conversão para que se possa identificar possíveis ajustes necessários para aumentar as vendas do seu negócio.
A taxa de conversão de vendas é o percentual de pessoas que acessaram o seu site e compraram algum produto ou serviço. A partir do momento que um usuário acessa um site corporativo, independentemente da maneira, e confirma uma compra, os dados contabilizam como uma primeira conversão.
Essa métrica também consegue identificar o número de usuários que adicionaram algum produto no carrinho de compra, o percentual de pessoas que realizaram o pedido e de clientes que realmente efetuaram a compra. Além disso, é possível fazer uma análise dos pedidos pagos, para que se possa fazer um cálculo do retorno sobre o investimento de campanha do seu negócio.
Qual a importância desse indicador no e-commerce?
Para uma loja virtual, analisar os resultados das campanhas e dos principais interesses dos usuários é algo de grande valia para o desenvolvimento do negócio. Afinal, o resultado da taxa de conversão possibilita que uma empresa consiga organizar, planejar e executar estratégias essenciais para aumentar o número de vendas e realizar ajustes necessários para a evolução do e-commerce.
Por meio dessa métrica, é possível ter informações detalhadas sobre a performance das vendas de uma loja virtual. E, com esses dados em mãos, fica muito mais fácil fazer a verificação do desempenho de diversos produtos ao mesmo tempo e realizar testes capazes de aumentar as vendas do que têm menores conversões.
Além da análise do desempenho dos produtos, a taxa de conversão de vendas também ajuda a mensurar o rendimento das estratégias da empresa e suas campanhas online. Com essas informações, é possível alterar os passos seguintes que o seu e-commerce vai dar, aprimorar a qualidade do site corporativo, o atendimento, a divulgação e a comunicação com os clientes.
Como identificar os fatores que influenciam na taxa de conversão de vendas?
Para identificar os fatores que influenciam na taxa de conversão de vendas, existem diversas plataformas e softwares que auxiliam esse trabalho e disponibilizam dados importantes sobre a ação dos usuários.
O painel do Google AdWords, do Google Analytics e do Facebook (Business Management) são excelentes fontes de tráfego para as campanhas e influenciam diretamente na taxa de conversão de vendas. Caso uma empresa, principalmente um e-commerce, queira saber se o negócio será vantajoso, é essencial compreender todos os seus indicadores.
Um exemplo de como identificar os fatores que influenciam essa métrica é calcular o ticket médio, que é um indicador de performance de vendas. É interessante identificar qual a margem de lucro que um cliente tem sobre certo produto para ter uma noção do custo máximo de aquisição que a empresa pode trazer para esse consumidor. Esse é o chamado CPA (custo por aquisição).
Quais as melhores ações e estratégias para aumentar essa taxa?
Antes de pensar nas melhores ações para aumentar a taxa de conversão de vendas, é fundamental identificar o perfil do seu cliente e em que etapa do funil de vendas ele está localizado: topo, meio ou fundo. Para cada nível, há um nível de abordagem e uma estratégia diferente que, quando utilizada da maneira correta, pode proporcionar resultados positivos em relação às vendas.
Dependendo da operação do e-commerce, algumas estratégias para consumidores do fundo do funil podem ser realizadas por meio de campanhas institucionais, campanhas de search (pesquisa) e Google Shopping, por exemplo.
No Facebook Ads também há campanhas de DPA (catálogo dinâmico) e que atuam com remarketing dinâmico, que é a ação responsável por trazer antigos usuários de volta ao seu site para que eles concluam o que começaram. Isso pode ser feito ao mostrar anúncios personalizados aos visitantes, por exemplo.
Além disso, uma estratégia muito utilizada e que costuma ter bons resultados é o chamado “lookalike”. Trata-se de quando o negócio seleciona o perfil de clientes que já realizaram alguma compra e a ferramenta sugere pessoas com as mesmas características, hábitos e comportamentos. Geralmente, o Google e o Facebook conseguem disponibilizar esse tipo de estratégia para aumentar a taxa de conversão de vendas.
Por que contratar uma agência especializada?
Uma agência especializada é responsável por fazer uma análise detalhada do mercado e de todos os casos em que já vivenciaram. Com essas informações, ela consegue sugerir as melhores soluções para uma empresa, de acordo com os objetivos propostos por ela. Geralmente, as agências já têm um histórico de cases que dão uma certa experiência para propor as melhores estratégias.
Como escolher a agência de marketing ideal?
Para escolher a agência de marketing ideal para a sua empresa, é fundamental verificar alguns aspectos, como o histórico de clientes dela, os cases de sucesso, as principais parcerias e as principais soluções que podem oferecer. Além disso, é importante verificar o que falam da agência na internet, como reclamações e elogios em sites como o “Reclame aqui” ou semelhantes.
Aumentar a taxa de conversão em vendas no seu e-commerce é uma tarefa que exige muita organização, planejamento e atenção durante a execução das ações. Porém, é muito importante contar com o auxílio de uma agência de marketing digital especializada e que tenha grande experiência no mercado. Uma empresa moderna pode ser definida como aquela que se preocupa com o resultado da operação e não somente com o próprio bolso.
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